Granado exclusivo: brasileiro traça 'super' 2023 com metas ousadas para Mundial de Superbike e título na MotoE

Em entrevista ao Motorsport.com, piloto que caiu nas graças do público jovem ao viralizar nas redes sociais, descreveu desenho da próxima temporada com duas competições a vista

Eric Granado; MotoE

Se 2022 foi especial para o piloto brasileiro de motovelocidade Eric Granado, não há dúvidas que a próxima temporada será única. O paulista de 26 anos chega a sua quinta temporada na MotoE em busca do tão sonhado título - que agora será considerado mundial. 

Leia também:

Mas, tem mais! O próximo ano também marca a estreia de Granado no Campeonato Mundial de Superbike, um desejo antigo que finalmente será concretizado.

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, o piloto da LCR, que viralizou no Tik Tok ao comemorar uma de suas vitórias na MotoE ao som do fenômeno pop-latino Rosalía, contou um pouco mais sobre o 'super' 2023 que terá pela frente.

Eric Granado

Eric Granado

Photo by: Divulgacao

2023 vai ser um ano cheio para você, além da MotoE terá o Mundil de Superbike. Como surgiu essa chance?

"Bom, é algo que a gente vem trabalhando há bastante tempo. Eu corri por quatro anos o campeonato brasileiro de Superbike, depois fiz dois anos no campeonato espanhol e sempre visei essa chegada ao Mundial. Eu fiz uma prova em 2020 com o wild card no Mundial em Portugal com essa equipe que eu vou correr em 2023, que é a MIE Racing, e a gente conseguiu ver um pouco como funciona o campeonato e conhecer a categoria. Só que, até então, o time ainda não tinha uma moto tão competitiva e eles realmente sofreram bastante nos últimos dois anos em relação a resultados, mas para 2023 vai ter uma boa evolução de equipamento e a equipe vai ter uma boa reestruturação. Nós conversamos nos últimos dois anos para estarmos juntos, porém não deu certo e agora finalmente funcionou. Vai ser um ano bem legal porque, pelo que esperamos, a nossa moto vai ser bem próxima da HRC e isso significa que ela vai ser competitiva e eu vou ter possibilidade de brigar [por vitórias]. Obviamente não vai ser fácil, afinal, é o campeonato mundial de Superbike, um nível altíssimo com pilotos renomados chegando na categoria no ano que vem também."

E qual é a meta inicial?

"A gente acredita que estar no Mundial de Superbike andando entre os quinze primeiros é um grande resultado, mas acho que acabar o ano com algum top dez seria muito positivo para nós. A Honda é uma moto que ainda está em desenvolvimento, então, por estar em uma equipe satélite e ter dez motos de fábrica, estar entre os dez primeiros seria um grande resultado e se vier mais é lucro."

Eric Granado, Pipe Bartz, Fabinho da Hornet e Rick Bonadio

Eric Granado, Pipe Bartz, Fabinho da Hornet e Rick Bonadio

Photo by: Divulgacao

Já na MotoE, 2022 foi um ano especial, mas ficou com aquele gostinho de 'quero mais'. Em 2023, ele vem?

"Vem! Claro, espero conseguir um resultado melhor que o deste ano. Eu já fui quarto, terceiro, segundo então acho que o primeiro, se Deus quiser, vem no que vem. 2023 vai ser uma temporada que a categoria vai ser reestruturada, a Moto E vai mudar completamente, vai passar de Copa para Campeonato Mundial, a moto vai ser completamente nova feita pela Ducati, então vai ser um campeonato que vai ter bastante engajamento, o nível vai ser mais alto, vão ter outros pilotos chegando... Vai ser interessante, vai ser um ano bem legal e espero chegar ao fim da temporada com a possibilidade de vencer."

Tem conflito de datas? 

"Tem uma: Magny-Cours do Superbike com Misano da Moto E, a última do campeonato. Nós decidimos fazer a Moto E até por conta de prioridade de contrato, quem faz a Moto E tem que fazer todas as corridas, e é o campeonato que eu acho que tenho mais chances de título então vamos optar por ele."

Bastidores da possível 'volta' da Honda à F1, como montadora ou equipe própria

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate os pilotos destacados da F1 2022; ouça já!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Eric Granado termina primeiro teste para o Mundial de Superbike
Próximo artigo Motovelocidade: na Europa, Granado inicia testes para disputar dois Mundiais

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil