3º no grid, Räikkönen diz que "poderia ter sido muito pior"
Kimi Räikkönen acredita que conseguiu bom resultado tendo em vista dificuldades enfrentadas até agora na Áustria, ainda que tenha ficado a quase meio segundo de Sebastian Vettel
Quarto mais veloz na classificação para o GP da Áustria, realizada neste sábado (8), Kimi Räikkönen ficou a 0s486 do tempo de Sebastian Vettel, que larga em segundo no Red Bull Ring. Já o finlandês, apesar de ter ficado atrás do pole Valtteri Bottas e de Lewis Hamilton, larga em terceiro, já que o britânico trocou o câmbio e perde cinco posições no grid, caindo de terceiro para oitavo.
Após a classificação, Räikkönen comentou que o resultado foi bom, levando em consideração a sexta-feira cheia de dificuldades, quando terminou em sexto no TL1 e no TL2.
"Considerando o quanto tem sido difícil ou duro - qualquer que seja o modo como você olha - o final de semana, vamos largar em terceiro, o que pelo menos é algo bom", disse.
"Poderia ter sido muito pior. O carro deve estar bem para a corrida. Não tem sido fácil até agora, mas creio que estamos em uma boa posição para a largada", afirmou.
O finlandês ressaltou que a situação melhorou significativamente de sexta para sábado, mas não escondeu a insatisfação por ter "desperdiçado um dia inteiro" no início dos trabalhos no Red Bull Ring.
"Sabemos o que estava acontecendo na sexta, mas não precisamos falar sobre isso. A situação melhorou nesta manhã e agora é questão de entender melhor o equilíbrio e o acerto. Obviamente estamos um passo atrás mas fizemos o melhor possível hoje."
Apesar de satisfeito com o resultado, o piloto da Ferrari descreveu a classificação como "bagunçada".
Além bandeira amarela gerada por Romain Grosjean no Q3, Räikkönen se sentiu prejudicado por Jolyon Palmer no Q1, o que levou o ferrarista a trocar de supermacios para os ultramacios em uma inesperada segunda ida para a pista na primeira fase da classificação.
O finlandês descreveu o incidente com Palmer da seguinte forma: "Era a segunda volta e estava tudo bem. Cheguei à última curva e ele reduziu a velocidade. Tive de reduzir bastante e precisei de outro jogo de pneus, o que não estava nos planos. Isso não é o ideal.
"O Q2 foi ok, apesar de termos sido obrigados a mudar um pouco os planos. No Q3, não fomos tão mal. Havia alguns carros no último setor na primeira tentativa, o que não ajudou muito. Na segunda, não pude fazer nada após as bandeiras amarelas."
"O carro estava bom, mas foi uma classificação bagunçada. Entretanto, estou feliz por largar em terceiro e creio que temos um bom carro (para a corrida)", completou.
Reportagem adicional por Lawrence Barretto
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.