Maurício exalta vitória no Milhão e naturaliza gancho a di Grassi
Com dois títulos na categoria máxima do Brasil, piloto da Eurofarma fala sobre estratégia para prova em Interlagos
Ricardo Maurício comemora vitória na Corrida do Milhão
Duda Bairros
Bicampeão da Stock Car em 2008 e 2013 e vencedor da Corrida do Milhão em 2010, Ricardo Maurício contou com um pouco de sorte para vencer a prestigiada prova neste ano e faturar a bolada na tarde deste domingo, em Interlagos.
Para triunfar, o piloto da Eurofarma contou com punição ao convidado Lucas di Grassi, que também correu pela equipe comandada por Rosinei Campos. O campeão mundial da Fórmula E ultrapassou 'Ricardinho' na entrada dos boxes para assumir a ponta, mas a manobra foi considerada irregular.
Com isso, a direção de prova aplicou gancho a di Grassi, que deveria ter cumprido um drive through. O piloto ignorou a ordem e se manteve na primeira posição, mas recebeu a bandeira preta e foi desclassificado da corrida, gerando polêmica e delegando o triunfo ao 'companheiro'.
Questionado sobre a decisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) em entrevista coletiva após a disputa, Maurício disse concordar com a punição e defendeu o respeito ao regulamento. "Se não punem, vocês criticam. Se punem, vocês também criticam", disse.
Maurício reiterou que o gancho a di Grassi foi justo, mas parabenizou o concorrente e analisou a batalha tática travada antes da polêmica ultrapassagem. "A gente sabia que tinha uma deficiência de velocidade de reta, eu e o Daniel [Serra, também da Eurofarma]", afirmou ao Motorsport.com.
"A gente sabia que o Lucas tinha uma grande vantagem e estava bem forte para essa vitória, mas acabei ultrapassando ele no pit stop. Só que era muito difícil de manter a primeira posição. Ele ganhou o fan push, então quando voltei pra pista eu tinha três pushes, e o Lucas seis".
"Eu sabia que ia ser muito difícil manter a liderança por causa do ritmo que ele tinha, então, quando ele me ultrapassou, eu realmente comecei a focar de novo no campeonato, mas deu certo", detalhou Maurício. Ele ainda admitiu, em coletiva, que o triunfo "caiu no colo", o que "faz parte".
O vencedor também falou sobre sua atuação na corrida deste domingo. "Minha estratégia, no começo, quando estava brigando com o Lucas, era tentar usar o máximo possível de botão de ultrapassagem para que eu me distanciasse do [Ricardo] Zonta, que não precisaria abastecer quase nada, para manter essa vantagem e não perder posição dentro do box", comentou.
"Por isso, usei mais botão no começo. Foi minha estratégia e deu certo. Eu achei que o sétimo colocado teria grande vantagem. A gente teve poucos treinos, só três de 30 minutos, e ainda com composto de pneu totalmente diferente. Foi uma corrida totalmente atípica".
Ao Motorsport.com, Maurício também exaltou o triunfo no circuito de Interlagos. "Fazia tempo que eu não vencia na primeira corrida. Eu estava sempre disputando a vitória na segunda corrida das etapas duplas", celebrou.
História das edições anteriores da Corrida do Milhão
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a edição de 2018. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades. Com o triunfo em 2019, Ricardo Maurício chega a duas vitórias milionárias. Veja os vencedores das edições anteriores:
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments