GUIA: Conheça o TCR South America, categoria que vem ganhando destaque no cenário sul-americano

Criado em 2021, campeonato vem se expandido e já ganha nova competição focada no Brasil

TCR South  America

Nos dias 9 a 11 de junho, Interlagos volta a receber o automobilismo internacional, desta vez com uma categoria sul-americana jovem, mas que segue crescendo a cada etapa: o TCR South America.

Em apenas três anos, o TCR SA vem se consolidando como uma importante categoria do cenário sul-americano, e vem atraindo a atenção inclusive do próprio TCR a nível mundial. Mas, você sabe o que é o TCR e o TCR SA? Não? Então o Motorsport.com explica tudo nesse especial!

Leia também:

O que é o TCR?

O TCR é uma sigla para “Tourism Car Racing”, ou seja, corridas de carros de turismo. O modelo utilizado atualmente foi desenvolvido em 2014 por Marcello Lotti que, por muito tempo, gerenciou o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC).

Lançado oficialmente em 2015 como TCR International Series, a categoria seguiu a mesma estrutura de fim de semana do WTCC, com dois treinos livres, uma classificação em duas sessões e duas corridas.

A estreia aconteceu no final de março de 2015, em Sepang, na Malásia e, no final daquele ano, Stefano Comini conquistou o título de pilotos com a SEAT León Cup Racer, o modelo dominante do grid naquele momento.

Aos poucos, o modelo TCR foi ganhando força, com edições locais e regionais surgindo, como o TCR Asia, o TCR Europe, TCR Itália, TCR Dinamarca e mais. Com isso, no final de 2017, a FIA anunciou a fusão do TCR com o WTCC para a criação do WTCR, o novo Mundial da categoria.

TCR South America; Ignacio Montenegro

TCR South America; Ignacio Montenegro

Photo by: Divulgacao

TCR South America e TCR Brasil

O TCR South America foi anunciado no começo de 2020, como forma de expansão da categoria para novos mercados e, inicialmente, incluiria provas no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Chile, sendo que este último ainda não recebeu nenhuma etapa.

Em entrevista à época, Lotti disse que a América do Sul era um desejo devido à força das competições de turismo na região, como a Stock Car no Brasil e a Super TC2000 na Argentina.

A etapa inaugural do TCR South America aconteceu no fim de junho de 2021, em Interlagos, e ainda teve uma passagem por Curitiba no mês seguinte antes de se dirigir ao Uruguai e à Argentina. Em 2023, são previstas quatro provas em solo brasileiro: além de Interlagos, a categoria passa por Santa Cruz do Sul, Velocitta e fecha o campeonato em Brasília, no início de dezembro.

Até agora, a categoria já consagrou dois campeões: o espanhol Pepe Oriola, em 2021, e o argentino Fabricio Pezzini em 2022.

E a temporada 2023 traz ainda uma importante novidade: o TCR Brasil. Com cinco etapas previstas, a edição brasileira será disputada dentro das provas do TCR South America, como um campeonato integrado à categoria principal

Modelo do carro e do campeonato atrai montadoras

Um dos diferenciais do modelo do TCR é o regulamento sobre os carros, que atrai o interesse das montadoras. Nas regras atuais, são permitidos modelos do Segmento C, Hatchback ou Sedan, que utilizam câmbio sequencial de seis marchas, possuem tração dianteira e um motor turbo de 2L (máximo) com potência aproximada de 350cv.

Outro ponto que facilita a entrada das montadoras é a padronização do regulamento, que é o mesmo para todas as edições nacionais, regionais ou mundial do TCR. Além disso, é previsto um controle de gastos e uma competitividade maior.

Isso permite que as marcas possam usar o campeonato como forma de aumentar o brand awareness em regiões nas quais possui quase ou nenhuma penetração, como é o caso da Lynk & Co, que inclusive já possui títulos no TCR South America.

Atualmente, o TCR tem homologados carros de 17 montadoras, em uma lista que inclui gigantes do setor automotivo como Volkswagen, Toyota, Renault, Honda, Hyundai, Audi e Fiat, e outras mais desconhecidas do grande público, como Cupra, MG, Lynk & Co e mais. Além destas, algumas marcas como a Ford e a Mercedes já anunciaram projetos para a categoria.

TCR South America em Termas de Rio Hondo

TCR South America em Termas de Rio Hondo

Photo by: Divulgacao

Como é o formato do campeonato

O TCR South America segue o modelo das demais séries, com atividades ao longo de três dias. No final do primeiro, um rápido shakedown, seguido do classificatório no sábado e a corrida no domingo.

O formato atual prevê dois tipos de corrida: sprint e endurance. Em finais de semana sprint, são realizadas duas corridas de 35 minutos cada, com a primeira definindo o grid de largada com a inversão de parte do resultado da classificação. O vencedor da primeira prova ganha 40 pontos contra 35 da segunda.

Já nas provas de endurance, os titulares fazem duplas com pilotos convidados para uma única prova no domingo com duração de 60 minutos mais uma volta. Aqui também são distribuídos 40 pontos para a dupla vencedora.

TCR World Ranking, TCR World Tour e TCR Finals

Com o crescimento do TCR ao redor do mundo, a categoria passou a adotar um novo modelo de campeonato mundial. A partir de 2023, o WTCR deu lugar ao TCR World Tour.

Esse formato consiste na utilização de nove eventos selecionados de campeonatos de TCR ao redor do mundo para a temporada. Para este ano, as etapas de El Pinar no Uruguai e San Luís na Argentina foram escolhidas dentro do calendário do TCR SA para a disputa. Então, além do grid tradicional do TCR SA, pilotos do mundo todo virão para essas duas provas.

Ao final das nove etapas, que incluem partes do calendário do TCR Europa, Itália, Austrália e Ásia, os 15 melhores colocados se classificam para o TCR World Final, que determinará o grande campeão Mundial de TCR do ano. A final de 2023 acontecerá no início de 2024 em local a ser anunciado.

Porém, a lista de classificados para o World Final conta com 60 vagas. As outras 45 são determinadas pelo TCR World Ranking, que faz um rankeamento de todos os pilotos de todos os campeonatos de TCR ao redor do mundo. A lista completa pode ser vista aqui.

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Com três pilotos brasileiros, PMO Motorsport estreia no TCR Brasil
Próximo artigo TCR South America promove etapa em Interlagos com entrada solidária; saiba mais

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil