Copa Truck recheada de disputas deixa Santa Cruz do Sul com líderes empatados

Wellington Cirino e Beto Monteiro cruzam linha de chegada separados por 0,1 segundo e empatam na classificação do campeonato

Wellington Cirino

Wellington Cirino

Vanderley Soares

O Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS) recebeu neste domingo a segunda etapa da Copa Truck 2022. Enquanto no sábado o clima favoreceu as disputas com pista seca e asfalto marcando 49ºC, a garoa intermitente durante toda a manhã e o vento baixaram a temperatura da pista para 23ºC. A leve e insistente chuva deu trégua no início da tarde para a disputa dos caminhões, que terminou com vitória dupla da Mercedes com Roberval Andrade na primeira e Wellington Cirino na segunda.

O editor recomenda:

Foi a primeira vitória de Roberval por sua nova equipe ASG Motorsports. O paulista tomou a liderança do pole position Paulo Salustiano já na freada da primeira curva após a largada, e Salustiano ainda foi superado pelo colega de Volkswagen Beto Monteiro – com os dois disputando posição durante toda a prova até fechar o pódio com Monteiro em segundo e Salustiano em terceiro.

Andrade disse: “Lavamos a alma com essa vitória. Foi um final de semana muito difícil para a equipe, que passou a noite reconstruindo meu caminhão de ontem para hoje. A equipe me prometeu que eu iria participar da corrida, mas jamais pensei que fosse vencer. Eles me deram um caminhão muito rápido e fico muito feliz porque isso selou a união e a garra da equipe”.

Régis Boessio, Wellington Cirino – vencedor da corrida 1 de sábado -, Felipe Giaffone, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues fecharam os oito primeiros na inversão do grid para a largada da corrida 2. A exemplo do sábado, Débora largou na frente novamente na segunda disputa. No entanto, ela perdeu a ponta na largada e ainda foi envolvida em uma série de toques com outros caminhões. Embora tenha conseguido retornar à pista, ela terminou em 11º, enquanto Roberval Andrade, Regis Boessio e Ricardo Alvarez tiveram de abandonar a segunda prova.

Cirino assumiu a ponta com o Mercedes-Benz tendo o Volkswagen de Beto Monteiro em seu encalço por todas as 11 voltas da corrida. O pernambucano tentou o tempo todo a ultrapassagem, especialmente nos principais pontos de frenagem da pista, como nas curvas 1, 3 e 4, mas o paranaense soube se manter à frente. A dupla cruzou a linha de chegada na bandeirada separada por apenas 0,151 segundo. Paulo Salustiano completou mais uma vez o pódio, com Danilo Alamini e Felipe Giaffone fechando os cinco primeiros.

Cirino afirmou: “A equipe programou muito bem o acerto do caminhão para todo tipo de condição, fosse pista seca, molhada ou intermediária. O caminhão estava excelente, com os freios muito bem acertados. Tenho que agradecer muito a este time, à Mercedes-Benz pelo caminhão e pelos bons resultados. Agora é revisar tudo para chegarmos fortes em Interlagos”.

Se na pista a diferença foi mínima, na classificação geral do campeonato após as duas primeiras etapas realizadas neste final de semana ela praticamente não existe. Cirino e Monteiro estão empatados na liderança com 67 pontos, com ligeira vantagem ao piloto da Mercedes-Benz por ter já anotado duas vitórias, contra nenhuma do da Volkswagen – Beto fez dois segundos lugares neste domingo.

Salustiano é o terceiro apenas dois pontos atrás dos líderes, com Felipe Giaffone em quarto com 53. Regis Boessio (46 pontos), Debora Rodrigues (44), Roberval Andrade (38), Luiz Lopes (33), Jaidson Zini e Djalma Fogaça (23), e Adalberto Jardim, com 21, fecham a ordem dos 11 pilotos que pontuaram no final de semana em Santa Cruz do Sul.

O segundo encontro do ano – a terceira etapa da temporada – acontece em São Paulo (SP) no dia 1º de maio, no Autódromo de Interlagos.

Classificação do Campeonato (top 10)
Classificação do Campeonato (Top-10)
1º - Wellington Cirino, 67 pontos
2º - Beto Monteiro, 67 pontos
3º - Paulo Salustiano, 65 pontos
4º - Felipe Giaffone, 53 pontos
5º - Débora Rodrigues, 49 pontos
6º - Régis Boessio, 46 pontos
7º - Luiz Lopes, 41 pontos
8º - Roberval Andrade, 38 pontos
9º - Djalma Fogaça, 30 pontos
10º - Adalberto Jardim, 28 pontos

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - Boletim do segundo dia de testes de pré-temporada da F1 no Bahrein

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Copa Truck abre temporada com vitórias de Cirino e Salustiano e acidente múltiplo
Próximo artigo Copa Truck: Iveco Usual Racing coloca Giaffone, Pivetta e Abbate no pódio de Santa Cruz do Sul e vence na Super Truck

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil