Recomendado para você

F1: Wolff se declara "curioso" com comportamento da Mercedes e quer 'virada de chave' no fim da temporada

F1: Wolff se declara "curioso" com comportamento da Mercedes e quer 'virada de chave' no fim da temporada

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Wolff se declara "curioso" com comportamento da Mercedes e quer 'virada de chave' no fim da temporada
Enzo Fittipaldi testa novamente com a McLaren na Indy

Enzo Fittipaldi testa novamente com a McLaren na Indy

Indy
Indy
Indy October Testing
Enzo Fittipaldi testa novamente com a McLaren na Indy
Com o #10 já utiilizado por Luca Marini, qual será o número de Diogo Moreira na MotoGP?

Com o #10 já utiilizado por Luca Marini, qual será o número de Diogo Moreira na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Com o #10 já utiilizado por Luca Marini, qual será o número de Diogo Moreira na MotoGP?
Mick Schumacher se diz "muito aberto" para futuro na Indy após teste em Indianápolis

Mick Schumacher se diz "muito aberto" para futuro na Indy após teste em Indianápolis

Indy
Indy
Indy October Testing
Mick Schumacher se diz "muito aberto" para futuro na Indy após teste em Indianápolis
F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados

F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados
Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP

Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP
F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen

F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen
Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos

Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos

MotoGP
MotoGP
Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos
Últimas notícias

Antigo projetista da Ferrari nega mérito de Arrivabene em carro atual

Nikolas Tombazis assegura que novos resultados são frutos do trabalho que começou em 2014

Race winner Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T celebrates in parc ferme
(Esquerda para direita): Fernando Alonso, Ferrari, com Marco Mattiacci, chefe de equipe da Ferrari, e Kimi Raikkonen, Ferrari, na foto oficial do time
Fernando Alonso, Ferrari F14-T
Maurizio Arrivabene e Fernando Alonso
Fãs da Ferrari empunham bandeiras nas arquibancadas em Spa-Francorchamps
Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T

O retorno da Ferrari aos bons resultados se deve a investimentos e aos antigos gestores, é o que diz Nikolas Tombazis, ex-projetista da equipe.

O grego foi demitido no fim do ano passado por Maurizio Arrivabene, que fez mudanças radicais na organização da equipe após resultados ruins em 2014.

Ainda que a Ferrari tenha conquistado vitórias e pontos importantes em 2015, Tombazis acredita que o mérito tenha vindo da equipe que foi sacada.

Falando ao jornal italiano Corriere della Sera, Tombazis soltou o verbo:

"Não esperava ser demitido. Não fujo de minhas responsabilidades, mas trabalhei menos no modelo 2014 do que os dos anos anteriores."

"O carro de 2015 foi o primeiro, desde 2008, em que tive como trabalhar com grande quantidade de tempo."

'Foi o modelo que também teve a ajuda do novo túnel de vento. Nós não igualamos a Mercedes nesta temporada, mas houve um grande avanço. Mas minha visão não foi compartilhada pelas pessoas de Maranello."

E acrescentou: "A Ferrari poderia ter me demitido em outro momento. Além disso, gostaria de um tratamento diferente para [Stefano] Domenicali e [Luca] di Montezemolo também. Foi um choque. Todo mundo comete erros, mas 2015 foi o renascimento por causa da equipe anterior."

Tombazis sugere que a Ferrari perdeu espaço nos últimos anos por ter ficado atrás no âmbito tecnológico que a categoria necessita.

"Desde 2010 a Red Bull sempre cresceu, mas Alonso sempre esteve perto de vencê-los. Um título teria nos ajudado? Psicologicamente sim, sem dúvida, mas desde 2009 nós nunca tivemos o melhor carro do grid.

"Newey é um gênio, mas a Red Bull não tem a mesma pressão que tínhamos na Ferrari. O ambiente na equipe era ruim. Era como se tivéssemos uma arma de fogo em nossas costas", finalizou.

Artigo anterior Ferrari desmente renovação de Kimi por ser barato e popular
Próximo artigo C. Fittipaldi sobre rival que o fez capotar em Monza: "é um sujo, um imbecil"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros