Ataque contra pilotos deixa dez mortos em evento de rali no México; presidente da FIA se diz "horrorizado"

Ataque ocorreu no último sábado (29) em evento no estado da Baja California

Mohammed Ben Sulayem, President FIA

As autoridades mexicanas estão investigando um tiroteio ocorrido na tarde do último sábado (20) em um rali off-road na região da Ensenada no estado da Baja California. Em um comunicado, o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem se diz "horrorizado" pelo "abjeto" ataque, que deixou pelo menos 10 mortos e vários feridos no Baja Californa Rally.

Segundo relatos, atiradores em um veículo iniciou o tiroteio contra pessoas e veículos no evento. Pelo menos dez pessoas morreram e diversas outras ficaram feridas. Unidades do exército, marinha e polícia local e estadual responderam ao chamado.

Leia também:

Vários relatos atribuem o incidente a uma briga entre facções rivais do crime organizado, mas, até o momento, nenhuma assumiu responsabilidade. Nas redes sociais, circulam vídeos que mostram o momento do tiroteio e após, com os corpos dos pilotos ainda dentro dos carros, antes da chegada do atendimento. 

"Estou horrorizado pelos relatos de um ataque abjeto no Baja Californa Rally, no México. Os eventos de esporte a motor devem ser locais seguros para participantes e espectadores", disse Sulayem em um breve comunicado divulgado pela FIA.

"Em nome de toda a família FIA, envio nossos pensamentos e orações para as vítimas dessa violência sem sentido".

A região da Baja California é famosa pelo Baja 1000, um evento de rali off-road que acontece anualmente. A edição de 2023 está marcada para os dias 13 a 18 de novembro. A corrida de Ensenada a La Paz faz com que os competidores enfrentem terrenos difíceis em diversas categorias.

Ao longo dos anos, o evento atraiu grandes nomes do esporte a motor mundial, incluindo Jenson Button, campeão de 2009 da Fórmula 1, Mario Andretti, campeão da F1 e da Indy e Robby Gordon, estrela da NASCAR.

ANÁLISE: Qual o 'tamanho' do 2023 de Alonso?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Engenheiro ex-F1, Rico Penteado comenta cancelamento de Ímola e relembra calamidades:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Após 245km, apenas 9 segundos decidem briga de jovens estrelas no Rally
Próximo artigo Sertões 2023 aposta em roteiro duro e tinhoso no Nordeste

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil