Pole, Wickens domina e vence prova 1; Farfus bate e abandona
Robert Wickens coloca Mercedes de volta ao topo do pódio na Holanda e sobe para a segunda posição na classificação geral; brasileiro Augusto Farfus bate e abandona









O piloto da Mercedes Robert Wickens converteu sua pole position em uma tranquila vitória na primeira corrida da etapa do DTM no circuito de Zandvoort, neste sábado.
O canadense conseguiu, assim, o primeiro triunfo da Mercedes no local desde 2010. Com a vitória, Wickens assumiu a vice-liderança do campeonato.
Único brasileiro na prova, Augusto Farfus teve um sábado para esquecer na Holanda. Na classificação, ele enfrentou dificuldades e largou na última colocação no grid. E na prova, Farfus bateu sua BMW na barreira de proteção na curva 8 e acabou abandonando.
Wickens dominou a prova desde a largada, quando fechou a porta para a ameaça da BMW do alemão Marco Wittmann. Com isso, conseguiu contornar com tranquilidade as primeiras curvas na liderança antes de um acidente envolvendo Maximilian Gotz, Adrien Tambay e Martin Tomczyk causar a entrada do safety car. Gotz e Tambay tiveram de abandonar a prova e Tomczyk foi penalizado com um drive-through por ter empurrado Gotz para cima do carro do francês ao tentar fazer uma ultrapassagem.
A prova foi reiniciada na volta 4, com Wittmann em segundo e mantendo Wickens na alça de mira. Mas após poucas voltas com bandeira verde, veio o acidente com o brasileiro, e foi adotada a zona lenta. A partir daí o canadense colocou 1s sobre o alemão e passou a abrir.
De forma consistente, Wickens foi abrindo vantagem e cruzou a linha de chegada com 7s de vantagem. Já Wittmann teve trabalho com seu compatriota Christian Vietoris, mas segurou a pressão e conseguiu evitar a dobradinha da Mercedes.
Faltando duas voltas, Vietoris inverteu de posição com Gary Paffett para permitir ao britânico uma tentativa de apertar Wittmann, o que acabou não acontecendo. Com isso, foi permitido ao alemão recuperar a terceira posição de Paffet no final.
Jamie Green foi quinto, com o português Antonio Felix da Costa em sexto, à frente de Mattias Ekstrom e Dani Juncadella.
Piloto de testes da Mercedes e da Renault na F1, o francês Esteban Ocon marcou seus primeiros pontos no DTM com a nona colocação.
Com os resultados, Edoardo Mortara perdeu a segunda colocação na tabela justamente para Wickens, que agora está a apenas 10 pontos de Wittmann, que é o líder.
Neste domingo será realizada a corrida 2 em Zandvoort.
DTM - Zandvoort/corrida 1
Pos. | Piloto | Carro | Tempo/Intervalo |
---|---|---|---|
1 | ![]() |
![]() |
41:55.441 |
2 | ![]() |
![]() |
7.217 |
3 | ![]() |
![]() |
1.770 |
4 | ![]() |
![]() |
1.670 |
5 | ![]() |
![]() |
1.969 |
6 | ![]() |
![]() |
5.552 |
7 | ![]() |
![]() |
0.699 |
8 | ![]() |
![]() |
0.289 |
9 | ![]() |
![]() |
0.672 |
10 | ![]() |
![]() |
3.754 |
11 | ![]() |
![]() |
0.294 |
12 | ![]() |
![]() |
4.196 |
13 | ![]() |
![]() |
1.970 |
14 | ![]() |
![]() |
0.372 |
15 | ![]() |
![]() |
0.474 |
16 | ![]() |
![]() |
0.518 |
17 | ![]() |
![]() |
0.159 |
18 | ![]() |
![]() |
0.713 |
19 | ![]() |
![]() |
6.846 |
20 | ![]() |
![]() |
0.415 |
21 | ![]() |
![]() |
5.455 |
Ret | ![]() |
![]() |
|
Ret | ![]() |
![]() |
|
Ret | ![]() |
![]() |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.