Porsche domina primeira fila em Spa; di Grassi é 4º
Equipe de Stuttgart domina classificação para as 6 Horas de Spa e o trio do #1, com Webber/Bernhard/Hartley é pole, com Lucas di Grassi em 4º e Nelsinho Piquet em 8º; brasileiros não vão bem na LMP2 e Fernando Rees larga em terceiro na LMGTE-Pro
A Porsche deu uma demonstração de força nesta sexta-feira (6) e garantiu, com sobras, a primeira fila das 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda etapa da temporada 2016 do Mundial de Endurance. O trio dos atuais campeões foi para a pista com Timo Bernhard e Brendon Hartley - mark Webber completa o line up do #1 - que conseguiram a média de 1min55s793.
A marca foi mais do que suficiente para conquistar a pole position, já que o #2, pilotado por Neel Jani e Marc Lieb - além de contar com Romain Dumas - obteve 1min56s590, tempo 0s797 mais lento do que os companheiros de equipe. Ainda assim, nenhum dos dois carros teve as posições ameaçadas por Audi e Toyota, que se mostraram incapazes de acompanhar o ritmo dos 919 Hybrid.
A posição de 'melhor do resto' coube à Toyota, com o #6 de Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin e Mike Conway. O japonês e o francês ficaram a 1s905 do tempo da pole, mas bateram o Audi #8, de Lucas di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis por 0s018 para ficar com o terceiro posto do grid.
Na sequência, outro duelo entre Audi e Toyota que foi vencido pela fabricante japonesa: o #5, de Anthony Davidson, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi bateu o #7, de André Lotterer, Benoît Treluyér e Marcel Fässler, que larga em sexto, a mais de dois segundos da pole.
Nos LMP1 privados, os carros da Rebellion superaram facilmente o rival da ByKolles, com o #13, de Alexandre Imperatori, Matheo Tuscher e Dominik Kraihamer, superando o #12 de Nelsinho Piquet, Nick Heidfeld e Nicolas Prost.
LMP2: pole para a G-Drive
Na LMP2, a G-Drive larga na pole pela segunda vez consecutiva, com o #26 de Romain Rusinov, René Rast e Nathanael Berthon conseguindo 0s5 de vantagem sobre o #36 da Signatech, pilotado por Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stéphane Richielmi.
Os brasileiros, no entanto, não tiveram uma boa classificação: o #43, de Bruno Senna, Filipe Albuquerque e Ricardo González larga em sexto na classe, com o #31 de Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming partindo da oitava posição.
LMGTE-Pro: Ferrari faz 1-2 e Rees é 3º; Aston Martin é pole na LMGTE-Am
Na LMGTE-Pro, a Ferrari continua dando as cartas: a #71, de Davide Rigon and Sam Bird largam em primeiro, seguido pela #51, de James Calado e Gianmaria Bruni. O 'balance of performance', que reduziu o peso dos carros da Aston Martin na classe, trouxe resultado para o #97 de Fernando Rees, Jonathan Adam e Richie Stanaway, que parte em terceiro.
Já na LMGTE-Am, a marca britânica não teve problemas para conquistar a pole, com o #98 de Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana conseguindo confortáveis 1s8 de vantagem sobre o segundo colocado, a Ferrari #83, de Emmanuel Collard, Rui Águas e François Perrodo
A largada das 6 Horas de Spa-Francorchamps está marcada para às 9h30 (de Brasília) deste sábado.
Confira o grid de largada para as 6 Horas de Spa:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.