Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira
F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'

F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'
F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin

F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin
Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008

Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008

Stock Car
Stock Car
A Definir
Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008
F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Geral
Geral
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Porsche Cup: pentacampeão, Elias destaca aprendizado sendo coach

Após cinco anos correndo na Porsche Cup Brasil, piloto de 21 anos agora é coach na categoria e destaca que função também o ajuda nas pistas

Enzo Elias

Após conquistar cinco títulos nos cinco anos em que competiu na Porsche Cup Brasil, Enzo Elias migrou em 2023 para a Stock Car Pro Series. Porém, o piloto de 21 anos é presença frequente no paddock da Porsche. Neste ano, ele está nos bastidores, atuando como coach de outros pilotos.

Em entrevista ao Motorsport.com, Elias admite que tem situações que ele ainda está aprendendo a lidar com a sua nova função em 2023.

O editor recomenda:

“É diferente o outro lado da moeda. Estou me dedicando. É um mundo novo, uma forma nova de abordar o final de semana. Tem várias coisas que ainda estou pegando a mão, trabalhar com pessoas, compartilhar minha experiência, do que eu entendo do Porsche. Quando vence é muito legal, você vê fazendo acontecer”, declarou Elias.

“É estranho assistir a corrida de fora, principalmente da 992 (Carrera Cup), que foi onde corri recentemente e ganhei o título. Muitos dos pilotos que competi estão correndo lá e assistir eles brigando, lembrar das disputas como eram, ver a característica de cada um… é muito bacana poder olhar e, de fora, você pensa que poderia fazer algumas coisas diferentes. Estou curtindo, adoro o ambiente da Porsche”, completou.

Elias admite que trabalhar do lado de fora da pista tem ajudado a crescer como piloto, ajudando, inclusive, na Stock Car.

“Quando você trabalha como coach, está no rádio e estudando, você entende um pouco o lado do engenheiro. É um lado diferente. Você entende melhor a comunicação, recebe melhor a mensagem que ele está passando. Eu entendo com maior facilidade o que ele está dizendo, pois agora também estou do outro lado mandando recado também. Fica mais compressível entender quando ele entra no rádio em meio a uma disputa”, revelou.

O piloto também falou que esse aprendizado fora das pistas faz com que ele relembre alguns lances passados, nos quais ele tomaria uma atitude diferente, pois, agora fora do carro da Porsche, ele consegue compreender melhor o contexto geral.

“Com certeza. Quando se trata de disputa, cada um tem uma característica e de fora é mais fácil observar o contexto geral. É mais perceptível do que na época em que eu corria. Eu fico pensando: em determinada situação, agora conhecendo melhor e olhando de fora, eu poderia ser mais agressivo, menos agressivo, por exemplo. Penso um pouco nisso, mas agora já foi. Foi uma época muito boa, sou muito grato e tenho muito orgulho”, finalizou.

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Porsche Cup: Costa tem sábado perfeito e liderança 'surpresa'
Próximo artigo Porsche Cup: assista ao vivo a corrida 2 da etapa de Goiânia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros