Maurício exalta vitória no Milhão e naturaliza gancho a di Grassi

Com dois títulos na categoria máxima do Brasil, piloto da Eurofarma fala sobre estratégia para prova em Interlagos

Ricardo Maurício comemora vitória na Corrida do Milhão

Ricardo Maurício comemora vitória na Corrida do Milhão

Duda Bairros

Bicampeão da Stock Car em 2008 e 2013 e vencedor da Corrida do Milhão em 2010, Ricardo Maurício contou com um pouco de sorte para vencer a prestigiada prova neste ano e faturar a bolada na tarde deste domingo, em Interlagos.

Para triunfar, o piloto da Eurofarma contou com punição ao convidado Lucas di Grassi, que também correu pela equipe comandada por Rosinei Campos. O campeão mundial da Fórmula E ultrapassou 'Ricardinho' na entrada dos boxes para assumir a ponta, mas a manobra foi considerada irregular.

Leia também:

Com isso, a direção de prova aplicou gancho a di Grassi, que deveria ter cumprido um drive through. O piloto ignorou a ordem e se manteve na primeira posição, mas recebeu a bandeira preta e foi desclassificado da corrida, gerando polêmica e delegando o triunfo ao 'companheiro'.

Questionado sobre a decisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) em entrevista coletiva após a disputa, Maurício disse concordar com a punição e defendeu o respeito ao regulamento. "Se não punem, vocês criticam. Se punem, vocês também criticam", disse.

Maurício reiterou que o gancho a di Grassi foi justo, mas parabenizou o concorrente e analisou a batalha tática travada antes da polêmica ultrapassagem. "A gente sabia que tinha uma deficiência de velocidade de reta, eu e o Daniel [Serra, também da Eurofarma]", afirmou ao Motorsport.com.

"A gente sabia que o Lucas tinha uma grande vantagem e estava bem forte para essa vitória, mas acabei ultrapassando ele no pit stop. Só que era muito difícil de manter a primeira posição. Ele ganhou o fan push, então quando voltei pra pista eu tinha três pushes, e o Lucas seis".

"Eu sabia que ia ser muito difícil manter a liderança por causa do ritmo que ele tinha, então, quando ele me ultrapassou, eu realmente comecei a focar de novo no campeonato, mas deu certo", detalhou Maurício. Ele ainda admitiu, em coletiva, que o triunfo "caiu no colo", o que "faz parte".

O vencedor também falou sobre sua atuação na corrida deste domingo. "Minha estratégia, no começo, quando estava brigando com o Lucas, era tentar usar o máximo possível de botão de ultrapassagem para que eu me distanciasse do [Ricardo] Zonta, que não precisaria abastecer quase nada, para manter essa vantagem e não perder posição dentro do box", comentou.

"Por isso, usei mais botão no começo. Foi minha estratégia e deu certo. Eu achei que o sétimo colocado teria grande vantagem. A gente teve poucos treinos, só três de 30 minutos, e ainda com composto de pneu totalmente diferente. Foi uma corrida totalmente atípica".

Ao Motorsport.com, Maurício também exaltou o triunfo no circuito de Interlagos. "Fazia tempo que eu não vencia na primeira corrida. Eu estava sempre disputando a vitória na segunda corrida das etapas duplas", celebrou. 

História das edições anteriores da Corrida do Milhão

A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.

Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a edição de 2018. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades. Com o triunfo em 2019, Ricardo Maurício chega a duas vitórias milionárias. Veja os vencedores das edições anteriores:

Rubens Barrichello comemora vitória na Corrida do Milhão de 2018

Rubens Barrichello comemora vitória na Corrida do Milhão de 2018

Foto de: Fernanda Freixosa

Rubens Barrichello em Goiânia na Corrida do Milhão em 2018

Rubens Barrichello em Goiânia na Corrida do Milhão em 2018

Foto de: Fernanda Freixosa

2017: Daniel Serra levou a melhor em Curitiba

2017: Daniel Serra levou a melhor em Curitiba

2017: Daniel Serra em Curitiba

2017: Daniel Serra em Curitiba

2016: Felipe Fraga bateu Rubens Barrichello em Interlagos

2016: Felipe Fraga bateu Rubens Barrichello em Interlagos

2016: Felipe Fraga em Interlagos

2016: Felipe Fraga em Interlagos

Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão de 2015

Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão de 2015

Foto de: Duda Bairros

2015: Thiago Camilo recebe bandeirada em Goiânia

2015: Thiago Camilo recebe bandeirada em Goiânia

2015: Thiago Camilo em Goiânia

2015: Thiago Camilo em Goiânia

Foto de: Duda Bairros

2014: Rubens Barrichello comemora Milhão em Goiânia

2014: Rubens Barrichello comemora Milhão em Goiânia

2013: Ricardo Zonta em Interlagos

2013: Ricardo Zonta em Interlagos

Foto de: XPB Images

Pilotos da Corrida do Milhão de 2013. Reconhece todos?

Pilotos da Corrida do Milhão de 2013. Reconhece todos?

Foto de: Divulgacao

2012: Thiago Camilo em Interlagos

2012: Thiago Camilo em Interlagos

Largada da Corrida do Milhão de 2012

Largada da Corrida do Milhão de 2012

Foto de: Duda Bairros

Pódio da Corrida do Milhão de 2011

Pódio da Corrida do Milhão de 2011

Foto de: Divulgacao

2011: Thiago Camilo em Interlagos

2011: Thiago Camilo em Interlagos

Em 2011, a Corrida do Milhão teve a ilustre presença de Jacques Villeneuve

Em 2011, a Corrida do Milhão teve a ilustre presença de Jacques Villeneuve

Foto de: Duda Bairros

Ricardo Maurício comemora Corrida do Milhão

Ricardo Maurício comemora Corrida do Milhão

Foto de: Divulgacao

2010: Ricardo Mauricio em Interlagos

2010: Ricardo Mauricio em Interlagos

Foto de: Duda Bairros

2008: Valdeno Brito em Jacarepaguá

2008: Valdeno Brito em Jacarepaguá

Foto de: Divulgacao

20

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Após abandono no Milhão, Barrichello lamenta problema que vinha desde “sexta-feira”
Próximo artigo Ainda líder, Serra explica pódio 'fantasma' na Corrida do Milhão

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil