Conteúdo especial

Após anúncio do fim do programa de motores, relembre números da Renault na F1

Fabricante francesa esteve envolvida na F1 desde 1977, entre fases de altos e baixos como fornecedora de motores

Ayrton Senna, Williams FW16 Renault.

A Renault está aposentando o seu programa de motores da Fórmula 1, depois de 47 anos como fornecedora de unidades de potência na categoria, divididos entre períodos apenas como fabricante e também como equipe proprietária.

A marca francesa anunciou, nesta segunda-feira (30), que não irá mais fabricar motores para a F1, anteriormente construídos em sua fábrica em Viry-Chatillon, na França. A mudança acontecerá após 2025 e após isso, a Alpine, divisão esportiva da marca francesa, se tornará equipe-cliente.

Leia também:

 Trajetória como equipe na F1

A Renault estreou na categoria, como equipe e como fabricante de motores, no GP da Grã-Bretanha de 1977, com o carro RS01 dirigido por Jean-Pierre Jabouille, que abandonou a corrida por problemas no motor turbo.

Desde então, a montadora francesa teve representantes no grid em diferentes épocas: de 1977 até 1985, com destaque para 1983, quando foi vice-campeã de construtores com a dupla Alain Prost, que foi vice-campeão, e Eddie Cheever; de 2002 até 2011, quando foi bicampeão de construtores e de pilotos com Fernando Alonso em 2005 e 2006; e de 2016 até 2020, quando trocou para o nome da marca esportiva, Alpine.

Como equipe, a Renault teve:

  • 24 temporadas
  • 2 campeonatos de pilotos (2005, 2006)
  • 2 campeonatos de construtores (2005, 2006)
  • 31 pilotos
  • 400 GPs
  • 103 pódios
  • 35 vitórias
  • 51 pole positions
  • 33 voltas mais rápidas

Trajetória como fabricante na F1

Já como fabricante de motores, são 43 anos fornecendo motores para diferentes escuderias de Fórmula 1. Entre elas, destaques para, além da equipe da Renault e Alpine, Lotus, Williams, Benetton Red Bull.

A montadora francesa teve apenas dois períodos de pausa, até o momento, na F1, marcando três "eras" da marca: 1977 até 1986; 1989 até 1997, com os carros vencedores da Williams e da Benneton, com pilotos campeões com a marca como Nigel Mansell, Alain Prost, Michael Schumacher, Damon Hill e Jacques Villeneuve, e outros consagrados como Ayrton Senna; e 2001 até 2024, com as vitórias de Alonso e, alguns anos depois, o tetracampeonato de Sebastian Vettel pela Red Bull.

Como fabricante, a Renault tem:

  • 43 temporadas (1977-1986; 1989-1997 e 2001-2024, até o momento)
  • 38 motores
  • 12 campeonatos de construtores, como fornecedora (1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 2005, 2006, 2010, 2011, 2012, 2013)
  • 11 campeonatos de pilotos (1992 Mansell, 1993 Prost, 1995 Schumacher, 1996 Hill, 1997 Villeneuve, 2005 Alonso, 2006 Alonso, 2010 Vettel, 2011 Vettel, 2012 Vettel, 2013 Vettel)
  • 85 pilotos
  • 11 construtores
  • 741 GPs
  • 169 vitórias
  • 213 pole positions
  • 176 voltas mais rápidas
  • 463 pódios

Vejam quais foram as unidades de potência, equipes-clientes e anos de uso dos motores

Motor Tipo Anos Equipes
EF1  V6 Turbo 1977 - 1983 Renault, Lotus (1983)
EF4 V6 Turbo 1984 Renault, Ligier
EF4B V6 Turbo 1984-1986 Renault, Lotus, Ligier, Tyrrell
EF15 V6 Turbo 1985-1986 Renault, Lotus, Ligier, Tyrrell
EF15B V6 Turbo 1986 Lotus
RS1 V10 1989 Williams
RS2 V10 1990 Williams
RS3 V10 1991 Williams
RS3C V10 1992 Williams
RS4 V10 1992 Williams, Ligier
RS5 V10 1993 Williams, Ligier
RS6 V10 1994 Williams, Ligier
RS7 V10 1995 Benetton, Williams
RS8 V10 1996 Benetton, Williams
RS9 V10 1997 Benetton, Williams
RS9B V10 1997 Benetton, Williams
RS21 V10 2001 Benetton
RS22 V10 2002 Renault
RS23 V10 2003 Renault
RS24 V10 2004 Renault
RS25 V10 2005 Renault
RS26 V8 2006 Renault
RS27 V8 2007-2009 Renault, Red Bull
RS27-2010 V8 2010 Renault, Red Bull
RS27-2011 V8 2011 Renault, Red Bull, Lotus
RS27-2012 V8 2012 Red Bull, Lotus, Williams, Caterham
RS27-2013 V8 2013 Red Bull, Lotus, Williams, Caterham
Energia 2014 V6 Híbrido 2014 Red Bull, Torro Rosso, Lotus, Caterham
Energia 2015 V6 Híbrido 2015 Red Bull, Torro Rosso
RE16 V6 Híbrido 2016 Renault
RE17 V6 Híbrido 2017 Renault, Toro Rosso
RE18 V6 Híbrido 2018 Renault, McLaren
E Tech 19 V6 Híbrido 2019 Renault, McLaren
E Tech 20 V6 Híbrido 2020 Renault, McLaren
E Tech 21 V6 Híbrido 2021 Alpine
RE22 V6 Híbrido 2022 Alpine
RE23 V6 Híbrido 2023 Alpine
RE24 V6 Híbrido 2024 Alpine

McLaren VETANDO BORTOLETO por 2 anos na Audi? IVAN BRUNO, voz da F2 na BAND, analisa duelo vs BOTTAS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

McLaren VETANDO BORTOLETO por 2 anos na Audi? IVAN BRUNO, voz da F2 na BAND, analisa duelo vs BOTTAS

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

In this article
Andrei Gobbo
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Renault confirma fim do programa de motores; Alpine deve usar unidade de potência da Mercedes a partir de 2026
Próximo artigo RETA FINAL: O trunfo de Bortoleto na Audi e teste de Drugo na Indy

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros