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Futuro da CUPRA nas corridas é elétrico

Marca espanhola está oficialmente imersa no Extreme E e no ETCR, dois campeonatos totalmente elétricos com formatos de competição pensados para a nova geração. Segundo Wayne Griffiths, CEO da SEAT CUPRA, este será o caminho a seguir nos próximos anos.

The future of CUPRA in racing is electric

The future of CUPRA in racing is electric

Cupra

O legado da SEAT, e agora da CUPRA, no mundo das competições, tem sido extenso e bem-sucedido, tendo participado em muitos campeonatos em todo o mundo. Desde o nascimento da CUPRA, a marca tornou-se a bandeira de mobilidade, modernidade e esportividade para as novas gerações e esses valores foram transferidos da rua para a competição com a sua presença no ETCR e Extreme E, dois campeonatos com uma clara aposta na inovação com veículos elétricos e com formatos que tendem a oferecer um espetáculo diferente das corridas tradicionais.

Coincidindo com a corrida do ETCR realizada no circuito de Jarama, Wayne Griffiths pôde ver em primeira mão como é um fim de semana neste campeonato e pôde estar perto de sua equipe, mesmo indo para a pista como co-piloto do atual campeão Mattias Ekstrom.

 

Photo by: CUPRA

Griffiths aproveitou a passagem por Jarama e acabou convencido da importância deste tipo de campeonato para a CUPRA. “O automobilismo faz parte do nosso DNA”, disse Griffiths, “mas obviamente a CUPRA é uma marca para a próxima geração de amantes de carros, então precisamos dar uma resposta para a próxima geração de amantes de carros sobre o que o automobilismo significa nesta nova era.

“O que está claro sobre isso é que as emissões são zero no futuro, não acho que correr em pistas criando muito CO2 seria muito aceitável para a próxima geração e precisamos dar uma solução para isso.”

E esta solução parece clara para a marca espanhola: ETCR e Extreme E como suas apostas futuras para engajar este novo grupo de entusiastas de automóveis.

“Quando entrei na empresa, costumávamos fazer corridas de carros de turismo, então tomamos a decisão muito rápida de passar para os eletrificados”, comentou Griffiths em relação à mudança do WTCR para os campeonatos elétricos.

“Vamos ver para onde isso vai no futuro, mas acho que ambos, o ETCR e o Extreme E, ajudam a posicionar a CUPRA como uma marca contemporânea para a próxima geração de amantes de carros, com valores de marca em torno da sustentabilidade, mas também emocionais.”

 

Photo by: CUPRA

Convencido dos valores que o ETCR pode contribuir para a estratégia da CUPRA, Griffiths acredita também que o campeonato deve posicionar-se melhor para atrair este novo público.

“Extreme E é uma corrida muito emocionante, é incrível, é uma aventura, vai para lugares loucos ao redor do mundo. Acabei de falar com os organizadores do ETCR, precisamos passar essa experiência aqui também”, explicou.

“Acho ótimo ter carros elétricos aqui correndo, mas correndo em um ambiente de combustão antigo, acho que o ambiente também precisa mudar se você quiser envolver esses jovens clientes.

“Então, se você quer eles aqui, então você precisa trazer uma festa aqui, e muito mais inclusiva. O que eu não gosto é isso, as áreas VIP, os pilotos estão lá, tudo separado. OK, os pilotos precisam de privacidade, precisam estar focados, mas acho que precisamos levar as pessoas para mais perto da ação, tornando-a uma experiência mais emocional.

 

Photo by: CUPRA

“Isso tem muito potencial porque carros de turismo, incluindo corridas de carros no passado e no futuro com carros elétricos, acho que é uma daquelas áreas onde você pode realmente conectar carros de corrida a carros de rua, obviamente você não pode fazer isso com muitas outras categorias de protótipos ou Fórmula 1.”

Um dos maiores problemas que a ETCR enfrenta é o desinteresse que as marcas tiveram nestes dois primeiros anos do campeonato uma vez que apenas CUPRA e Hyundai deram apoio até agora.

“Nos últimos dois anos estivemos ocupados com a COVID”, argumentou o chefe da CUPRA. “Estamos dentro, a Hyundai está, mas mais marcas precisam entrar, precisa haver mais competição, mais carros, acho que certamente é emocionante o suficiente quando você vê a corrida. Acho que o potencial existe.

“Acabei de dizer ao senhor [Marcello] Lotti que o que não devemos fazer é tentar reescrever isso pegando o que era a história e tentando torná-la elétrica. Agora precisa ser algo novo, divertido, envolvente, online e offline, mais integrador, aproximando as pessoas da experiência e mais emocional. E se fizermos isso, pode ser enorme.”

Com um potencial plano para a próxima geração do WTCR ser híbrida, Griffiths não descarta a presença da CUPRA mas admite que é difícil estar na categoria como equipa oficial.

“Faremos [nas corridas] o que oferecemos nos carros de rua”, disse ele. “Oferecemos carros eletrificados, a CUPRA é uma marca eletrificada, a longo prazo será um veículo totalmente elétrico a bateria após 2030.

 

Photo by: CUPRA

“Mas isso está a caminho, pois ainda falta muito tempo até 2030. Acho que dar a eles [WTCR] essa oportunidade de olhar para nossa tecnologia, tecnologia híbrida, carros híbridos para a série. Mas nossa maneira de ajudar a reduzir as emissões, enquanto ainda podemos ter uma corrida divertida, é fundamental, então acho que os híbridos no lado do TCR de combustão das corridas de carros de turismo são o passo certo, não fazer isso seria inaceitável.

“Mas, como marca com pilotos próprios, estamos focados no ETCR, no elétrico, porque temos que estar focados em algo, não em todos os lugares ao mesmo tempo.

“A coisa híbrida, certamente faremos carros, quer dizer, mesmo no lado do TCR fazemos os carros do cliente, mas como equipe de corrida depende, precisamos estar focados, somos uma empresa pequena, não podemos fazer tudo nós queremos."

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