Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Últimas notícias

Temporada inaugural da Roborace terá pilotos humanos

Diretor executivo da categoria, Lucas di Grassi explicou que corridas contarão com pilotos humanos “ensinando” o algoritmo para a inteligência artificial

Roborace

A Roborace deverá ser lançada no primeiro semestre de 2019 e suas corridas contarão com a combinação entre pilotos profissionais “ensinando” os sistemas autônomos, revelou o diretor executivo da categoria, Lucas di Grassi.

O conceito da Roborace tem como objetivo ter equipes de fabricantes, empresas de tecnologia e universidades.

A “Temporada Alfa” inaugural deverá começar na fase inicial do próximo ano, com Di Grassi explicando que “tudo está dentro do cronograma para nosso primeiro evento”.

“A essência da corrida será em ter humanos e máquinas inteligentes trabalhado juntos pelo melhor resultado”, escreveu Di Grassi na edição desta semana da revista Autosport Engineering.

“Sim, haverá um piloto humano profissional dentro do carro ‘ensinando’ a máquina em parte da corrida.”

“O resto será assumido pela máquina que aprende os algoritmos, ou o piloto com inteligência artificial.”

“O vencedor será a melhor combinação de ambos. Você pode pensar nisso como dois pilotos dividindo um carro em corridas de endurance, mas, nesse caso, um é a máquina em si.”

Apesar de o carro da Roborace – desenhado por Daniel Simon, que é conhecido por seu trabalho de criar conceitos futuristas para filmes como “Tron: o Legado” e “Capitão América: o Primeiro Vingador” – ser um equipamento autônomo, seu carro Devbot tem espaço para um piloto humano.

Ainda não está claro qual será o visual dos carros para a primeira temporada da Roborace, mas Di Grassi explicou que cada equipe que entrar na categoria usará “uma base de hardware idêntica”.

Isso inclui um carro de tração traseira, baseado em protótipos e que é controlado por dois motores independentes, que deverá pesar 1000 kg e produzir 400 cv.

“Mas queremos que as equipes tenham alguma forma de diferenciação, então o investimento que elas terão de fazer será no software”, continuou Di Grassi.

“Um tópico muito importante é que as equipes poderão manter sua propriedade intelectual durante o desenvolvimento.”

“A Roborace será open source, mas somente nos domínios relevantes para manter um controle de custos razoável e tecnologias atualizadas.”

Artigo anterior Lucas Di Grassi é anunciado como CEO da Roborace
Próximo artigo Di Grassi diz que Roborace está aberta a demonstrações em eventos da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros