Conteúdo especial
Stock Car Velopark

Stock Car tem dias decisivos após 'epicentro de tretas' no Velopark, palco de denúncia, punições e 'rolos' entre pilotos

Acusação contra equipes coirmãs que brilham na tabela, desclassificação, penalidade de grid e 'trocas de farpa' entre companheiros e rivais agitam categoria

Vista aérea do Velopark

A Stock Car está no intervalo entre as etapas do Velopark e de Buenos Aires em 2024, com o campeonato deste ano chegando aos estágios decisivos na sequência internacional que também inclui o Uruguai, mas a categoria vem enfrentando momentos tensos desde o evento gaúcho, 'epicentro' das polêmicas do ano.

O editor recomenda:

A disputa de Nova Santa Rita (RS), aliás, marcou o ápice da grande 'treta' de bastidores na temporada, com o suposto uso de substâncias químicas em pneus vindo à tona para o público, como abordado em entrevista com Ricardo Molina, comentarista do Grupo Bandeirantes, que transmite a Stock Car Pro Series. Assista:

O Motorsport.com investigou profundamente a história e soube que a Hankook, fornecedora exclusiva de pneus da competição, está na Coreia do Sul iniciando a análise dos compostos usados pelos carros das equipes TMG e Crown no Velopark, onde o desempenho dos bólidos das escuderias coirmãs despertou suspeitas no quali disputado sob chuva no Rio Grande do Sul.

À reportagem, o chefe da TMG, Thiago Meneghel, negou quaisquer irregularidades e atribuiu os "boatos" à 'intriga da oposição'. Piloto da escuderia, Felipe Massa saiu do RS como vice-líder, mas foi desclassificado por perder o lastro do motor na etapa e caiu para quarto, com 581 pontos -- a TMG está recorrendo da punição. 'Co-companheiro' do ex-Fórmula 1, o jovem Felipe Baptista, da Crown, lidera com 675 tentos, enquanto Dudu Barrichello, da Full Time, tem 606, e Julio Campos, da Pole, soma 600.

“Estamos preparando um material para falar desse assunto, depois que isso tudo for esclarecido. Isso tudo denota até mais desespero de quem não sabe o que fazer”, afirma Thiago Meneghel

O chefe da TMG se mostrou confiante: “Fomos informados pela Vicar (promotora da Stock Car) que os pneus foram para a Coreia do Sul, há mais ou menos 10 dias, e até agora não tivemos nenhuma resposta disso, estamos aguardando também [o desfecho que deve vir nos próximos dias]. É lógico que a gente vem sendo acusado de uma série de coisas ao longo do ano, das mais estapafúrdias possíveis.”

"Teve muita denúncia nesse sentido, de que a gente tinha adulteração técnica na parte elétrica dos carros, dos controles de motor, de injeção, de borboleta nos carros. Foram lá pra Audace [Tech, o braço de desenvolvimento técnico do Grupo Veloci, que também é detentor da Vicar], desmontados inteiros, para verificar isso, não foi encontrado nada", seguiu.

“Tem uma série de boatos maldosos, que muitas vezes extrapolam o bom senso e são prejudiciais para a Stock, mas, na minha opinião, isso denota até mais desespero de quem não sabe o que fazer, para ter o que falar para patrocinadores ou justificar alguma eventual performance. Mas confiamos no trabalho que é feito pela CBA, os nossos carros já foram vistoriados mais de 30 vezes nesse ano”, disse Meneghel.

Desclassificação de Felipe Massa no Velopark

À reportagem, Thiago também reiterou crer na reversão da dura penalidade sofrida pelo ex-F1 nas cercanias de Porto Alegre. "O prazo depende do tribunal (STJD do automobilismo). Parece que tem uma certa fila, é muita coisa pendente de todas as categorias e nós estamos na fila, acredito que demora um pouco, não deve ser antes da próxima etapa, na Argentina", explicou o dirigente da TMG.

"É uma consequência muito dura e no nosso entendimento também é uma pena muito dura, com base naqueles argumentos que o Felipe (Massa) colocou muito bem [no Podcast Motorsport.com, disponível abaixo]. A gente vê o tempo todo toques, os carros andam muito junto e a gente vê carro terminando corrida sem paralama, sem farol, sem pedaço de para-choque, sem portas traseiras também", afirmou.

Watch: Trecho sobre Stock Car a partir de 57min15s

Punição de grid para Enzo Elias em Buenos Aires

Uma cena flagrada pela reportagem no fim de semana de Nova Santa Rita foi a 'cobrança' de Felipe Fraga ao staff de Enzo Elias na Crown após incidente entre os dois pilotos na largada da sprint, disputada no sábado. Campeão mais novo da história da Stock com o título de 2016 e piloto da Blau, Fraga foi 'tirar satisfações' com o concorrente e sua equipe, mas se contentou com o veredito do caso.

Após análise dos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Elias tomou penalidade para o grid na Argentina, devendo largar de último na próxima corrida da elite continental do esporte a motor. Trata-se de um importante revés para Enzo no campeonato, em que o piloto 'fecha' o top 10 de momento na tabela de classificação, prova da boa temporada do competidor.

'Rolo' entre companheiros na sessão classificatória

 

O quali chuvoso nas proximidades da capital gaúcha também foi marcado por confusão entre o pentacampeão Cacá Bueno, da KTF, e seu companheiro Guilherme Salas, detentor de vitórias e poles na categoria. O veterano escapou da pista e, ao voltar ao traçado, acabou se envolvendo em colisão com o 'parceiro'.

Cacá argumentou que as bandeiras amarelas já tremulavam quando de seu retorno à pista, de modo que Salas deveria ter diminuído a velocidade. Os comissários da CBA parecem ter concordado e excluíram Guilherme da classificação, colocando-o na última posição do grid. Bueno chegou a reclamar do companheiro nas redes, mas eles se resolveram e a KTF publicou os 'panos quentes' da dupla de pilotos.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Massa SINCERÃO: Raio-x da F1 24, Bortoleto e Alonso, PROCESSO de SINGAPURA-2008, Hamilton, ORDENS e mais; ouça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

In this article
Carlos Costa
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car enfrenta polêmica com ‘meleca’ irregular em pneus; entenda
Próximo artigo Stock Car anuncia Goiânia como praça da penúltima etapa de 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros