Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Conheça os profissionais trabalham na Stock Car desde a estreia, em 1979

Até hoje, o chefe de equipe Rosinei "Meinha" Campos e o mecânico Lourival "Losa" dos Santos são profissionais-chave no principal campeonato brasileiro

Rosinei Campos, o Meinha, em 1979, ao lado do carro de Raul Boesel

A Stock Car Pro Series chega aos 45 anos de “vida” nesta segunda-feira (22/04) colecionando algumas das principais histórias do automobilismo brasileiro, dentro e fora das pistas. No box de cada equipe, muitos profissionais vivenciaram momentos marcantes dessa trajetória. Dois deles são os paranaenses Rosinei “Meinha” Campos, 67 anos, e Lourival Pereira dos Santos, 64, mais conhecido como “Losa” nos boxes da Stock Car.

Leia também:

Com históricos consagrados nas pistas, a dupla atualmente milita em times diferentes. Os dois profissionais são também os únicos a atuar na Stock Car desde a estreia da categoria, em 22 de abril de 1979, na pista de Tarumã (RS). Meinha é o chefe e principal engenheiro da Eurofarma RC, time baseado em Curitiba e detentor de diversos títulos que em 2024 conta com os serviços dos tricampeões Ricardo Maurício e Daniel Serra. Losa, de seu lado, trabalha na TMG Racing, equipe de Americana e também listada entre as principais do grid, que atualmente tem Felipe Massa e Rafael Suzuki ao volante de seus Stock Cars.

Senna e Piquet - Assim como a maioria absoluta dos pilotos, Losa começou sua carreira no kart, mas longe dos volantes. Na época, chegou a trabalhar com dois tricampeões de F-1 em início de carreira: Ayrton Senna no kart e, depois, Nelson Piquet, na Fórmula Super Vê. A certa altura da vida profissional, o mecânico decidiu procurar oportunidades e desafios em um projeto maior. O ano era 1979. E a grande novidade era a Stock Car.

Um dos pontos que Losa mais gosta de destacar é a constante evolução e o crescimento acentuado da categoria. “No meu trabalho na TMG, que é deixar os carros prontos para a corrida, a tecnologia chegou para ficar. Nós saímos do pneu radial para o slick. A alavanca de câmbio de antigamente foi substituída pela borboleta no volante. E os motores estão cada vez melhores, também. E muito mais coisa mudou, se aperfeiçoou”, destaca.

Já Meinha ingressou na Stock Car de forma diferente – e igualmente desafiadora. Ele era o único mecânico e responsável pela preparação do carro do então jovem Raul Boesel, que mais tarde competiria na F-1 e se tornaria o primeiro brasileiro campeão mundial de Endurance, em 1987.

Arrasando na estreia — O também jovem Meinha chegou já mostrando a qualidade de seu trabalho, com Boesel cravando três vitórias, quatro poles e 12 pódios no ano de estreia. Na época, a categoria começava sua trajetória competindo com o modelo Chevrolet Opala – mas com uma concepção de campeonato diferente da atual. “A gente recebia o carro de rua, como você encontra na loja, tirava os bancos e tudo o que podia para deixar mais leve – inclusive, raspava a tinta. Hoje, a gente recebe um carro já fabricado especialmente para as corridas”, recorda Meinha.

Tanto Rosinei Campos quanto Lourival dos Santos já contam com herdeiros na Stock Car. Losa tem dois filhos que trabalham na categoria: Renan dos Santos, 40 anos, também da TMG Racing, e Rafael dos Santos, 34, que está na Crown Racing (dos pilotos Felipe Baptista e Enzo Elias). Ambos exercem a mesma função do pai. Já Meinha é pai do engenheiro Marcel Campos, que lidera a equipe RCM (Ricardo Zonta e Bruno Baptista), e é tio do engenheiro Luiz Henrique Campos, 41, que atua tanto na Eurofarma RC quanto na RCM.

Os dois percebem o crescente interesse que a categoria desperta nos mais jovens. “Tem muita molecada nova que está chegando, tanto dentro da pista, quanto fora. A gente vê a categoria se renovando. São novos pilotos e novos rostos trabalhando nos bastidores também, e muitos novos fãs. Para nós, mais antigos, isso é ótimo. É sinal de que a Stock Car ainda tem muitos anos pela frente”, diz Losa, que tem como projeto pessoal chegar aos 50 anos de Stock Car, feito que ele e Meinha vão merecidamente alcançar no dia 22 de abril de 2029.

 

Artigo anterior Stock Car: Briga entre pilotos após corrida sprint pode parar no tribunal; entenda
Próximo artigo Stock Car: Suzuki assume terceira posição no campeonato

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros