Albon mudará abordagem de treino para se adaptar às pistas da F1
Piloto tailandês da Toro Rosso terá configuração mais conservadora nas sextas-feiras para aprender os traçados da Fórmula 1
A Toro Rosso promoverá uma mudança na abordagem que Alexander Albon terá para os treinos livres de sexta-feira. É uma tentativa de ajudar o novato da Fórmula 1 a se adaptar com mais tranquilidade ao circuito de Baku e os subsequentes. Na etapa anterior, na China, o tailandês bateu no treino e acabou dificultando sua corrida em Xangai.
Embora o ex-Fórmula 2 tenha impressionado nas três primeiras provas do ano, ele admitiu que uma das dificuldades que enfrentou é encontrar os limites cedo o bastante no final de semana.
Após discussões com sua equipe, uma nova estrutura para os planos de sexta-feira já foi acordada, o que deve permitir que ele se concentre em conseguir um melhor desempenho ao invés de pressionar tanto em mudanças de carro.
"Eu ainda digo que me esforço para acelerar um pouco mais no TL1 e no TL2", disse Albon. “Então, mudamos o plano um pouco para facilitar. Vamos apenas tornar o carro um pouco mais previsível às sextas-feiras para que depois eu possa ser mais agressivo com a configuração no restante do final de semana”.
"A ideia é que eu tenha mais confiança no início da corrida. É mais para ter o carro mais focado na estabilidade do que em qualquer outra coisa. Então eu posso trabalhar com a pista. Melbourne e China eram novas para mim, então você precisa de um carro que possa sentir. Nesse caso, é melhor passar mais tempo aprendendo a pista do que adaptando o carro”.
Perguntado se a mudança foi algo que ele pediu ou que a Toro Rosso sugeriu, Albon respondeu: “Foi basicamente os dois. Digamos que às sextas-feiras, se o carro está um pouco arisco, não fico tão confortável para aprender o circuito. Não conheço as pistas, então quando começo a ir rápido demais logo de imediato, cometo esses pequenos erros que fazem com que eu demore um pouco mais para ficar confortável com o carro”.
“Foi uma decisão conjunta. A Toro Rosso tem essa experiência e eles sabem que nós, novatos, precisamos para ter confiança nos carros”.
Albon acha que há espaço para melhorar seu rendimento, especialmente quando se trata de extrair mais desempenho através de uma melhor configuração. "O ritmo tem sido bom. Mesmo nos testes de pré-temporada não foi ruim. Venho me sentindo bastante confortável com o carro", disse ele.
“Mas ainda há pontos que preciso melhorar. Sei disso. Há coisas que estou afinando e também questões da configuração, porque é algo importante na F1. Você precisa conhecer suas ferramentas, faz diferença no tempo de volta. Então estou tentando ser um pouco mais ativo nesse sentido”.
Alexander Albon, Toro Rosso
Photo by: Andy Hone / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.