Stock Car Brasil
13 dez
-
15 dez
Evento encerrado
R
Goiânia - Corrida de Duplas
27 mar
-
29 mar
Próximo evento em
62 dias
10 abr
-
12 abr
Próximo evento em
76 dias
15 mai
-
17 mai
Próximo evento em
111 dias
R
Campo Grande
05 jun
-
07 jun
Próximo evento em
132 dias
R
Velo Città
26 jun
-
28 jun
Próximo evento em
153 dias
R
Santa Cruz do Sul
17 jul
-
19 jul
Próximo evento em
174 dias
R
Interlagos - Corrida do Milhão
21 ago
-
23 ago
Próximo evento em
209 dias
R
Londrina II
11 set
-
13 set
Próximo evento em
230 dias
16 out
-
18 out
Próximo evento em
265 dias
R
06 nov
-
08 nov
Próximo evento em
286 dias
R
Goiânia II
20 nov
-
22 nov
Próximo evento em
300 dias
R
Interlagos II
11 dez
-
13 dez
Próximo evento em
321 dias

Maurício lamenta punições, mas garante: "Não vou desistir" do tri

compartilhar
comentários
Maurício lamenta punições, mas garante: "Não vou desistir" do tri
Por:
, Repórter
13 de dez de 2019 11:15

Piloto da Eurofarma RC perdeu 40 pontos por causa de ganchos controversos ao longo do ano

Em meio à batalha judicial que envolve a desclassificação - ou vitória - de Ricardo Maurício da segunda corrida da última etapa em Goiânia, antes da finalíssima deste fim de semana, o bicampeão da Stock Car segue com esperanças de conquistar seu terceiro título neste domingo, em Interlagos. "Lógico, é difícil, mas a gente só vai realmente saber na bandeirada, então não vamos desistir", disse 'Ricardinho' ao Motorsport.com.

"Orgulhoso" de sua temporada em 2019, o piloto da Eurofarma RC quer "encarar o fim de semana com a cabeça tranquila e aproveitar o máximo possível". A declaração, porém, vem junto ao lamento pelos pontos perdidos ao longo do campeonato em função de controversas punições, como a que ocasionou o severo gancho na segunda corrida da última rodada dupla goiana, na qual Ricardinho conquistou vitória heróica após largar do fim do grid na prova nº 2.

Leia também:

"Eu tive 40 pontos que perdi só com penalizações durante a temporada: 12 na primeira rodada dupla de Goiânia, 4 no Velo Città e a vitória que perdi na segunda rodada de Goiânia. Se não fosse por isso, eu estaria a apenas dois pontos do Daniel [Serra, também da Eurofarma e líder do campeonato, com 335 pontos], então a gente conseguiu construir um campeonato bem bacana", ponderou Maurício, vencedor das temporadas 2008 e 2013 da Stock Car.

"A diferença é grande, são 43 pontos atrás do Daniel. E também há uma diferença boa para o Thiago [Camilo], já que são 12 pontos de desvantagem. Logo atrás, todo mundo já está mais colado, com Rubinho [Barrichello], Julinho [Campos] e [Felipe] Fraga na sequência, então é tentar fazer o nosso melhor dentro da pista", projetou Ricardinho, que está em terceiro, com 292 pontos.

"Ainda é muito difícil saber como vamos estar nos treinos e é uma corrida completamente diferente, porque tem muita gente que vai arriscar, talvez com algo diferente no classificatório, mas o que dá é para tentar fazer um fim de semana sólido e pontuar o máximo possível, chegando o mais à frente que pudermos. Eu preciso, o que quer que aconteça com Daniel e Thiago, chegar em terceiro lugar, então eu tenho que realmente ter um carro muito rápido, não só na classificação como na corrida".

Como alento para Maurício, fica a lembrança da vitória na Corrida do Milhão de 2019, também disputada em Interlagos. O competidor, porém, ressalta que as condições de cada etapa são bem diferentes: "Na Corrida do Milhão, eu venci, mas foi com um outro composto de pneu, mais mole, então a gente realmente não sabe o que vai acontecer neste final de semana".

GALERIA: Candidatos ao título 'flertam' com troféu da Stock Car 2019

Galeria
Lista

Finalistas da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
1/9

Foto de: Duda Bairros

Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Julio Campos e Felipe Fraga. Ao centro, troféu de 2019

Finalistas da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
2/9

Foto de: Duda Bairros

Candidatos ao título tiram selfie com o troféu

Finalistas da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
3/9

Foto de: Duda Bairros

Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Julio Campos e Felipe Fraga

Finalistas da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
4/9

Foto de: Duda Bairros

Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Julio Campos e Felipe Fraga

Finalistas da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
5/9

Foto de: Duda Bairros

Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Julio Campos

Finalistas da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
6/9

Foto de: Duda Bairros

Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Julio Campos

Finalistas da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
7/9

Foto de: Duda Bairros

Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Julio Campos

Finalistas da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
8/9

Foto de: Duda Bairros

Da esquerda para a direita: Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Julio Campos

Finalistas da Stock Car 2019

Finalistas da Stock Car 2019
9/9

Foto de: Duda Bairros

Líder Serra 'encara' os concorrentes no retão de Interlagos

"Por outro lado, chegando nesta última prova, o regulamento é consideravelmente parecido com o da Corrida do Milhão: um pouco diferente no que tange à classificação, mas os carros são ‘lacrados’ após o quali, então, em termos de acerto, estou confiante. Mesmo com um pneu diferente, ele demonstrou ser competitivo na Corrida do Milhão", analisou.

Outro aspecto que pode ser determinante na final deste domingo é a pontuação dobrada, que 'beneficia' Ricardinho: "Para mim, é importante, senão eu não estaria na briga pelo título. Nosso carro não é o mais rápido em classificatórios, deu para ver que é o do Thiago, que fez seis poles durante a temporada inteira. A Mattheis está com um carro muito bom na classificação e eles sempre fazem uma primeira corrida muito boa, com a segunda nem tão legal assim.

"Já a gente tem um carro bem sólido, que vai bem tanto na primeira quanto na segunda corrida, então conseguimos marcar uma pontuação bacana no somatório das duas provas, e acho que é isso que nos deixou bem no campeonato", comparou.

"Mas ficar fazendo matemática, conta para lá e para cá, não adianta tanto. Temos que ter uma base, sim, mas eu não vou ficar me preocupando muito com isso. Eu quero focar no meu trabalho, junto à minha equipe, no meu carro, porque é o que eu consigo tentar controlar. Não consigo controlar o resultado dos outros", completou Maurício.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

Galeria
Lista

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1/40

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
2/40

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
3/40

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
4/40

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
5/40

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
6/40

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
7/40

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
8/40

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
9/40

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
10/40

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
11/40

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
12/40

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
13/40

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
14/40

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
15/40

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
16/40

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
17/40

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega
18/40

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
19/40

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
20/40

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
21/40

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
22/40

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
23/40

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra
24/40

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
25/40

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
26/40

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
27/40

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
28/40

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
29/40

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
30/40

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
31/40

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
32/40

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
33/40

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
34/40

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
35/40

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
36/40

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
37/40

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
38/40

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
39/40

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40/40

Foto de: Fernanda Freixosa

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Próximo artigo
GALERIA: Candidatos ao título flertam com troféu da Stock Car 2019

Artigo anterior

GALERIA: Candidatos ao título flertam com troféu da Stock Car 2019

Próximo artigo

Stock Car: Camilo aposta em retrospecto para conquistar o título

Stock Car: Camilo aposta em retrospecto para conquistar o título
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Stock Car Brasil
Pilotos Ricardo Maurício
Autor Carlos Costa