Fórmula 1
02 jul
-
05 jul
Evento encerrado
R
GP da Estíria
09 jul
-
12 jul
Próximo evento em
15 Horas
:
02 Minutos
:
28 Segundos
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
7 dias
R
GP de 70º aniversário
06 ago
-
09 ago
Próximo evento em
28 dias
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
49 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
56 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Canceled
24 set
-
27 set
Próximo evento em
77 dias
08 out
-
11 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
105 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
112 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
126 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
140 dias

Ameaça de coronavírus deve causar adiamento de GP da China de F1

compartilhar
comentários
Ameaça de coronavírus deve causar adiamento de GP da China de F1
Por:
, Editor
Co-autor: Frankie Mao, Featured writer
12 de fev de 2020 09:41

Corrida marcada para 19 de abril deve ter anúncio de adiamento ainda nesta quarta-feira

A F1 deveria realizar o GP da China, valendo pela quarta etapa do campeonato, mas o surto e a disseminação do coronavírus nas últimas semanas fizeram com que vários eventos esportivos na no país fossem cancelados ou adiados.

Sem melhorar a situação na China, fontes dizem que as autoridades locais concordaram que o evento não pode prosseguir como planejado originalmente.

Leia também:

Embora não tenha havido confirmação oficial, espera-se que a mudança para adiar o evento seja anunciada pela FIA e pela FOM iminentemente.

Como revelado recentemente, no entanto, a F1 ainda está tentando encontrar uma maneira de inserir a corrida no calendário no final do ano.

Entende-se que o assunto será discutido em uma reunião de dirigentes esportivos da F1 na quarta-feira, com uma ideia sendo explorada: mudar o GP de Abu Dhabi para dar espaço ao GP da China, em novembro.

Agora, há um intervalo de quatro semanas entre o GP do Vietnã, em 5 de abril, e o GP da Holanda, em 3 de maio.

É a primeira corrida a ser adiada desde o GP do Bahrain em 2011, que foi cancelado devido a distúrbios civis.

O adiamento da F1 segue um movimento semelhante ao da Fórmula E, que deveria visitar Sanya no dia 21 de março.

Mais de 44 mil casos de coronavírus foram confirmados na China, causando mais de 1.100 mortes, de acordo com os últimos dados oficiais.

O Ministério das Relações Exteriores da Inglaterra continua desaconselhando todas as viagens, exceto as essenciais, à China continental, enquanto a British Airways cancelou todos os voos para Pequim e Xangai até 1º de abril.

Relembre as curiosidades do GP da China de F1

Galeria
Lista

2004 - A Pior

2004 - A Pior
1/15

Foto de: Bridgestone Corporation

O primeiro GP da China marcou a antítese de uma temporada dominada por Michael Schumacher. O alemão rodou na classificação (na época no formato de volta única) e largou de último. Na corrida, bateu com o austríaco Christian Klien, rodou sozinho e finalizou em uma distante 12ª posição. Para se redimir, ele fez a volta mais rápida da prova na última passagem...

2005 - A Pior (parte II)

2005 - A Pior (parte II)
2/15

Foto de: Ferrari Media Center

Se o ano anterior tinha sido ruim, 2005 foi pior ainda para Schumi. Indo para o grid, ele bateu com o holandês Christjan Albers da Minardi. O alemão foi obrigado o largar dos boxes com o carro reserva. No meio da corrida, após a entrada do Safety Car, o piloto aquecia seus pneus quando perdeu o controle de seu carro e foi parar na caixa de brita. Game Over.

2006 - Pneus novos x pneus usados

2006 - Pneus novos x pneus usados
3/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Desta vez a sorte sorriu para Schumacher. Na pista molhada, a Renault resolveu trocar os pneus intermediários de Alonso. A decisão se provou ruim, já que, sem trocar, Schumaher e Fisichella (companheiro de Alonso na Renault) recuperaram uma desvantagem de 20 segundos em menos de dez voltas. Fernando perdeu a corrida para Schumacher, que na ocasião assumiu a liderança do campeonato. Mas foi por pouco tempo.

2007 - Era só não errar...

2007 - Era só não errar...
4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

O roteiro parecia pronto: saindo da pole, Hamilton estava predestinado a ganhar o título em seu primeiro ano na F1. Mas, por uma decisão ruim na gestão dos pneus intermediários, Lewis foi deixado sob ataque de Raikkonen. O finlandês passou e Hamilton tentou ir aos pits... mas ficou atolado na caixa de brita da entrada dos boxes. Ali o britânico começava a perder o título daquele ano.

2008 - Pneus trocados

2008 - Pneus trocados
5/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Se com Hamilton a McLaren teve uma de suas melhores corridas naquele ano, com o outro carro tudo deu errado. E isso por um erro primário da equipe: colocaram para Heikki Kovalainen os pneus dianteiros trocados – esquerdo no lugar do direito e vice-versa. O piloto reclamou muito do carro e acabou furando um dos pneus dianteiros antes de ter de abandonar.

2009 - Faltou um pedaço do troféu?

2009 - Faltou um pedaço do troféu?
6/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Era um dia perfeito para a Red Bull. A primeira vitória da equipe com dobradinha em uma chuvosa Xangai. Mas o troféu de construtores veio diferente dos outros entregues naquele dia. Faltou a argola do lado direito. Será que quebrou?

2010 - Rodas ejetáveis

2010 - Rodas ejetáveis
7/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

A imagem que ficou para a história nesta corrida aconteceu logo no primeiro treino livre. Sebastien Buemi se aproximava do hairpin quando, ao frear, suas duas rodas dianteiras se desprenderam e fizeram o suíço virar passageiro dentro do carro. Segundo o time, peças novas da suspensão dianteira foram as causadoras do acidente no mínimo bizarro.

2011 - Box errado

2011 - Box errado
8/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alvo da pressão de Vettel durante o primeiro stint da corrida, Button cometeu um grande erro ao entrar nos pits: confundiu a garagem da Red Bull com a da McLaren. O piloto perdeu a posição para o alemão após ter de se dirigir a seu box. Para piorar, o piloto perdeu nas últimas voltas o pódio para o outro piloto da equipe dos energéticos, Mark Webber, enquanto seu companheiro Hamilton vencia a primeira do ano.

2012 - Roda solta

2012 - Roda solta
9/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Fazendo a primeira fila, a Mercedes ganharia sua primeira corrida como equipe desde 1955 naquele dia com Nico Rosberg. Mas poderia ser uma dobradinha se o time não tivesse dado sinal para Michael Schumacher sair dos pits com a roda dianteira direita mal colocada. O heptacampeão foi o único a abandonar aquele GP.

2013 - Roda solta (parte II)

2013 - Roda solta (parte II)
10/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Derrotado por Vettel na Malásia após o alemão desobedecer uma ordem de não atacá-lo no fim da prova, Webber teve o início do azar que culminou em sua aposentadoria da F1. O piloto ficou sem combustível no meio do Q2 e foi obrigado a largar dos boxes. No meio da corrida, ele bateu em Vergne e quebrou sua asa dianteira. Isso lhe acarretaria uma punição para a prova seguinte, mas, antes disso, ele foi aos pits para trocar o bico e os pneus. Mal colocada, a roda traseira direita acabaria saindo na volta à pista.

2014 - O GP que durou uma volta a menos

2014 - O GP que durou uma volta a menos
11/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

A corrida vinha se desenrolando de maneira normal até a penúltima volta. Foi quando um fiscal desavisado deu a bandeirada para Lewis Hamilton. O inglês achou estranho e comentou o ocorrido com seu time. Fato é que mais tarde, mesmo com 56 voltas disputadas, foi contado o resultado ao fim da volta 54.

2015 - "Não quero te passar"

2015 - "Não quero te passar"
12/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Já imaginou reclamar porque o piloto da frente está lento demais? Foi o que Nico Rosberg fez com Lewis Hamilton em 2015. Durante os primeiros stints, o inglês andava razoavelmente abaixo de seu ritmo quando se aproximava da parada. Rosberg, com medo de desgastar os pneus demais atrás de Lewis, achou a manobra desleal e reclamou na coletiva de imprensa. Era só ter passado, Nico...

2016 - O GP sem abandonos

2016 - O GP sem abandonos
13/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

A prova chinesa de 2016 marcou o quarto GP da história da Fórmula 1 com todos os pilotos vendo a bandeirada. A temporada de 2016 ainda marcou a quinta prova sem abandonos, no GP do Japão.

2017 - Emulou Schumacher... do jeito errado

2017 - Emulou Schumacher... do jeito errado
14/15

Foto de: LAT Images

Provido à Mercedes após a aposentadoria de Nico Rosberg, Valtteri Bottas fazia apenas sua segunda prova pela equipe quando acabou sofrendo um grande revés na China. O finlandês rodou durante um Safety Car após colocar pneus de pista seca, lembrando em Schumacher em 2005. Ele ainda conseguiu voltar e finalizou a prova em sexto.

2018 - De quase último a vitorioso em 27 horas

2018 - De quase último a vitorioso em 27 horas
15/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Daniel Ricciardo viveu emoções bastante distintas no GP da China de 2018. O piloto teve uma falha no turbo no terceiro treino livre e quase não pôde participar da classificação devido a um reparo feito às pressas. Ele saiu no fim do Q1 e no final se classificou em sexto. Na corrida, com uma sorte em um Safety Car, ele trocou de pneus e passou por Verstappen, Hamilton, Vettel, Raikkonen e Bottas para ganhar a prova.

Próximo artigo
Red Bull exibe nova pintura de carro para temporada 2020 da F1

Artigo anterior

Red Bull exibe nova pintura de carro para temporada 2020 da F1

Próximo artigo

Análise técnica: O que há de novo no carro da Ferrari de 2020

Análise técnica: O que há de novo no carro da Ferrari de 2020
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Luke Smith