Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Antigo projetista da Ferrari nega mérito de Arrivabene em carro atual

Nikolas Tombazis assegura que novos resultados são frutos do trabalho que começou em 2014

Race winner Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T celebrates in parc ferme
(Esquerda para direita): Fernando Alonso, Ferrari, com Marco Mattiacci, chefe de equipe da Ferrari, e Kimi Raikkonen, Ferrari, na foto oficial do time
Fernando Alonso, Ferrari F14-T
Maurizio Arrivabene e Fernando Alonso
Fãs da Ferrari empunham bandeiras nas arquibancadas em Spa-Francorchamps
Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T

O retorno da Ferrari aos bons resultados se deve a investimentos e aos antigos gestores, é o que diz Nikolas Tombazis, ex-projetista da equipe.

O grego foi demitido no fim do ano passado por Maurizio Arrivabene, que fez mudanças radicais na organização da equipe após resultados ruins em 2014.

Ainda que a Ferrari tenha conquistado vitórias e pontos importantes em 2015, Tombazis acredita que o mérito tenha vindo da equipe que foi sacada.

Falando ao jornal italiano Corriere della Sera, Tombazis soltou o verbo:

"Não esperava ser demitido. Não fujo de minhas responsabilidades, mas trabalhei menos no modelo 2014 do que os dos anos anteriores."

"O carro de 2015 foi o primeiro, desde 2008, em que tive como trabalhar com grande quantidade de tempo."

'Foi o modelo que também teve a ajuda do novo túnel de vento. Nós não igualamos a Mercedes nesta temporada, mas houve um grande avanço. Mas minha visão não foi compartilhada pelas pessoas de Maranello."

E acrescentou: "A Ferrari poderia ter me demitido em outro momento. Além disso, gostaria de um tratamento diferente para [Stefano] Domenicali e [Luca] di Montezemolo também. Foi um choque. Todo mundo comete erros, mas 2015 foi o renascimento por causa da equipe anterior."

Tombazis sugere que a Ferrari perdeu espaço nos últimos anos por ter ficado atrás no âmbito tecnológico que a categoria necessita.

"Desde 2010 a Red Bull sempre cresceu, mas Alonso sempre esteve perto de vencê-los. Um título teria nos ajudado? Psicologicamente sim, sem dúvida, mas desde 2009 nós nunca tivemos o melhor carro do grid.

"Newey é um gênio, mas a Red Bull não tem a mesma pressão que tínhamos na Ferrari. O ambiente na equipe era ruim. Era como se tivéssemos uma arma de fogo em nossas costas", finalizou.

Artigo anterior Ferrari desmente renovação de Kimi por ser barato e popular
Próximo artigo C. Fittipaldi sobre rival que o fez capotar em Monza: "é um sujo, um imbecil"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros