TCR South America, World Tour, Finais: Entenda como funciona o modelo TCR pelo mundo

Padronização do regulamento da categoria a nível mundial é um dos principais responsáveis pela popularização do formato

TCR South America

Foto de: Divulgacao

Com apenas três anos de existência, o TCR South America vem se consolidando como um dos campeonatos mais importantes da região. E um dos pontos que ajuda a impulsionar o crescimento da categoria é o regulamento padronizado do TCR ao redor do mundo.

Mas você sabe como é o funcionamento do TCR ao redor do mundo? Não? Então se liga neste especial que o Motorsport.com explica certinho como é a estruturação da categoria que vem ganhando destaque dentro e fora da América Latina.

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O que é o TCR?

O TCR é uma sigla para “Tourism Car Racing”, ou seja, corridas de carros de turismo. O modelo utilizado atualmente foi desenvolvido em 2014 por Marcello Lotti que, por anos, gerenciava o então Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC).

Com nome de TCR International Series, a categoria foi lançada em 2015, seguindo a mesma estrutura do então WTCC, em Sepang, na Malásia. Ao final daquele ano, Stefano Comini foi coroado com o título de pilotos a bordo do SEAT León Cup Racer.

Rapidamente, o modelo TCR foi ganhando força, com o surgimento de campeonatos locais e regionais, como o TCR Asia, TCR Europe, TCR Itália e mais. Vendo a popularidade do formato, a FIA anunciou no final de 2017 a fusão do TCR co o WTCC para a criação do novo Mundial da categoria, o WTCR.

Raphael Reis

Photo by: Rafael Gagliano

Raphael Reis

TCR South America e TCR Brasil

Aproveitando a popularidade do formato, o TCR South America é anunciado no começo de 2020 em meio a uma busca de expansão da categoria para novos mercados, com provas no Brasil, Argentina e Uruguai. Inicialmente, o Chile também sediaria etapas, o que ainda não ocorreu. Na época, Lotti disse que esse era um desejo da WSC devido à força das competições de turismo na área, como a Stock Car no Brasil e a Super TC2000 na Argentina.

A primeira corrida do TCR South America aconteceu no fim de junho de 2021 em Interlagos, com uma passagem por Curitiba no mês seguinte antes de sua ida para Uruguai e Argentina. A bordo do Honda Civic Type-R TCR (FK7), o espanhol Pepe Oriola foi o campeão entre os pilotos com a brasileira W2 ProGP levando a melhor entre as equipes.

Com oito etapas entre Brasil, Uruguai e Argentina, o TCR South America voltou em 2022 com uma disputa intensa entre os argentinos Fabricio Pezzini e Juan Ángel Rosso pelo título, com Pezzini levando a melhor apesar do abandono na última corrida em San Juan.

Para 2023, o TCR South America retornou com um recorde de 10 etapas entre Brasil, Uruguai e Argentina. E a apenas uma prova do fim, em Cascavel, temos novamente uma disputa entre argentinos pelo título, com apenas nove pontos separando Ignacio Montenegro (435) de Bernardo Llaver (426).

E a grande novidade da temporada é a criação do TCR Brasil. Correndo junto com o TCR South America, o primeiro ano da categoria contou com um calendário de seis provas em cinco finais de semana, concluindo a disputa junto com o South America em Cascavel. Neste momento, Raphael Reis é o líder com 252 pontos, contra 223 de Montenegro e 211 de Galid Osman.

TCR World Tour e TCR South America

Photo by: Divulgacao

TCR World Tour e TCR South America

TCR a nível mundial: World Ranking, World Tour e Finals

Devido ao crescimento do modelo TCR ao redor do mundo, a WSC passou a adotar um novo modelo para definir o campeão mundial da classe. Em 2023, foi introduzido o TCR World Tour no lugar do WTCR.

Esse formato consiste na seleção de nove eventos de campeonatos de TCR ao redor do mundo para a formação de uma disputa própria. Para este ano, o World Tour desembarcou na América do Sul para duas etapas correndo junto com o grid do TCR South America.

Ao final destas nove etapas, os 15 melhores colocados se classificam para o TCR World Finals, que vai determinar o campeão mundial de TCR do ano. A etapa decisiva será realizada em Portimão no começo de 2024.

Além destes 15 pilotos, outros 45 serão classificados para o TCR World Finals. Estes são selecionados com base na classificação do TCR World Ranking, outra novidade introduzida em 2023. Essa classificação faz o rankeamento de todos os pilotos e todos os campeonatos de TCR pelo mundo, com coeficientes determinados pelo nível de competitividade dos certames.

Neste momento, o TCR South America tem dois representantes entre os 15 melhores colocados do mundo todo: vice-líder, Bernardo Llaver é o 13º colocado, enquanto o líder Ignacio Montenegro é o 15º.

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