Fórmula 1
R
GP de Eifel
09 out
Próximo evento em
18 dias
R
GP de Portugal
23 out
Próximo evento em
32 dias
04 dez
Próximo evento em
74 dias
R
GP de Abu Dhabi
11 dez
Próximo evento em
81 dias
Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise: o que há por trás do novo pacote aerodinâmico da Red Bull?

compartilhar
comentários
Análise: o que há por trás do novo pacote aerodinâmico da Red Bull?
Por:

Equipe introduziu uma gama de novas peças no segundo dia de testes nesta semana, chegando mais próximo do pacote definitivo

A asa dianteira passou por inúmeras modificações, já que a equipe busca compreender o quanto vai para a geração de downforce e estabilidade e quanto é focado em conter a turbulência criada pelas rodas dianteiras.

Asa Dianteira da Red Bull Racing RB16

Asa Dianteira da Red Bull Racing RB16

Photo by: Giorgio Piola

Há mudanças na maneira em que a área de aletas se conecta com a seção neutra, com a terceira aleta agora junta à essa seção (seta branca). Isso também altera o acorde de cada aleta e seus relacionamentos entre si.

Leia também:

Porém, a maior mudança é provavelmente a aleta de cima, que tem um design mais curvado e radical (linha verde) e foi trazida pra frente em relação à placa, para que a equipe possa maximizar a parte externa da asa para melhorar como o fluxo de ar se move por e pela roda dianteira, especialmente quando são manejadas.

Há também outras mudanças de forma e geometria no resto da estrutura principal e abaixo da asa, tudo com a intenção mencionada acima.

Asa dianteira da Red Bull Racing RB16

Asa dianteira da Red Bull Racing RB16

Photo by: Giorgio Piola

Montada no topo da carenagem, uma solução que a Red Bull está tentando pela primeira vez nessa temporada, a equipe de design adicionou uma barbatana de ouriço. A barbatana é muito similar às vistas na Haas na temporada passada (veja abaixo), introduzido para adicionar uma nova dimensão ao movimento do fluxo de ar por essa região do carro.

Detalhe da Haas F1 Team VF-19

Detalhe da Haas F1 Team VF-19

Photo by: Giorgio Piola

O RB16 também recebeu um novo conjunto de bargeboards (placas que desviam o fluxo de ar protegendo os dutos do radiador) e defletores laterais, com o objetivo de melhorar o fluxo nos sidepods.

Lateral da Red Bull Racing RB16

Lateral da Red Bull Racing RB16

Photo by: Giorgio Piola

Os defletores do sidepod agora têm faixas no estilo de cortinas venezianas, preenchendo o espaço entre o elemento vertical mais à frente e o defletor vertical principal, uma solução diferente do que vimos em outras equipes do grid. Enquanto isso, a cabeça do eixo flutuante tem agora tem um outro elemento junto a ele (flecha vermelha).

Fora de vista, há outras mudanças no bargeboard também, com a forma e posição dos bumeranges alteradas para receber as mudanças mencionadas, enquanto a forma em cima do principal bargeboard foram ainda mais otimizadas.

Traseira da Red Bull Racing RB16

Traseira da Red Bull Racing RB16

Photo by: Giorgio Piola

Na traseira, a equipe também colocou uma câmera para obter imagens de qualquer flexão no difusor. Você notará os adesivos quadriculados nas esteiras e na extensão central no estilo Gurney nesta imagem.

É importante notar que as mudanças vista nesse novo pacote que estão sendo testadas não significam uma mudança total de filosofia da equipe, mas uma otimização no regime de fluxo já existente.

Veja imagens da manhã desta sexta em Barcelona

Galeria
Lista

Alex Albon, Red Bull Racing RB16

Alex Albon, Red Bull Racing RB16
1/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing RB16

Alex Albon, Red Bull Racing RB16
2/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Alex Albon, Red Bull Racing RB16

Alex Albon, Red Bull Racing RB16
3/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
4/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
5/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35 leads Alex Albon, Red Bull Racing RB16

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35 leads Alex Albon, Red Bull Racing RB16
6/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000
7/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000
8/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000
9/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000
10/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000
11/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000
12/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000
13/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000
14/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF1000 alongside Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Charles Leclerc, Ferrari SF1000 alongside Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
15/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
16/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
17/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
18/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
19/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
20/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
21/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
22/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
23/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
24/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
25/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
26/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
27/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
28/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Fans

Fans
29/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

George Russell, Williams FW43

George Russell, Williams FW43
30/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

George Russell, Williams FW43

George Russell, Williams FW43
31/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39
32/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39
33/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
34/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
35/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
36/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
37/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
38/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
39/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
40/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
41/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
42/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing fans watch Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35, on track

Red Bull Racing fans watch Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35, on track
43/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
44/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
45/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
46/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
47/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20
48/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20
49/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20
50/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Direto do paddock: nova asa da Williams e mais atualizações da F1 em Barcelona

Artigo anterior

Direto do paddock: nova asa da Williams e mais atualizações da F1 em Barcelona

Próximo artigo

Bottas supera Verstappen no último teste da pré-temporada da F1

Bottas supera Verstappen no último teste da pré-temporada da F1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Red Bull Racing
Autor Matthew Somerfield