Análise

ANÁLISE: O que esperar de Carlos Sainz na Ferrari em 2021?

Carlos Sainz finalmente terá sua oportunidade, que também é seu maior desafio, um que Vettel sucumbiu

Charles Leclerc, Ferrari, Carlos Sainz Jr., McLaren and George Russell, Williams Racing in the Press Conference

A trajetória de Carlos Sainz na Fórmula 1 foi, às vezes, repleta de obstáculos, muito diferente do que pensam alguns, que acreditam que o espanhol entrou na elite do automobilismo apoiado pelo seu sobrenome, com o patrocínio da Red Bull e com o apoio de empresas de seu país.

O filho do bicampeão mundial de rali cresceu como atleta, tendo o pai como modelo e Fernando Alonso como referência, padrões muito altos, mas que, de maneiras diferentes, o inspiraram a continuar a andar com a cabeça erguida, mesmo quando a caminhada se tornou difícil.

Leia também:

Por um momento, parecia que seu sonho de alcançar a F1 estava ficando distante. O dia da confirmação, após testar a Red Bull na pista de Abu Dhabi em novembro de 2014 foi, sem dúvida, o melhor de sua carreira até agora.

Helmut Marko havia dado um voto de confiança a outros colegas da Academia da Red Bull antes dele. Primeiro, Daniil Kvyat, depois, Max Verstappen, que caiu de paraquedas. E é fácil esquecer, mas o espanhol se classificou em oitavo em sua estreia na F1, à frente do holandês.

Em sua temporada de estreia, Verstappen criou uma atmosfera de muita tensão na Toro Rosso, resultando em um ambiente muito competitivo, dentro e fora do carro, com ambos tendo pais com experiência no mais alto nível competitivo do automobilismo.

A saída de Sainz das asas da Red Bull era compreensível. Já que não seria promovido à equipe principal de seus chefes, o caminho para continuar subindo a escada da F1 teria que ser outro. Seu próximo passo foi a Renault, mas a contratação de Daniel Ricciardo pela equipe francesa complicou seu futuro.

Sem a aposentadoria de Alonso no final de 2018, talvez Sainz tivesse dificuldades para encontrar uma boa vaga para 2019. A decisão de seu compatriota, indiretamente, deu a Sainz o impulso mais importante de sua carreira.

O piloto chegará à Ferrari para disputar sua sétima temporada na F1. E é curioso que seu caminho é semelhante ao de Alonso: da equipe de Faenza, que primeiro se chamava Minardi e, posteriormente, Toro Rosso, foi para a Renault e seguiu para a McLaren, antes de chegar à Ferrari.

No entanto, eles chegam em condições muito diferentes. Alonso chegou bicampeão e, na Ferrari, vinha com a expectativa de aumentar seu número de títulos. Embora Felipe Massa já fosse piloto da casa e tivesse chegado perto do título, ele voltou em 2010 buscando retomar sua carreira após o acidente na Hungria no ano anterior.

Veja imagens da trajetória de Carlos Sainz na F1

Carlos Sainz Jr., Toro Rosso
Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso y Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso
Carlos Sainz, Scuderia Toro Rosso
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso y Marco Matassa, Scuderia Toro Rosso
Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR12, pasa el coche chocado de Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team, Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team,
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team RS17
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Lando Norris, McLaren, Carlos Sainz Jr., McLaren
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
Podio: tercer lugar Carlos Sainz Jr, McLaren celebra con el trofeo
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Lando Norris, McLaren MCL34
Daniel Ricciardo, Renault F1, y Carlos Sainz Jr., McLaren, en la conferencia de prensa
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Carlos Sainz Jr., McLaren
Carlos Sainz Jr., McLaren
19

Com isso, Alonso já chegou como o número um e seu status na Scuderia nunca foi questionado.

Sainz chegará à Ferrari depois de Charles Leclerc ter completado duas temporadas em Maranello, continuando sua consolidação, dependendo dos resultados apresentados e do quão competitivo o SF1000 será.

Sergio Pérez me disse na entrevista que fizemos essa semana para o Motorsport.com que as equipes tem um "molde" do que procuram em um piloto, falando sobre o que a Ferrari poderia esperar do futuro companheiro de equipe de Leclerc.

Da mesma forma, ele observou que a chegada e o desempenho do monegasco em 2019 foram peças fundamentais no divórcio entre Sebastian Vettel e a Ferrari, colocando Leclerc como sua aposta a longo prazo, após renovar seu contrato até o final de 2024 antes mesmo do Natal.

Sim, claro. A relação do alemão com a equipe foi se degradando com o passar da temporada, chegando a um ponto baixo no infame toque em Interlagos. É claro que existem elementos adicionais, mas os mencionados são os mais importantes.

Carregar o logotipo da Ferrari no peito é um privilégio de poucos, talvez o sonho de todos, mas que envolve também entrar em um ambiente mais político do que nas outras equipes. Nada que Sainz não saiba.

Da mesma forma, entrar em uma equipe, que sempre teve o status de protagonista, significa subir para uma outra esfera, onde triunfos são conquistados, derrotas significam crises em potencial, e onde todos os erros passam por escrutínio de todos os tifosi. É preciso ter uma pele grossa.

Exceto pela dupla da Ferrari na maior parte de 1968, formada por Jacky Ickx e Chris Amon, com média de menos de 24 anos de idade, a formação de 2021 será a composição mais jovem da história moderna da equipe italiana na F1, sendo apenas alguns meses mais velhos. Mas ambos terão bem mais corridas que o belga e o neozelandês tinham na época.

Leclerc endureceu no ambiente ferrarista ao longo de 2019, além da extraordinária maturidade que ele tem para uma pessoa de apenas 22 anos, e desfruta de um forte apoio político e da torcida pelo seu desempenho.

Já Sainz percorreu um caminho até chegar a Ferrari marcado pelo crescimento e fortalecimento do piloto, de apenas 25 anos. Agora, sua grande oportunidade chegou, como recompensa de uma excelente primeira temporada com a McLaren combinada com o trabalho de tantos anos.

Em 2021, ele enfrentará seu maior desafio, o mesmo que Vettel, com seus quatro títulos e 53 vitórias, acabou sucumbindo.

Ferrari está próxima de completar 1000 GPs; relembre os carros e pilotos da equipe

1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Mattia Binotto e Sebastian Vettel
75

VÍDEO: Massa relembra dia em que Kimi 'zoou' Schumacher em evento

PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

.

In this article
Diego Mejía
Fórmula 1
Carlos Sainz
Daniel Ricciardo
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Renault manda recado para Ricciardo: "Unidade e comprometimento são valores essenciais"
Próximo artigo Entenda por que dupla da Ferrari para 2021 vai na contramão da história da escuderia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros