Renault: montadora não tinha interesse em ficar na F1 se regulamento permanecesse

Segundo Cyril Abiteboul, regulamento atual não dava condições para passar ao primeiro escalão, o que não interessava a montadora

Renault: montadora não tinha interesse em ficar na F1 se regulamento permanecesse

Na semana passada, a CEO interina da Renault, Clotilde Delbos, pôs fim às dúvidas sobre a permanência da montadora na Fórmula 1, ao confirmar o comprometimento para os próximos anos. Delbos, porém, enfatizou que o novo teto orçamentário, que será introduzido em 2021, teve um papel crucial na tomada dessa decisão.

Antes mesmo da chegada da Covid-19, a Renault já passava por um longo processo de revisão de todas as suas operações, incluindo o próprio automobilismo.

Leia também:

Com o fim do Pacto de Concórdia atual no final desse ano e a falta de equipes clientes para 2021, a Renault, em teoria, tinha uma oportunidade ideal para sair do esporte.

Na semana passada, a empresa anunciou a demissão de 15 mil funcionários ao redor do mundo como parte de uma tentativa de salvar dois bilhões de euros (cerca de R$ 12 bilhões), mas Delbos disse que o programa de automobilismo continua sendo peça chave da estratégia de marketing da montadora.

"Houve muita especulação sobre a permanência da Renault na F1", disse Abiteboul ao Motorsport.com. "Acredito que ela pôs um fim a esses rumores, e era necessário fazer isso".

"Obviamente havia um anúncio de planos maiores, uma revisão do modo como a companhia operava, as prioridades, e acho que havia uma especulação que a saída da F1 seria uma oportunidade de cortar gastos".

"Mas ela deixou claro que isso não é apenas um gasto, mas também um investimento, e os gastos associados com esse investimento estavam se tornando cada vez melhores, e não por causa do último regulamento".

"Francamente, é um processo em andamento, não é apenas o anúncio da semana passada. O processo começou na verdade quando voltamos, em 2016. Era a nossa expectativa que em algum momento no futuro haveria um regulamento financeiro que controlasse essa guerra, e também algo do tipo para motores e mais".

"Estávamos fazendo lobby por isso desde então, e, claramente, com os anúncios recentes, não havia motivos para não deixar claro que a Renault vai ficar".

Abiteboul disse que a direção da equipe da F1 está em contato contínuo com os executivos da montadora sobre o futuro do regulamento.

"Tivemos uma oportunidade constante de encontrar com a direção executiva da Renault", disse. "Nós frequentemente informamos eles sobre o que está acontecendo em nosso mundo, que é muito diferente do mundo dos negócios de carros de rua".

"Novamente, a semana passada não foi um ponto fora da curva. Tivemos múltiplas oportunidades de conversar sobre a direção que a F1 estava tomando, de uma perspectiva estratégica, mas também em termos de marketing, do que está sendo feito para melhorar o show, tornar a plataforma mais valiosa e também para tornar os custos mais razoáveis - não apenas os custos de participação, mas também de ser competitivo".

"Porque, no final do dia, é isso que queremos. Queremos ser competitivos, e era muito claro para nós que, na configuração atual, não havia a possibilidade de passar do segundo escalão para o primeiro".

"Não tínhamos nenhum interesse em fazer parte disso. Mas o teto orçamentário está mudando isso, e o novo regulamento técnico também está".

GALERIA: Relembre os carros da Renault na F1

1977: Renault RS01
1977: Renault RS01
1/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01
1978: Renault RS01
2/22

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10
1979: Renault RS10
3/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20
1980: Renault RE20
4/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30
1981: Renault RE30
5/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30
1982: Renault RE30
6/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40
1983: Renault RE40
7/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50
1984: Renault RE50
8/22

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60
1985: Renault RE60
9/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202
2002: Renault R202
10/22

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23
2003: Renault R23
11/22

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24
2004: Renault R24
12/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25
2005: Renault R25
13/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26
2006: Renault R26
14/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27
2007: Renault R27
15/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28
2008: Renault R28
16/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet
2009: Renault R29
2009: Renault R29
17/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16
2016: Renault R.S.16
18/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17
2017: Renault R.S.17
19/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18
2018: Renault R.S.18
20/22

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19
2019: Renault R.S.19
21/22

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
2020: Renault R.S.20
2020: Renault R.S.20
22/22

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon

VÍDEO: Entenda o que há de verdade na possível volta de Alonso à F1

PODCAST #046: Entrevista com Reginaldo Leme: a lenda na cobertura da F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F1 encara "novo normal" com reabertura das fábricas das equipes

Artigo anterior

F1 encara "novo normal" com reabertura das fábricas das equipes

Próximo artigo

Hamilton diz que ficou "dominado pela raiva" por eventos ocorridos nos EUA

Hamilton diz que ficou "dominado pela raiva" por eventos ocorridos nos EUA
Carregar comentários