Alfa Romeo fora F1? Entenda como parceria com Haas esfriou
Marca italiana não fez qualquer anúncio sobre o que poderia ser nova parceria na categoria
Parece cada vez mais provável que a Alfa Romeo não permaneça como patrocinadora na Fórmula 1 a partir de 2024, depois de não ter conseguido encontrar um novo parceiro entre as equipes.
Surgiram rumores na época do GP de Mônaco deste ano de que a Alfa Romeo poderia patrocinar a Haas quando seu contrato com a Sauber expirasse no final de 2023, no entanto, a fabricante não fez um anúncio oficial sobre quais são seus planos futuros.
Mesmo após o GP de Abu Dhabi, que encerrou a temporada, nenhum anúncio foi feito sobre o assunto, e o site RacingNews365, referindo-se a fontes que trabalham na empresa, publicou que a razão para isso são as negociações paralisadas entre Alfa e Haas.
Segundo a publicação, as duas partes não chegaram a um acordo sobre o tipo de patrocínio que a empresa italiana poderia ter na equipe americana.
A Alfa Romeo assinou um contrato com a Sauber em 2019, o que a tornou o patrocinador principal da equipe suíça, e isso acabou sendo uma jogada particularmente boa, pois parecia ao espectador ocasional que se tratava de uma verdadeira equipe de fábrica.
No entanto, a F1 mudou nos últimos anos, a situação financeira das equipes está melhor e o esporte atrai cada vez mais patrocinadores graças à sua crescente popularidade. Como exemplo, a Haas fez da MoneyGram o patrocinador principal. Porém, um dos efeitos colaterais da explosão do esporte é que as equipes hoje exigem mais de seus patrocinadores, e é aí que pode haver uma diferença entre a Haas e a marca que conseguiu seu acordo de patrocínio com a Sauber de forma relativamente barata.
De acordo com o RN365, a Alfa Romeo esperava um acordo semelhante ao que fez com a Sauber, mas este já está abaixo do valor de mercado atual da F1 e, portanto, no final das contas, não deu em nada, o que significa que a lendária marca italiana deixará a F1.
É provável que a fabricante se concentre nas suas operações em outras categorias, e é provável que haja espaço no WEC, em que a Peugeot, que também é de propriedade da Stellantis, competirá nos hipercarros.
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.