WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos
Bicampeão mundial de rally se prepara para estrear como titular na Super Fórmula em 2026
Kalle Rovanperä, Toyota Gazoo Racing WRT
Foto de: Toyota Racing
Se preparando para a estreia oficial como titular em uma categoria de monoposto no ano que vem, Kalle Rovanpera completou seu primeiro teste em um carro de Fórmula 2.
Rovanpera anunciou planos para uma ousada mudança de carreira no mês passado, que fará com que o finlandês deixe o Campeonato Mundial de Rally no final da temporada para embarcar em uma carreira em monopostos.
O bicampeão do WRC(campeonato mundial de rally, na sigla em inglês) confirmou seus planos de competir na Super Fórmula do Japão no próximo ano e tem como meta uma possível mudança para a Fórmula 2 em 2027, sendo a Fórmula 1 um objetivo de longo prazo.
Rovanpera experimentou pela primeira vez o maquinário da F2 depois de postar fotos nas mídias sociais, pilotando um F2 preparado pela Hitech, com a marca Toyota, antes do Rally do Japão na próxima semana.
A quilometragem anterior de Rovanpera em monopostos é com carros de Fórmula 4 e Fórmula Renault 3.5, pilotados em um evento no Red Bull Ring. Isso aconteceu antes de ele experimentar um F1, o RB8, da Red Bull Racing.
"Primeiro teste de F2 realizado! Posso ficar feliz com os dias de teste. Conseguimos um tempo valioso e, finalmente, uma sensação real com o carro. Na próxima semana, será a vez do Rally do Japão", publicou Rovanpera nas redes sociais.
Falando antes de sua vitória no Rally da Europa Central no início deste mês, Rovanpera revelou que ainda não havia testado um carro de Super Fórmula, mas que planeja fazer isso em breve. O finlandês também explicou a lógica por trás do salto para a categoria japonesa em vez da rota mais convencional, passando por F3 e F2.
"Acho que a questão é que podemos construir o melhor cronograma assim [com a Super Fórmula]", disse Rovanpera quando perguntado pelo Motorsport.com.
"Obviamente, a Super Fórmula é um carro muito mais rápido do que a Formula 3, então o passo será ainda maior e mais difícil para mim. Mas, ao mesmo tempo, quando estou em um carro mais rápido, posso me acostumar com as velocidades mais altas, com a força G e outras coisas. Temos apenas sete finais de semana de corrida na Super Fórmula, então é muito bom que eu ainda possa testar bastante e, dessa forma, é uma boa maneira de começar", falou.
"O plano é pilotar a temporada da Super Fórmula e depois testar o máximo que pudermos na Europa e nas pistas de GP para obter o máximo de experiência possível. Obviamente, nada está certo ainda sobre o que faremos depois do ano que vem, depende de como tudo correrá e, se correr bem, esse [F2] será o plano a ser seguido", concluiu.
Detalhes da BATIDA ATERRORIZANTE na Moto3, DIOGO MOREIRA LÍDER da Moto2 e ÁLEX MÁRQUEZ VICE! | M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.