Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Porsche Cup: pentacampeão, Elias destaca aprendizado sendo coach

Após cinco anos correndo na Porsche Cup Brasil, piloto de 21 anos agora é coach na categoria e destaca que função também o ajuda nas pistas

Enzo Elias

Após conquistar cinco títulos nos cinco anos em que competiu na Porsche Cup Brasil, Enzo Elias migrou em 2023 para a Stock Car Pro Series. Porém, o piloto de 21 anos é presença frequente no paddock da Porsche. Neste ano, ele está nos bastidores, atuando como coach de outros pilotos.

Em entrevista ao Motorsport.com, Elias admite que tem situações que ele ainda está aprendendo a lidar com a sua nova função em 2023.

O editor recomenda:

“É diferente o outro lado da moeda. Estou me dedicando. É um mundo novo, uma forma nova de abordar o final de semana. Tem várias coisas que ainda estou pegando a mão, trabalhar com pessoas, compartilhar minha experiência, do que eu entendo do Porsche. Quando vence é muito legal, você vê fazendo acontecer”, declarou Elias.

“É estranho assistir a corrida de fora, principalmente da 992 (Carrera Cup), que foi onde corri recentemente e ganhei o título. Muitos dos pilotos que competi estão correndo lá e assistir eles brigando, lembrar das disputas como eram, ver a característica de cada um… é muito bacana poder olhar e, de fora, você pensa que poderia fazer algumas coisas diferentes. Estou curtindo, adoro o ambiente da Porsche”, completou.

Elias admite que trabalhar do lado de fora da pista tem ajudado a crescer como piloto, ajudando, inclusive, na Stock Car.

“Quando você trabalha como coach, está no rádio e estudando, você entende um pouco o lado do engenheiro. É um lado diferente. Você entende melhor a comunicação, recebe melhor a mensagem que ele está passando. Eu entendo com maior facilidade o que ele está dizendo, pois agora também estou do outro lado mandando recado também. Fica mais compressível entender quando ele entra no rádio em meio a uma disputa”, revelou.

O piloto também falou que esse aprendizado fora das pistas faz com que ele relembre alguns lances passados, nos quais ele tomaria uma atitude diferente, pois, agora fora do carro da Porsche, ele consegue compreender melhor o contexto geral.

“Com certeza. Quando se trata de disputa, cada um tem uma característica e de fora é mais fácil observar o contexto geral. É mais perceptível do que na época em que eu corria. Eu fico pensando: em determinada situação, agora conhecendo melhor e olhando de fora, eu poderia ser mais agressivo, menos agressivo, por exemplo. Penso um pouco nisso, mas agora já foi. Foi uma época muito boa, sou muito grato e tenho muito orgulho”, finalizou.

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Porsche Cup: Costa tem sábado perfeito e liderança 'surpresa'
Próximo artigo Porsche Cup: assista ao vivo a corrida 2 da etapa de Goiânia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros