Análise: Como Hamilton solucionou problema nas largadas
Com a batalha do título chegando à última corrida do ano, a Mercedes está fazendo o seu melhor para colocar Hamilton e Rosberg em igualdade. Por isso, o atual campeão teve alterações em seu volante para melhorar suas largadas.
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Hamilton pode ter dado um suspiro de alívio quando viu que o GP do Brasil começaria atrás do Safety Car, já que as largadas foram o calcanhar de Aquiles do britânico neste ano.
A insistência da FIA para que os pilotos usassem apenas uma única manopla para operar a embreagem nas saídas visava reduzir o nível de engenharia utilizada no procedimento da largada.
No entanto, isso também adicionou uma camada extra de perigo, com as largadas sendo cada vez mais de responsabilidade do piloto.
A péssima partida de Hamilton em Suzuka foi gota d’água para o britânico, que após isso passou várias horas no simulador em Brackley tentando criar novas soluções com seus engenheiros.
O time encontrou uma solução de hardware que mudou a forma como a embreagem e as manobras são acionadas, alterando o volante.
A forma das manoplas de mudanças de marcha foi ligeiramente alterada, aumentando a distância entre elas e a manopla de embreagem (seta esquerda), enquanto a superfície previamente plana do paddle de embreagem (seta direita) foi trocada por uma cunha triangular alongada.
Essas mudanças podem parecer pequenas na superfície, mas a ergonomia é um fator importante na individualização dos cockpits para cada piloto.
Alterações sutis podem ser encontradas entre os controles de cada piloto. Companheiros de equipe muitas vezes têm diferenças em seus volantes. Rosberg e Hamilton não são diferentes, como mostra o vídeo.
Sem largada no Brasil, o foco agora muda para a final da temporada em Abu Dhabi, onde as mudanças podem acabar sendo um fator decisivo na luta pelo campeonato de pilotos.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.