Stock Car: Toyota revela Corolla Cross para temporada 2025; veja imagens

Modelo foi apresentado pela primeira vez com a plataforma que inaugura nova era com SUVs da principal categoria de automobilismo brasileiro

Toyota Corolla Cross da Stock Car

Nesta semana, o novo Toyota Corolla Cross que disputará o campeonato da Stock Car Pro Series no ano que vem foi revelado com a carroceria definitiva. Feito sobre a plataforma Audace SNG01, o SUV foi mostrado para as equipes de engenharia e executivos da Toyota GAZOO Racing na Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar, empresa promotora da Stock Car. O modelo vai acelerar na categoria ao lado do Chevrolet Tracker e do Mitsubishi Eclipse Cross, inaugurando uma nova era na competição a partir de 2025.

Leia também:

A história da Toyota GAZOO Racing na Stock Car começou em 2020, quando o atual Toyota Corolla estreou no grid da categoria. E, desde então, tem escrito uma história de conquistas ao longo dos primeiros cinco anos de disputas, com 106 corridas, 49 vitórias, 27 poles, 37 voltas mais rápidas e 141 pódios.

Toyota Corolla Cross da Stock Car

Toyota Corolla Cross da Stock Car

Foto de: Divulgacao

“Com esta aprovação, agora o Corolla Cross Stock Car está pronto para inaugurar uma nova era na categoria. É um momento de evolução na Stock Car, que desenvolveu um projeto dotado de muita tecnologia voltada para competição. Estamos muito felizes em fazer parte desse novo capítulo do automobilismo brasileiro”, diz Daniel Grespan, líder do projeto Toyota GAZOO Racing no Brasil.

Fabricada pela brasileira Magna Compósitos, a carroceria em material compósito inclui fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar. O novo Corolla Cross Stock Car já nasce mais leve, ágil, estável e tecnológico que os carros anteriores da categoria, encerrando a era dos sedãs.

Toyota Corolla Cross da Stock Car

Toyota Corolla Cross da Stock Car

Foto de: Divulgacao

Chama a atenção o perfil agressivo da versão de corrida do SUV da Toyota, cujo aspecto esportivo foi bastante acentuado pela presença do extrator e a grande asa ajustável na traseira. Novas tomadas de ar para freios e motor, inclusive sobre o capô, reforçam o visual deste projeto destinado às pistas e fruto de um intenso programa de testes em diversos autódromos do Brasil.

O motor passa a ser turboalimentado e de 2,1 litros com aproximadamente 500 cv de potência, utilizando gasolina Podium. O câmbio inglês de competição XTrac é sequencial e semiautomático, com seis velocidades, e é um dos destaques ao lado da conectividade proporcionada pelo sistema Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro.

Com amortecedores reguláveis e importados Penske Racing, a suspensão é independente nas quatro rodas, dotada de triângulos sobrepostos (“duplo A”) e sistema pushrod. Já o conjunto de rodas desenvolvidas no Brasil pela Mangels esconde os discos ventilados HipperFreios, pastilhas Cobreq (ambos projetados especificamente para a Stock Car) e pinças de competição da britânica AP Racing, operados por seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

Já o cockpit tem monitor e painel dotados de dezenas de novas funções, além de uma inédita câmera interna de 360 graus que será utilizada em breve durante as transmissões das corridas da Stock Car Pro Series e, também, por um aplicativo exclusivo que será lançado pela categoria.

“O Corolla Cross ficou muito interessante para quem gosta de automobilismo. É um grande reforço para o grid”, afirma Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “Do nosso ponto de vista, o grande desafio nessa nova era é mantermos, ou até melhorarmos, o nível de competitividade da Stock Car. Poucas categorias no mundo conseguem colocar praticamente todo o grid em menos de um segundo. Em algumas ocasiões, nós fazemos isso em menos de meio segundo. É uma meta ambiciosa, mas tenho certeza de que vamos superar as expectativas”, completa Julianelli.

“Apresentamos agora o Toyota Corolla Cross Stock Car com a filosofia de dar aos pilotos e equipes um carro extremamente competitivo, muito ágil, seguro e agressivo”, observa Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech. “Ele é o resultado do emprego de tecnologia de ponta criada por empresas que são líderes em seus segmentos. Estamos orgulhosos do resultado que nossos engenheiros estão obtendo”, destaca Bortoleto.

Exclusivo: DRUGOVICH REBATE CRÍTICOS, detalha PLANOS NA F1, avalia teste na INDY e fala de BORTOLETO

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Não só Ricciardo: ABISMOS SEM FIM na F1 | Futuro de Max, BORTOLETO 2025, DRUGO na Indy... LIPE PAÍGA

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

In this article
Redação Motorsport.com
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car: De volta a Buenos Aires, Suzuki quer manter 100% de aproveitamento de pódios no circuito argentino
Próximo artigo Stock Car: Suzuki lidera TL1 em Buenos Aires com top 4 separado por menos de 0s1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros