Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Viagem de 28 dias para 60 carros: a complexa logística para a etapa de Portugal da Porsche Cup

Categoria começou a planejar o deslocamento em janeiro deste ano

Porsche Cup

Levar uma categoria do tamanho da Porsche Cup C6 Bank para uma etapa internacional envolve uma logística extremamente complexa. Ainda mais quando o evento está marcada para a Europa, que envolve uma viagem transoceânica com todo o equipamento necessário para a disputa das etapas do Endurance Challenge e também da Sprint, o campeonato de corridas curtas da categoria.

Para realizar corridas em dois fins de semana seguidos no Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido popularmente como Autódromo do Estoril, distante 31 km da capital Lisboa, o trabalho da Porsche Cup começou há seis meses. Foi a primeira etapa do calendário 2024 a ter o planejamento iniciado, traçando as rotas e escolhendo os navios e as companhias marítimas que fariam o translado.

Leia também:

A preparação da carga para carregamento dos contêineres que seriam embarcados foi feita apenas em sete dias. No total, foram 26 usados, sendo 15 para carros e 11 para ferramentas e equipamentos – rodas, pneus, ferramentas e materiais para a montagem dos boxes. Para levar os 60 carros, foi utilizado um sistema de carregamento de 4 carros por contêiner, criado pela própria Porsche Cup C6 Bank em 2019. A tecnologia reduziu muito os custos logísticos envolvidos.

Para levar os carros da sede da categoria até o porto de Santos, foram percorridos 70 quilômetros por estradas, com o transporte feito pela SADA, maior operador logístico de transporte automotivo zero quilômetro da América Latina e parceiro oficial da Porsche Cup C6 Bank. O trecho marítimo para a ida dura 28 dias, exatamente, percorrendo mais de oito mil quilômetros no Oceano Atlântico.

Além disso, a categoria precisa ter pessoas que conheçam efetivamente a realização do evento para manter o alto padrão de organização das etapas brasileiras em Portugal. Por isso, 250 pessoas do staff da Porsche Cup C6 Bank viajarão para o Estoril.

No Brasil, o trabalho para preparar a documentação para a exportação dos carros e equipamentos está sendo feita desde março. Além disso, foi contratado um seguro para o transporte desde o carregamento na oficina em Interlagos, São Paulo, até a entrega dos containers no Autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril.

As duas etapas da Porsche Cup C6 Bank serão disputadas em dois fins de semana no Estoril, em Portugal. No sábado, dia 22 de junho, está marcada a abertura do campeonato do Endurance Challenge. E nos dias 29 e 30 de junho, a quarta etapa de sprint, as corridas curtas dos carros de competição mais produzidos no planeta.

MAX SEGURA NORRIS E VENCE, Russell ERRA mas bate Hamilton no PÓDIO! SHOW DE HORROR de Ferrari/ Pérez

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast Motorsport.com debate: Como demissão de Ocon impacta no mercado da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Após estreia com pódio duplo na Áustria, Marcelo Tomasoni busca liderança da Porsche Sprint Challenge Suisse
Próximo artigo Em Portugal, Porsche Endurance Challenge inicia campeonato mais internacional da história

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros