Toyota se mostra disposta a dar teste a Raikkonen no WRC
Chefe da equipe Toyota do WRC, Tommi Makinen está pronto para deixar um Yaris disponível para que Kimi Raikkonen, atualmente piloto da Ferrari na F1, faça um teste.
O futuro de Raikkonen na F1 é incerto, sendo que a Ferrari já se inclina para a possibilidade de substituí-lo por Charles Leclerc em 2019.
Apesar de fontes do Motorsport.com indicarem que os rumores sobre um retorno de Raikkonen aos ralis pela Toyota não possuem fundamento, Makinen deixou claro que a porta está aberta para um teste.
“Ele ainda não testou nada, mas por que não?”, disse, em entrevista ao Motorsport.com.
“Se ele quiser guiar o carro, eu o deixo, sem dúvidas.”
Makinen supervisionou Raikkonen quando ele participou de alguns eventos na Finlândia e na Itália, pouco antes de sua atuação no Rali da Finlândia do WRC, em 2009.
“Sei como ele está pilotando. Ele pilota muito bem, ele não é louco”, disse Makinen, que é tetracampeão do WRC.
Raikkonen se concentrou nos ralis durante seu período sabático da F1, entre 2010 e 2011, tendo como melhor resultado um quinto lugar na Turquia em sua primeira temporada.
Anteriormente, ele já falou sobre a possibilidade de retornar aos ralis, e entende-se que ele esteja bastante disposto a testar um carro da nova geração do WRC.
Atual diretor esportivo da Toyota no WRC, Kaj Lindstrom foi navegador de Raikkonen em todas suas participações no rali.
“Você sabe como Kimi é. Quando ele guiou antes, disse que faria alguns ralis com a Fiat...”, disse Lindstrom ao Motorsport.com, referindo-se a como as participações discretas de Raikkonen em 2009 antecederam uma mudança definitiva ao WRC.
“Ele ainda não falou nada. Pode ser que ele queira fazer um rali ou algo do tipo, e seria interessante vê-lo no carro, mas nada ainda foi conversado.”
Lindstrom disse que, se Raikkonen “gostaria de fazer um rali” com a Toyota, “seria fácil para ele fazer isso”, já que “Tommi disse que ele é uma pessoa interessante”.
Contudo, ele alertou para que as expectativas não sejam movidas pela empolgação.
“Tommi o conhece muito bem, e Kimi também me conhece bem”, disse Lindstrom.
“Mas esse tipo de história precisa ter muito cuidado. Se dissermos algo, então vai parecer que temos Kimi no carro e na equipe por toda a temporada. Esse tipo de coisa pode ficar meio boba.”
Pentacampeão do WRC, Sebastien Ogier disse que um potencial retorno de Raikkonen seria bom para os ralis.
“Se ele quiser, então tenho certeza de que ele poderá ser bom”, disse Ogier ao Motorsport.com. “É apenas uma questão se ele quer ou não – sabemos que ele não é um cara que trabalha muito.”
“Mas um nome como Raikkonen nunca é ruim para o esporte, isso é certeza.”
Ogier, que foi parceiro de Raikkonen em 2010, na equipe Citroen Junior, alertou que ele encontraria uma categoria diferente em relação ao que era quando competiu.
“Lembramos quando ele veio há vários anos, ele teve dificuldades. Agora, depois de ficar de fora por um tempo, não será fácil – especialmente agora, que sinto que o nível é ainda mais alto do que era antes”, acrescentou o piloto.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.