Recomendado para você

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1
Últimas notícias

TCR South America é lançado com três corridas previstas para Brasil e início em abril de 2021

Categoria que envolve mais de 30 campeonatos pelo mundo chegará à América do Sul no próximo ano

Apresentação TCR South America

Nesta terça-feira (02) aconteceu a apresentação online do TCR South America, campeonato sul-americano de turismo, que deve ter sua primeira temporada em 2021, com início previsto para o mês de abril. Estiveram presentes, além de Marcello Lotti, presidente do WSC Group, representantes dos países envolvidos, além de Maurício Slaviero, promotor do Brasil, e os pilotos Esteban Guerrieri, Bebu Girolami e Augusto Farfus.

Esta será a primeira empreitada do conceito TCR em terras sul-americanas. O grupo administra mais de 30 campeonatos pelo mundo, com mais de 700 carros de competição. O campeonato mundial, WTCR é o certame com mais visibilidade, além do ETCR o primeiro elétrico, que será iniciado em breve.

Leia também:

A previsão é que aconteçam oito etapas em 2021, sendo três no Brasil, três na Argentina, uma no Chile e uma no Uruguai. Segundo Slaviero, os fins de semana no Brasil devem acontecer no Autódromo de Interlagos e Curitiba, com a terceira vaga podendo ser no Velopark, Velo-Città ou Goiânia.

Equilíbrio e carros

As equipes terão apoio das fábricas, mas não haverá equipes oficiais das montadoras. Ainda não há fabricantes confirmados, nem equipes, com esta definição acontecendo no final de julho, segundo a categoria.

O Grupo TCR se baseia em ter o menor custo mínimo, além de utilizar o BoP (Balance of Performance) ou o lastro, para haver equilíbrio entre os competidores. Uma equipe que entrar no campeonato poderá ter de um a quatro carros, com o custo estimado de US$ 130 mil dólares por temporada por cada auto na pista, cerca de R$ 680 mil.

As marcas que já tem carros homologados pelo TCR e que podem fazer parte da versão sul-americana são: Alfa Romeo, Audi, Cupra, Honda, Hyundai, Kia, Lada, Link & Co, Opel, Peugeot, Renault, Subaru, Volkswagen e Fiat.

O carro terá motor 2.0L Turbo, baseado nos modelos de linha, com potência aproximada de 350 cavalos, câmbio sequencial de seis marchas paddle shift, rodas de 18 polegadas e tração dianteira. Fornecedores de combustível e pneus serão anunciados até setembro.

Formato

Cada etapa deverá ter dois dias de carros na pista, composto de dois treinos livres de 30 minutos cada e um treino classificatório dividido em Q1, Q2 e Q3 no sábado. No domingo, acontecem duas corridas de 35 minutos cada. A ordem do grid da primeira bateria será com o grid invertido do quali, a partir da 10ª posição, enquanto que na segunda prova, será obedecida a ordem da classificação de sábado.

Na primeira temporada, estão previstas a distribuição de 26 vagas no grid, sendo que 24 terão que ser de pilotos de Brasil, Argentina, Chile ou Uruguai. As duas restantes podem ser destinadas a pilotos de outros países do continente.

Representante brasileiro no WTCR, Augusto Farfus participou do evento online e se mostrou feliz pela chegada do campeonato.

“Comecei a correr no TCR no campeonato mundial e fiquei muito impressionado com a estrutura e o sucesso. É um campeonato muito equilibrado, deixa o público próximo do campeonato e com o BoP acaba proporcionando grandes disputas. Espero acompanhar de perto o campeonato e quem sabe até competir.”

VÍDEO: Luis Roberto: histórias de transmissões, com momentos históricos e algumas gafes

PODCAST: Entrevista com Reginaldo Leme: a lenda na cobertura da F1

 

Artigo anterior Renault: montadora não tinha interesse em ficar na F1 se regulamento permanecesse
Próximo artigo Carlin alega crise econômica por covid-19 e Nasr não correrá na abertura da Indy

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros