Casagrande vence corrida 1 em Goiânia; Serra fecha em 4º
Líder do campeonato aproveitou deslizes dos rivais e somou pontos importantes para a tabela
Gabriel Casagrande não deu chances aos rivais e garantiu a vitória na corrida 1 da etapa de Goiânia da Stock Car. César Ramos e Lucas Foresti fecharam o top-3, enquanto o líder do campeonato, Daniel Serra, conseguiu superar Thiago Camilo na pista e ganhou a quarta posição do rival, ampliando a vantagem na ponta da tabela.
Ricardo Maurício teve uma corrida de recuperação e terminou em 16º depois de largar em 27º. Com um erro nas primeiras voltas, Rubens Barrichello fechou a prova no 19º posto. Com o resultado, Serra foi a 324 pontos, Camilo assumiu a vice-liderança, com 298, Maurício caiu para terceiro, com 292. Rubinho manteve-se em quarto, com 267 pontos, mas agora empatado com Julio Campos.
O início da prova
Na largada, os ponteiros mantiveram a ponta, apesar do ataque de Camilo a Casagrande. Daniel Serra pulou bem e ganhou a posição de Guga Lima, subindo para sexto.
No meio da primeira volta, Marcel Coletta teve um problema na roda traseira direita e rodou no miolo do circuito. Rafael Suzuki e Bia Figueiredo acabaram colidindo nele e a bagunça causou entrada do safety car. Ricardinho aproveitou a largada e incidente para subir para 18º
Rubens Barrichello rodou sozinho na relargada e caiu para a última posição. Max Wilson abandonou com problemas e Gaetano di Mauro teve um furo no pneu e precisou parar nos boxes, logo em seguida também abandonou a prova.
Os seis primeiros, Casagrande, Camilo, Ramos, Foresti, Fraga e Serra mantiveram uma abordagem de preservação até o início das paradas obrigatórias. Ricardo Maurício seguiu ganhando posições e ocupava o 15º posto na volta 11. Guilherme Salas, campeão da Stock Light, ganhou três posições e era o sétimo.
Rodada de pit stops
Os primeiros a irem para os boxes foram os carros que ocupavam as posições intermediárias, como Cacá Bueno e Guga Lima. Entre os primeiros, Casagrande foi o primeiro a parar. Enquanto o líder parava, Camilo assumiu a ponta e usou o push para tentar ganhar a posição.
César Ramos e Lucas Foresti acompanharam a parada de Casagrande e mantiveram suas posições. Camilo, Fraga e Ricardo Maurício entraram apenas no fim da janela de pit stops. A estratégia não funcionou como esperado, e Camilo caiu para quarto, ficando logo à frente de Daniel Serra, que superou Fraga nos boxes.
Ricardo Maurício também saiu prejudicado das paradas, caindo para a 20ª posição. Quem se deu bem, foi Nelsinho Piquet, que subiu para sétimo, à frente de Guilherme Salas. Julio Campos, que partiu em 20º, ganhou dez posições e ocupava a décima posição na volta 21.
Últimos minutos
Piquet passou a perseguir Fraga, em busca da sexta posição, protagonizando uma das brigas mais emocionantes da prova até aquele momento. Na ponta, Casagrande, Ramos e Foresti mantiveram uma boa distância para os demais.
Átila Abreu teve um problema e precisou fazer uma parada extra. Enquanto isso, Ricardo Maurício ganhou uma posição e subiu para 19º. Serra tirou a diferença para Camilo e ficou colado no rival. Os dois acionaram o botão de ultrapassagem e passaram o último minuto de prova disputando o quinto lugar.
Quando o cronômetro zerou, Serra conseguiu passar Camilo no fim da reta. A Última volta teve uma inversão da disputa, com o piloto da Ipiranga perseguindo o da Eurofarma. Em busca da vitória, César Ramos foi para cima de Casagrande, .
Apesar dos ataques de Ramos em Casagrande e de Camilo em Serra, as posições foram mantidas, o que deu ao piloto da Crown Racing sua segunda vitória na Stock Car e permitiu a Serra abrir mais alguns pontos de vantagem no campeonato.
Confira como terminou a corrida 1 da Stock em Goiânia:
Pos. | No. | Piloto | Equipe | Dif. | Int. | Voltas | melhor volta |
1 | 83 | Gabriel Casagrande | Crown Racing | - | - | 27 | 1:25.779 |
2 | 30 | Cesar Ramos | Blau Motor Sports | 0.836 | 0.836 | 27 | 1:25.752 |
3 | 12 | Lucas Foresti | Vogel Motorsports | 6.831 | 5.995 | 27 | 1:25.782 |
4 | 29 | Daniel Serra | Eurofarma RC | 8.466 | 1.635 | 27 | 1:25.830 |
5 | 25 | Thiago Camilo | Ipiranga Racing | 9.753 | 1.287 | 27 | 1:25.506 |
6 | 88 | Felipe Fraga | Cimed Racing | 13.469 | 3.716 | 27 | 1:25.987 |
7 | 33 | Nelson Piquet Jr | Full Time Sports | 14.508 | 1.039 | 27 | 1:25.771 |
8 | 85 | Guilherme Salas | KTF Sports | 15.846 | 1.338 | 27 | 1:26.076 |
9 | 77 | Valdeno Brito | Prati-Donaduzzi Racing | 17.309 | 1.463 | 27 | 1:26.031 |
10 | 4 | Julio Campos | Prati-Donaduzzi Racing | 19.098 | 1.789 | 27 | 1:26.154 |
11 | 0 | Cacá Bueno | Cimed Racing | 20.197 | 1.099 | 27 | 1:26.143 |
12 | 70 | Diego Nunes | KTF Sports | 20.967 | 0.770 | 27 | 1:25.997 |
13 | 110 | Felipe Lapenna | Cavaleiro Sports | 24.259 | 3.292 | 27 | 1:26.540 |
14 | 18 | Allam Khodair | Blau Motor Sports | 24.723 | 0.464 | 27 | 1:26.454 |
15 | 27 | Raphael Reis | Carlos Alves Competições | 35.732 | 11.009 | 27 | 1:26.806 |
16 | 90 | Ricardo Maurício | Eurofarma RC | 37.571 | 1.839 | 27 | 1:25.766 |
17 | 9 | Guga Lima | Vogel Motorsports | 38.626 | 1.055 | 27 | 1:26.582 |
18 | 10 | Ricardo Zonta | Shell V-Power | 39.380 | 0.754 | 27 | 1:26.516 |
19 | 111 | Rubens Barrichello | Full Time Sports | 1 Lp. | 1 Lp. | 26 | 1:25.963 |
20 | 54 | Tuca Antoniazzi | Hot Car Competições | 1 Lp. | 18.157 | 26 | 1:28.159 |
21 | 44 | Bruno Baptista | RCM Motorsport | 1 Lp. | 31.054 | 26 | 1:26.460 |
22 | 28 | Galid Osman | Shell Helix Ultra | 1 Lp. | 2.507 | 26 | 1:27.050 |
23 | 51 | Átila Abreu | Shell V-Power | 3 Lp. | 2 Lp. | 24 | 1:26.757 |
24 | 5 | Denis Navarro | Cavaleiro Sports | 7 Lp. | 4 Lp. | 20 | 1:26.915 |
25 | 11 | Gaetano di Mauro | Shell Helix Ultra | 21 Lp. | 14 Lp. | 6 | 1:44.803 |
26 | 65 | Max Wilson | RCM Motorsport | 22 Lp. | 1 Lp. | 5 | 1:27.657 |
27 | 3 | Bia Figueiredo | Ipiranga Racing | 22 Lp. | 32:52.024 | 5 | 1:27.891 |
28 | 8 | Rafael Suzuki | Hot Car Competições | 23 Lp. | 1 Lp. | 4 | 1:28.751 |
29 | 177 | Marcel Coletta | Crown Racing | - | - | 0 | - |
Temporada histórica
O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.