
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica: Atualizações mostram que Ferrari não desistiu de briga
Ferrari pode precisar de uma reviravolta para superar a Mercedes no campeonato mundial, mas as atualizações na Rússia mostram que a equipe está longe de desistir da briga

Várias mudanças estavam no cardápio da Ferrari na Rússia, já que a equipe introduziu um pacote de atualização para a dianteira do SF71H, que sugere uma nova direção de conceito da equipe.

Ferrari SF71H front wing
Photo by: Giorgio Piola
A nova asa dianteira da Ferrari combina o conceito atual com algumas ideias usadas pela Red Bull e inovações que agora fazem sentido com base no entendimento da equipe sobre os regulamentos de 2019.
A equipe de design da Ferrari incorporou a nova solução lançada pela Red Bull em 2017 e testada pela Ferrari na Hungria, com uma base suspensa e inclinada que também foi recuada na ponta da asa [1].
O design da placa também vem diretamente das páginas do livro de estratégias da Red Bull, com a borda formada de uma maneira que estimula o fluxo de ar a convergir no slot vertical traseiro[1].
Essas alterações tornam a parte externa da asa menos sensível a alterações de inclinação e resultam em um vórtice menos volátil.
Fazer mudanças tão ousadas na parte externa da asa fez com que a equipe de projeto tivesse que fazer ajustes em outros lugares também.
A base do painel principal [3] é um pouco mais pronunciado, alterando a forma como o fluxo de ar se comporta, enquanto a móvel [4] no interior da placa concebida para controlar o fluxo também foi revista.
Um slot adicional foi colocado na parte externa [5]. Talvez mais importante, a equipe atenuou a transição agressiva entre a parte externa da asa e a região do flapping [6].
A Ferrari também concentrou uma quantidade considerável de atenção em uma área do carro que até então esteve relativamente intocada durante todo o ano de 2018, suas pás giratórias [2].
O design relativamente simples usado até agora nesta temporada foi deixado de lado em favor de um conjunto muito mais complexo de elementos.
Onde o design com fenda usado anteriormente favorecia uma abordagem mais suave para realinhar o fluxo, é provável que o novo design trabalhe com o fluxo de ar muito mais duro, configurando um vórtice mais forte para alimentar o fluxo.

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
A equipe foi vista usando inicialmente seu novo design da placa da asa traseira para reduzir o arrasto nas retas em Sochi, mas teve que reverter para uma configuração mais convencional para melhorar o equilíbrio.

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