Últimas notícias

Cacá tem acordo para Stock 2020, mas Covid-19 põe participação em xeque

Pentacampeão pode ficar de fora do campeonato em função dos desdobramentos da pandemia de coronvírus

Cacá Bueno

Um dos nomes mais famosos da história da Stock Car Brasil e pentacampeão da categoria máxima do automobilismo nacional, Cacá Bueno revelou que tem um acordo para correr a temporada 2020, mas pode ficar de fora do campeonato em função dos desdobramentos da pandemia do novo coronavírus. A informação foi dada pelo próprio piloto com exclusividade ao Motorsport.com via live de Instagram realizada nesta quinta-feira.

Leia também:

"Estava tudo certo, eu ia correr em Goiânia [onde ocorreria a abertura da temporada]. Mas tudo parou. Não cheguei a assinar nenhum contrato e está tudo parado. Estamos esperando um novo calendário para ver se o campeonato vai acontecer e como saÍmos dessa", disse Cacá.

"Existe um comprometimento verbal, mas, caso haja uma volta, não posso afirmar que vou estar no grid. Vai depender do novo calendário, do novo planejamento e dos patrocinadores falarem: 'Cacá, a gente está junto e vamos retomar de onde a gente parou'."

Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
Cacá Bueno
9

"Se não tivesse o coronavírus, era fato que eu estaria no grid em Goiânia e até bem coberto de patrocínios. Um a gente já tinha falado, que é o iCarros. O outro é a Red Bull. Dos outros dois, um é novo e o outro tinha sido meu patrocinador há muito tempo durante alguns anos", revelou.

"O carro até começou a ser feito. Talvez estivesse mais atrasado que o do Átila [Abreu], o do Galid [Osman] e o do Julio [Campos], mas era um remodelamento do meu carro dos outros anos, então era a mesma equipe, [Crown Racing], mas com outros patrocinadores".

"Eu mesmo comecei a pagar [mecânicos, engenheiros e etc] do meu bolso em fevereiro e março esperando que os patrocinadores fossem começar a pagar a partir de abril. Mas, na hora que explodiu o coronavírus, todo mundo segurou, todo mundo freou", explicou o piloto.

E agora?

"Se o campeonato voltar, não sei se vou correr. Eu preciso que pelo menos dois desses quatro patrocinadores reafirmem a intenção de participar. Na verdade, até três dos quatro. Senão, não tem como eu colocar do meu bolso um dinheiro tão grande".

"Hoje, o meu esforço é que para os mecânicos, engenheiros e todas essas pessoas envolvidas não fiquem desempregados. A gente deu férias para todo mundo e o ideal é que eles não sejam demitidos, então a gente está trabalhando para que isso não aconteça".

"E eu acho que está todo mundo na mesma situação que eu: até quem tem patrocinador grande deve estar mapeando. Vai ter calendário? No fundo, eles pagam por uma temporada. Se ela não existir, é um drama", refletiu Cacá.

Situação é menos complicada que a de outras categorias

"A Stock Car tem um problema bem menor que o Jaguar [I-Pace eTrophy, do qual Cacá foi vice-campeão na temporada passada] e a Fórmula E. A Stock já tem um campeonato que tradicionalmente começa em março, às vezes em abril", ressaltou o piloto.

"Então a gente tem muito tempo para, por exemplo, começar em julho e terminar em dezembro. Ou para começar em agosto e terminar em janeiro. E até para começar em outubro e terminar em fevereiro, se for o caso, e aí a temporada 2021 recomeça em meio. Não tem problema".

"Em seis meses, fazendo corridas a cada 15 dias, dá para fazer um novo calendário. Teríamos tempo hábil para começar de junho até agosto e terminar em fevereiro. Então eu acho que a Stock Car tem menos problemas nesse sentido".

"O fato é que a gente precisa ter um campeonato para que as equipes não quebrem e não botem na rua centenas de funcionários. Cada equipe tem 30, 40 funcionários, e muitas vezes não compete só na Stock Car, mas também na Stock Light e na Copa Truck", ponderou.

"Então seriam centenas de famílias atingidas com o desemprego por um ano completo. Está difícil para todo mundo, eu reconheço, mas um restaurante, uma loja ou uma oficina, tudo isso reabre com o fim da pandemia. A gente, caso não tenha calendário, só 'reabriria' em março do ano que vem. Isso significa um ano de desemprego, não 'só' dois meses, e isso afetaria realmente muitas famílias", completou o pentacampeão da Stock Car.

Penta de Cacá e conquistas de grandes nomes: relembre os campeões da Stock

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
2019 - Daniel Serra (3) - Chevrolet Cruze
41

VÍDEO: Átila comenta pacto 'anti-ciúme' com Renata Fan e 'zoeiras' de Denílson

PODCAST Motorsport.com: Há vida feliz no automobilismo fora da Fórmula 1?

 

.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Após “dias mais difíceis” de sua vida, Bruno Baptista faz alerta sobre coronavírus: “Não é uma gripezinha”
Próximo artigo Pedro Piquet revela regra de convivência que Nelson dá aos filhos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil