'Tirando o pé', Barrichello termina primeiro dia de treinos em 2º na Austrália

Pilotos disseram que carro e circuito ainda precisam de mais rodagem antes de arriscarem voltas mais rápidas
Rubens Barrichello foi o segundo mais rápido no primeiro dia de treinos oficiais da história da S5000, no circuito de Sandown, na Austrália. O brasileiro afirmou após o treino, que ainda não chegou ao limite com o carro, porque quer se acostumar mais com o equipamento antes de arriscar mais.
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O melhor tempo, ficou com o piloto da casa, Tim Macrow, que anotou 1min06s4195 no segundo treino livre, cerca de 0s3 mais rápido do que sua melhor marca no TL1, liderado pelo australiano.
Barrichello teve um salto de rendimento entre a primeira e a segunda sessão. Pela manhã, Rubinho foi o sexto melhor, mas no treino da tarde o brasileiro alcançou a segunda melhor marca, com 1min06s9593, pouco mais de 1s5 mais rápido do que sua marca anterior.
De acordo com o brasileiro, o carro precisa rodar mais para que possa dizer que “agora estamos no limite”, apontando que é necessário compreender melhor o circuito também.
“Eu acho que estava mais perto do limite no teste em Phillip Island do que estou aqui. Ainda estamos procurando aderência e os pontos ideais da pista”, disse o brasileiro. “Na primeira sessão, o carro estava mais difícil de guiar. No segundo treino, eu consegui guiar um pouco mais”.
“Neste momento, sinto que se chegar ao limite, suas chances de escapar da pista são incrivelmente altas. À medida que você se acostuma com o carro, vai melhorar. Mas para mim, ainda está longe do limite”, concluiu o brasileiro.
Macrow também afirmou que estava poupando um pouco o carro e alertou para os perigos da pista, que foi recapeada recentemente.
“Acho que ainda há um pouco mais para tirar, ainda há uma sobra para buscar”, disse Macrow. “A pista mudou um pouco com o recapeamento, ficou bastante escorregadio em alguns pontos”.
“Neste carro, você pode ultrapassar o limite ideal rapidamente, e ele vai te morder. Acho que o mais inteligente é deixar uma pequena margem, finalizou o australiano”.
John Martin, que terminou o dia com o terceiro melhor tempo, disse que em um dia de treinos não é o momento para arriscar.
“Eu acho que se estivéssemos na sessão de classificação seria um pouco diferente. Mas foram treinos. Ninguém precisa ser herói”.
Veja os tempos dos treinos livres da S5000 em Sandown:
TL2
Pos | Num | Piloto | Equipe | Tempo | Intervalo |
1 | 23 | Tim Macrow | MTEC Motorsport | 1:06.4195 | |
2 | 111 | Rubens Barrichello | Team BRM | 1:06.9593 | 00.5398 |
3 | 24 | John Martin | AGI Sport | 1:07.0614 | 00.6419 |
4 | 31 | James Golding | Garry Rogers Motorsport | 1:07.5938 | 11.743 |
5 | 83 | Matthew Brabham | MTEC Motorsport | 1:07.6762 | 12.567 |
6 | 34 | Ricky Capo | Modena Engineering | 1:08.0101 | 15.906 |
7 | 97 | Taylor Cockerton | MTEC Motorsport | 1:08.1117 | 16.922 |
8 | 8 | Alex Davison | Team BRM | 1:08.6242 | 22.047 |
9 | 33 | Tim Berryman | Team BRM | 1:09.2384 | 28.189 |
10 | 38 | Will Brown | Eggleston Motorsport | 1:10.2873 | 38.678 |
11 | 27 | Barton Mawer | Milldun Motorsport | 1:11.6910 | 52.715 |
12 | 22 | Tom Alexander | AGI Sport | 1:11.8833 | 54.638 |
13 | 11 | Michael Gibson | Australian Racing Enterprises | 1:31.4995 | 25.080 |
TL1:
Pos | Num | Piloto | Equipe | Tempo | Intervalo |
1 | 23 | Tim Macrow | MTEC Motorsport | 1:06.7447 | |
2 | 38 | Will Brown | Eggleston Motorsport | 1:07.1826 | 00.4379 |
3 | 31 | James Golding | Garry Rogers Motorsport | 1:07.5724 | 00.8277 |
4 | 24 | John Martin | AGI Sport | 1:07.6645 | 00.9198 |
5 | 83 | Matthew Brabham | MTEC Motorsport | 1:07.6951 | 00.9504 |
6 | 111 | Rubens Barrichello | Team BRM | 1:08.0967 | 13.520 |
7 | 8 | Alex Davison | Team BRM | 1:08.2747 | 15.300 |
8 | 34 | Ricky Capo | Modena Engineering | 1:08.4288 | 16.841 |
9 | 33 | Tim Berryman | Team BRM | 1:09.5461 | 28.014 |
10 | 22 | Tom Alexander | AGI Sport | 1:10.3655 | 36.208 |
11 | 27 | Barton Mawer | Milldun Motorsport | 1:11.9512 | 52.065 |
12 | 11 | Michael Gibson | Australian Racing Enterprises | 1:13.3221 | 65.774 |
13 | 97 | Taylor Cockerton | MTEC Motorsport | 1:13.6812 | 69.365 |
Confira como foi a trajetória de Barrichello entre a corrida final da Indy de 2012 - sua última experiência em monopostos - até o próximo fim de semana, na abertura da S5000.
2013 - 24 Horas de Daytona - Classe GT (não completou)

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2013 - Stock Car - 8º lugar no campeonato

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil
2014: Stock Car - Campeão

Foto de: Brazilian Stock Car
2014: Stock Car - Campeão

2015: 24 Horas de Daytona (não completou)

Foto de: Action Sports Photography
2015: 24 Horas de Daytona (não completou)

Foto de: Alexander Trienitz
2015: Stock Car - 4º lugar

2015: Stock Car - 4º lugar

2016: 24 Horas de Daytona - 2º lugar

Foto de: Alexander Trienitz
2016: 24 Horas de Daytona - 2º lugar

Foto de: Alexander Trienitz
2016: 12 Horas de Sebring - 12º lugar

Foto de: Action Sports Photography
2016: 12 Horas de Sebring - 12º lugar

Foto de: Matthew Blasi
2016: Stock Car - vice-campeão

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2017: 24 Horas de Le Mans - 11º (LMP2)

Foto de: Rainier Ehrhardt
2017: 24 Horas de Le Mans - 11º (LMP2)

Foto de: Marc Fleury
2017: Stock Car - 5º lugar

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2018: Stock Car - 4º lugar

Foto de: Duda Bairros
2018: Stock Car - 4º lugar

Foto de: Denis Ribeiro
2019 - 24 Horas de Daytona - 5º lugar

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA
2019 - 24 Horas de Daytona - 5º lugar

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images
2019: Stock Car - 4º lugar (campeonato em andamento)

Foto de: Duda Bairros
2019: Stock Car - 4º lugar (campeonato em andamento)

Foto de: Duda Bairros

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Sobre esta matéria
Categoria | Monopostos |
Autor | Andrew van Leeuwen |