WEC: Negrão chega a Portugal para segunda etapa da temporada 2023
Em processo de evolução com novos companheiros e carro da LMP2, brasileiro da Alpine espera usar conhecimento prévio da pista a seu favor
O Mundial de Endurance (WEC) chega à segunda de sete etapas em 2023 neste final de semana, nas 6 Horas de Portimão, a serem disputadas no Circuito Internacional do Algarve, em Portugal. A prova abre o agitado mês de abril, que ainda terá mais uma etapa, as 6 Horas de Spa-Francorchamps, no dia 29.
A prova de Portugal – a ocorrer no próximo domingo, 16 de abril – será importante no ganho de entrosamento de André Negrão e seus companheiros de equipe, o mexicano Memo Rojas e o britânico Olli Caldwell.
Além disso, será também importante para a equipe Alpine melhorar seu acerto base para os carros, tudo visando a prova mais importante do ano: as 24 Horas de Le Mans, em junho.
Apesar de vários desafios neste final de semana, Negrão – atual vice-campeão do WEC na Hypercar – tem a seu favor o fato de já ter andado com o Oreca 07 e os pneus Goodyear (compulsórios na LMP2) na pista de Portimão. Antes de testar na pista de Sebring e participar das 1000 Milhas de Sebring – prova de abertura da temporada – ele treinou exatamente nesse circuito de Portugal.
Apesar de ter sido apenas no início do trabalho desta temporada, Negrão crê que o fato de já ter dados do circuito possa ajudar na aclimatação nesta segunda etapa de 2023.
“Vamos animados neste final de semana para a primeira corrida na Europa, as 6 Horas de Portimão”, disse o brasileiro, que em 2021 marcou a pole position para a prova portuguesa na categoria Hypercar e finalizou aquela corrida em terceiro lugar.
“É uma pista de que tenho boas recordações, já que estivemos próximos de ganhar em 2021 na categoria principal. É também o local onde iniciamos o trabalho neste ano, e por isso já sabemos um pouco o que esperar – apesar de termos treinado em temperaturas mais frias no inverno europeu.”
Negrão destaca que ele, seus companheiros e a Alpine visam melhorar a performance alcançada na primeira etapa de 2023, nos Estados Unidos.
“Nosso foco é tentar ganhar mais entrosamento dentro da equipe com meus parceiros e entender um pouco mais nosso conjunto. Infelizmente tivemos alguns problemas em nosso trabalho em Sebring, mas reavaliamos muita coisa e tenho certeza de que seremos mais fortes em Portugal”, concluiu o piloto brasileiro.
Confira a programação para este final de semana (horários de Brasília):
Sexta-feira, 14
Treino livre 1: 6h30-8h
Treino livre 2: 11h30-13h
Sábado, 15
Treino livre 3: 7h15-8h15
Classificação: 11h30-12h30
Domingo, 16
Corrida: 8h-14h
MUNDIAL DE ENDURANCE: TEMPORADA 2023
Data / Pista / País / Duração
17/03 - Sebring - EUA - 1000 milhas
16/04 - Portimão - Portugal - 6 horas
29/04 - Spa-Francorchamps - Bélgica - 6 horas
11/06 - Le Mans - França - 24 horas
09/07 - Monza - Itália - 6 horas
10/09 - Fuji - Japão - 6 horas
04/11 - Sakhir - Bahrein - 8 horas
EQUIPE ALPINE RENAULT ELF TEAM
PILOTOS
André Negrão, 30 anos, Brasil
Olli Caldwell, 20 anos, Inglaterra
Memo Rojas, 41 anos, México
CARRO: ALPINE A470
Chassi: Oreca 07 (França), fibra de carbono
Motor: Gibson GK-428 (Inglaterra), 4,2 litros, V8 naturalmente aspirado, gasolina, 603cv
Eletrônica: Cosworth (Inglaterra)
Câmbio: Xtrac Transmission (Inglaterra), 6 velocidades
Tanque: 75 litros, padrão FIA FT3
Ouça Massa detalhando possível judicialização do título da F1 2008 por causa do 'Crashgate'
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.