Relato da corrida
Stock Car Goiânia II

Casagrande vence corrida 1 em Goiânia; Serra fecha em 4º

Líder do campeonato aproveitou deslizes dos rivais e somou pontos importantes para a tabela

Gabriel Casagrande em Goiânia

Gabriel Casagrande não deu chances aos rivais e garantiu a vitória na corrida 1 da etapa de Goiânia da Stock Car. César Ramos e Lucas Foresti fecharam o top-3, enquanto o líder do campeonato, Daniel Serra, conseguiu superar Thiago Camilo na pista e ganhou a quarta posição do rival, ampliando a vantagem na ponta da tabela.

Leia também:

Ricardo Maurício teve uma corrida de recuperação e terminou em 16º depois de largar em 27º. Com um erro nas primeiras voltas, Rubens Barrichello fechou a prova no 19º posto. Com o resultado, Serra foi a 324 pontos, Camilo assumiu a vice-liderança, com 298, Maurício caiu para terceiro, com 292. Rubinho manteve-se em quarto, com 267 pontos, mas agora empatado com Julio Campos.

O início da prova

Na largada, os ponteiros mantiveram a ponta, apesar do ataque de Camilo a Casagrande. Daniel Serra pulou bem e ganhou a posição de Guga Lima, subindo para sexto.

No meio da primeira volta, Marcel Coletta teve um problema na roda traseira direita e rodou no miolo do circuito. Rafael Suzuki e Bia Figueiredo acabaram colidindo nele e a bagunça causou entrada do safety car. Ricardinho aproveitou a largada e incidente para subir para 18º

Rubens Barrichello rodou sozinho na relargada e caiu para a última posição. Max Wilson abandonou com problemas e Gaetano di Mauro teve um furo no pneu e precisou parar nos boxes, logo em seguida também abandonou a prova.

Os seis primeiros, Casagrande, Camilo, Ramos, Foresti, Fraga e Serra mantiveram uma abordagem de preservação até o início das paradas obrigatórias. Ricardo Maurício seguiu ganhando posições e ocupava o 15º posto na volta 11. Guilherme Salas, campeão da Stock Light, ganhou três posições e era o sétimo.

Rodada de pit stops

Os primeiros a irem para os boxes foram os carros que ocupavam as posições intermediárias, como Cacá Bueno e Guga Lima. Entre os primeiros, Casagrande foi o primeiro a parar. Enquanto o líder parava, Camilo assumiu a ponta e usou o push para tentar ganhar a posição.

César Ramos e Lucas Foresti acompanharam a parada de Casagrande e mantiveram suas posições. Camilo, Fraga e Ricardo Maurício entraram apenas no fim da janela de pit stops. A estratégia não funcionou como esperado, e Camilo caiu para quarto, ficando logo à frente de Daniel Serra, que superou Fraga nos boxes.

Ricardo Maurício também saiu prejudicado das paradas, caindo para a 20ª posição. Quem se deu bem, foi Nelsinho Piquet, que subiu para sétimo, à frente de Guilherme Salas. Julio Campos, que partiu em 20º, ganhou dez posições e ocupava a décima posição na volta 21.

Últimos minutos

Piquet passou a perseguir Fraga, em busca da sexta posição, protagonizando uma das brigas mais emocionantes da prova até aquele momento. Na ponta, Casagrande, Ramos e Foresti mantiveram uma boa distância para os demais.

Átila Abreu teve um problema e precisou fazer uma parada extra. Enquanto isso, Ricardo Maurício ganhou uma posição e subiu para 19º. Serra tirou a diferença para Camilo e ficou colado no rival. Os dois acionaram o botão de ultrapassagem e passaram o último minuto de prova disputando o quinto lugar.

Quando o cronômetro zerou, Serra conseguiu passar Camilo no fim da reta. A Última volta teve uma inversão da disputa, com o piloto da Ipiranga perseguindo o da Eurofarma. Em busca da vitória, César Ramos foi para cima de Casagrande, .

Apesar dos ataques de Ramos em Casagrande e de Camilo em Serra, as posições foram mantidas, o que deu ao piloto da Crown Racing sua segunda vitória na Stock Car e permitiu a Serra abrir mais alguns pontos de vantagem no campeonato.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Confira como terminou a corrida 1 da Stock em Goiânia:

Pos. No. Piloto Equipe Dif. Int. Voltas melhor volta
1 83 Gabriel Casagrande Crown Racing - - 27 1:25.779
2 30 Cesar Ramos Blau Motor Sports 0.836 0.836 27 1:25.752
3 12 Lucas Foresti Vogel Motorsports 6.831 5.995 27 1:25.782
4 29 Daniel Serra Eurofarma RC 8.466 1.635 27 1:25.830
5 25 Thiago Camilo Ipiranga Racing 9.753 1.287 27 1:25.506
6 88 Felipe Fraga Cimed Racing 13.469 3.716 27 1:25.987
7 33 Nelson Piquet Jr Full Time Sports 14.508 1.039 27 1:25.771
8 85 Guilherme Salas KTF Sports 15.846 1.338 27 1:26.076
9 77 Valdeno Brito Prati-Donaduzzi Racing 17.309 1.463 27 1:26.031
10 4 Julio Campos Prati-Donaduzzi Racing 19.098 1.789 27 1:26.154
11 0 Cacá Bueno Cimed Racing 20.197 1.099 27 1:26.143
12 70 Diego Nunes KTF Sports 20.967 0.770 27 1:25.997
13 110 Felipe Lapenna Cavaleiro Sports 24.259 3.292 27 1:26.540
14 18 Allam Khodair Blau Motor Sports 24.723 0.464 27 1:26.454
15 27 Raphael Reis Carlos Alves Competições 35.732 11.009 27 1:26.806
16 90 Ricardo Maurício Eurofarma RC 37.571 1.839 27 1:25.766
17 9 Guga Lima Vogel Motorsports 38.626 1.055 27 1:26.582
18 10 Ricardo Zonta Shell V-Power 39.380 0.754 27 1:26.516
19 111 Rubens Barrichello Full Time Sports 1 Lp. 1 Lp. 26 1:25.963
20 54 Tuca Antoniazzi Hot Car Competições 1 Lp. 18.157 26 1:28.159
21 44 Bruno Baptista RCM Motorsport 1 Lp. 31.054 26 1:26.460
22 28 Galid Osman Shell Helix Ultra 1 Lp. 2.507 26 1:27.050
23 51 Átila Abreu Shell V-Power 3 Lp. 2 Lp. 24 1:26.757
24 5 Denis Navarro Cavaleiro Sports 7 Lp. 4 Lp. 20 1:26.915
25 11 Gaetano di Mauro Shell Helix Ultra 21 Lp. 14 Lp. 6 1:44.803
26 65 Max Wilson RCM Motorsport 22 Lp. 1 Lp. 5 1:27.657
27 3 Bia Figueiredo Ipiranga Racing 22 Lp. 32:52.024 5 1:27.891
28 8 Rafael Suzuki Hot Car Competições 23 Lp. 1 Lp. 4 1:28.751
29 177 Marcel Coletta Crown Racing - - 0 -
 

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Átila Abreu correrá pela Crown Racing na próxima temporada da Stock Car
Próximo artigo Ricardo Maurício faz grande prova de recuperação e vence corrida 2 em Goiânia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil