Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Poles Muller / Fraga e cia comentam quali da Porsche Endurance em Portimão

Etapa inaugural do campeonato Endurance da Porsche Cup, a prova de 300 km de Portimão tem largada às 9h (Brasília) deste domingo, ao vivo em nosso YouTube

Marçal Muller e Felipe Fraga foram dominantes no treino classificatório do GP Paulo Pinheiro, etapa de 300 km que abre a temporada do Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank no Algarve. Os pilotos do Porsche #544 lideraram as duas sessões do treino classificatório e terminaram com a média de 1:46.285. A marca foi de impressionantes 0.621s de vantagem sobre o tempo combinado dos pilotos do carro #70, Lucas Salles e Rafael Suzuki, que ficaram com o segundo tempo do grid.

O editor recomenda:

Salvo pelo domínio do carro pole, que, nas mãos de Muller, anotou três poles e um segundo lugar em quatro tomadas de tempo válidas pelo campeonato de sprint da temporada da Porsche Cup C6 Bank, incluindo a da semana passada também no Algarve, no restante do grid foi mantida a apertadíssima diferença que caracteriza as etapas de longa duração da categoria. Entre o vice-líder da classificação e o 16º colocado no grid, a margem ficou dentro do mesmo segundo nas médias dos dois competidores.

A segunda fila será composta pelo Porsche #7, do eneacampeão Miguel Paludo, líder do campeonato de sprint com 100% de pódios no ano, em dupla com Alan Hellmeister. Esta é a corrida número 200 de Paludo no evento e ele tem 155 pódios nas 199 provas anteriores. O quarto colocado na tomada de tempo foi o Porsche #27, da dupla pernambucana Sergio Ramalho e Josimar Junior. É a primeira tripulação da classe Sport no grid. Já o #77, de Chico Horta e William Freire, também da classe Sport, completa o top5. 

A dupla pole na Carrera Rookie é a do Porsche #911, de Silvio Morestoni e Jeff Giassi. Morestoni já se destacou na divisão na etapa de sprint da semana passada e, mesmo recorrendo ao carro reserva para o quali deste sábado, mostrou performance destacada.

Pela Challenge, a pole ficou com o carro #66, de Sadak Leite e Fabio Carbone, com média de 1:49.278. A seguir veio o #98, de Cecilia Rabelo e Pietro Rimbano, que anotaram 1:49.347, a melhor média da divisão Sport. Pela Challenge Rookie, Daniel Neumann e Gustavo Bandeira estabeleceram 1:49.504.

O GP Paulo Pinheiro terá 300 km de duração (65 voltas) ou o máximo de 2 horas e 30 minutos. O regulamento particular da prova determina três janelas de pit-stop obrigatórios, que terão cada uma oito minutos de duração e serão abertas quando o carro líder completar 16, 31 e 48 voltas. 

Cada tripulação tem um determinado tempo mínimo de parada obrigatória, mas, via de regra, são 6 minutos entre ingresso e saída do pit. Para a parada ser considerada válida como parada obrigatória, é mandatório trocar o piloto. Na prática, isso significa que o piloto que largar deverá também realizar o terceiro stint, com o companheiro sendo encarregado dos stints 2 e 4.

Para melhor distribuição dos stints, o regulamento estipula também o número máximo de 33 voltas completadas pelo piloto de maior graduação de cada dupla.

A prova distribui pontuação pela ordem de cada categoria no término da volta 30, conferindo pontos para o primeiro segmento apenas para carros que tenham realizado um pit-stop obrigatório até aquele momento. Será indicado o término do segmento no posto de sinalização da direção de prova e a corrida seguirá normalmente sob bandeira verde ou sob bandeira amarela, se esta já tiver em vigência por motivos de segurança.

Novidade para a Carrera introduzida com primazia pela Porsche Cup C6 Bank em 2025, o Boost segue disponível no campeonato de endurance. Como nas provas de sprint dos carros da geração 992, o mecanismo acréscimo adicional de potência para propiciar mais emoção às disputas é limitado a partir do quali. O regulamento particular do GP Paulo Pinheiro estabeleceu 20 acionamentos, a partir dos treinos realizados no sábado. O uso de cada Boost é de livre escolha pelas tripulações _e o traçado do Algarve já mostrou nas corridas de sprint da semana que passada que admite mais de um trecho de proveito máximo de seu acionamento, apresentando uma variável a mais na estratégia.

A corrida tem largada prevista para as 9:03 pelo horário de Brasília, com transmissão da Motorsport.tv Brasil no YouTube e cobertura completa do Motorsport.com.

Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Porsche Cup: Müller / Fraga fazem a pole da etapa Endurance de Portimão
Próximo artigo Porsche Cup: Marçal Müller e Felipe Fraga vencem os 300km de Portimão após disputa até o fim contra Comparatto/Leist

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros