
Heroes
Análise técnica: A Ferrari que fez Felipe Massa campeão da F1 por 38 segundos
Uma análise sobre a máquina que quase levou o brasileiro ao título mundial de pilotos em 2008

No filme Heroes, uma produção da Motorsport Network, e que está disponível no Motorsport.tv, o brasileiro Felipe Massa relembra sobre os melhores e piores momentos de sua carreira, incluindo a experiência vivida na Fórmula 1 em 2008, a bordo do F2008, ilustrado abaixo.
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Ferrari F2008 (659) 2008 side view
Photo by: Giorgio Piola
Massa foi campeão mundial por 38 segundos, porque quando ele cruzou a linha de chegada para vencer o GP do Brasil, ele havia feito tudo necessário para garantir o título de 2008. Enquanto isso, Lewis Hamilton, o outro competidor daquele ano, estava em sexto, precisando de um quinto lugar para ser campeão.
“E o Glock não aguentou e não resistiu” – Galvão Bueno, narrador
Essa frase famosa sempre estará ligada à importância e emoção daquele momento, quando a equipe e a família de Massa, e o público brasileiro perceberam que o então quarto colocado Timo Glock estava com dificuldades para manter seu Toyota na pista. Enquanto eles tomavam todo o cuidado possível nas últimas curvas de uma Interlagos molhada, não apenas Vettel passou Glock, como Hamilton também. Com essa ultrapassagem, o britânico se tornava o campeão mundial de 2008.

Lewis Hamilton, McLaren MP4-23 Mercedes
Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Enquanto Massa não atingiu seu objetivo por muito pouco, o F2008 se mostrou suficiente para a Ferrari conquistar o Mundial de Construtores daquele ano.
Esta era a última geração de carros com múltiplas asas, antes da chegada de um conjunto de regras mais simples, e é considerado um dos mais complexos a competir na F1. Eles foram criados em um momento em que a F1 estava sob imensa pressão para restringir as operações e diminuir o fardo financeiro que o desenvolvimento irrestrito trazia.

Ferrari F2008 (659) 2008 exploded detail view
Photo by: Giorgio Piola
2008 foi um ano de transição, com a quilometragem de testes restrita, além de outras limitações impostas ao uso do túnel de vento, preparando as equipes para as restrições mais severas que se seguiriam. O controle de unidade eletrônica padrão também foi introduzido em 2008, uma medida da FIA para impedir que sistemas proibidos fossem ocultados nos sistemas de gerenciamento.
O F2008 carregava os genes de seu antecessor, com muito do design aparecendo novamente, mas otimizados.
Veja na galeria abaixo os detalhes técnicos do F2008, com as ilustrações de Giorgio Piola:

Foto de: Giorgio Piola

Foto de: Giorgio Piola

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Giorgio Piola

Foto de: Giorgio Piola

Foto de: Giorgio Piola
GALERIA: 20 fatos sobre a carreira de Felipe Massa

Foto de: Sauber Petronas

Foto de: Sauber Petronas

Foto de: Bridgestone Corporation

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Eric Gilbert

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Foto de: Mercedes AMG

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images
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