TCR Brasil anuncia teste para campeão da Copa Brasil de Kart

Novidade foi anunciada no fim de semana da primeira etapa em solo brasileiro no ano

Rapha Reis

Em coletiva que antecedeu a quarta etapa do TCR South America Banco BRB e a estreia do TCR Brasil Banco BRB em Interlagos, Fernando Julianelli (CEO da VICAR), Maurício Slaviero (Promotor do TCR Brasil e TCR South America) e Binho Carcasci (Presidente da Comissão Nacional de Kart) anunciaram que o vencedor da Copa Brasil de Kart na classe Graduados A ganhará um teste visando sua participação nos campeonatos de 2024.

No mesmo evento, os dirigentes explicaram o formato da prova deste final de semana, que será simultaneamente disputada dentro do mesmo grid, sendo válida para o TCR South America e para o TCR Brasil.

Leia também:

Apesar de disputarem a mesma prova no fim de semana, os dois campeonatos oferecem inscrições separadas, sendo assim, a dupla inscrita para a prova deste fim de semana em Interlagos pode estar inscrita apenas no TCR Brasil Banco BRB, apenas no TCR South America Banco BRB ou em ambas.

Sendo assim, o ranqueamento final da corrida é feito conforme a inscrição de cada veículo. Para exemplificar: Caso o vencedor da corrida esteja inscrito apenas no certame brasileiro, a vitória da quarta etapa do Sul-Americano ficará com o primeiro carro inscrito na categoria a receber a bandeira quadriculada.

As atividades de pista para a quarta etapa do TCR South America Banco BRB e para a estreia do TCR Brasil Banco BRB começam na sexta-feira com o shakedown. O sábado é reservado para treinos livres e o classificatório, que será dividido entre pilotos titulares e pilotos convidados.

Já no domingo acontece a segunda e última prova de endurance da temporada com duração de 60 minutos ou 100km. A corrida tem transmissão da ESPN 4 para o Brasil.

"Profissionalmente minha função na comissão de kart é fazer o kartismo crescer e dar oportunidades para os pilotos participarem de mais eventos. Sempre busquei criar oportunidade para os pilotos se profissionalizarem no automobilismo e alçar outros voos além da Fórmula 1", disse Binho Carcasci.

"Nesse momento inicial, o campeão da Copa Brasil de Kart, na categoria Graduados, irá ganhar um dia de testes com o carro do TCR. Sei que isso pode parecer pouco, mas para um piloto isso não é! Nesse teste ele pode conhecer o carro e experimentar a categoria de um modo geral e isso funciona muito bem. Estou muito feliz em poder oferecer isso ao vencedor."

"Ter essa plataforma junto com os nosso produtos hoje na VICAR é interessante para nós, pois podemos mostrar aos pilotos que existem outros caminhos além dos carros de Fórmula para se seguir no automobilismo", comentou Fernando Julianelli.

"Temos dentro do nosso guarda-chuvas esses dois mundos do automobilismo, os turismo e os fórmula. Estamos em contato sempre com a CBA e com a comissão de kart para poder trazer outros sonhos para outros pilotos que não vão correr no Fórmula o resto da vida".

"O TCR é um conceito muito interessante para os pilotos e montadoras ao redor do mundo todo", disse Maurício Slaviero. "Com todos os carros sendo homologados por um mesmo gestor, uma equipe ou um piloto pode disputar provas de TCR ao redor do planeta inteiro em qualquer lugar que tenha um campeonato de TCR".

"A chegada do World Ranking e do World tour é mais uma janela para isso, pois etapas selecionadas dos principais campeonatos de TCR do mundo contarão pontos para o ranking mundial, que classifica pilotos para o World Final. O TCR Brasil e o TCR South America são dois campeonatos bem situados no ranking mundial pelo tamanho de seus grids e isso gera mais pontos para os pilotos poderem ter essa vitrine mundial todo ano".

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior TCR South America promove etapa em Interlagos com entrada solidária; saiba mais
Próximo artigo TCR South America: Reischl e Salas são os mais rápidos no shakedown em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil