F1: Renault confirma fim do programa de motores; Alpine deve usar unidade de potência da Mercedes a partir de 2026

A Renault, fabricante francesa de automóveis, confirmou que encerrará seu trabalho seu projeto de motores na Fórmula 1

Pierre Gasly, Alpine A524, Esteban Ocon, Alpine A524

A Renault confirmou nesta segunda-feira que vai encerrar suas operações de motores na Fórmula 1 antes da nova era de regras das unidades de potência entrar em vigor a partir de 2026. 

Leia também:

Após meses de especulação sobre o futuro da fabricante francesa, com a Alpine há muito tempo em negociações com a Mercedes para um acordo de unidade de potência, o destino de suas operações foi finalmente anunciado. 

Em um comunicado, foi revelado que a fábrica de motores de F1 em Viry-Chatillon, perto de Paris, seria transformada em um centro de engenharia para ajudar a contribuir com a tecnologia de ponta dos futuros carros da Renault e da Alpine. 

A declaração diz que a Viry, no entanto, continuaria seu esforço para forncer o atual motor turbo-híbrido para a Alpine até o fim da próxima temporada: "As atividades de Fórmula 1 na Viry, excluindo o desenvolvimento de um novo motor, continuarão até o final da temporada de 2025", disse o comunicado.

Alpine protestors from Viry-Chatillon

Manifestantes da Alpine em Viry-Chatillon

Foto de: Anaël Bernier - Horizons Multiples

Os projetos - que serão definidos como Hypertech Alpine Centre - incluem o desenvolvimento de um futuro supercarro da Alpine, trabalgo na futura tecnologia de baterias e a pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de motores elétricos. 

Viry também continuará a contribuir para outras atividades de automobilismo da Renault, incluindo o programa da Alpine no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), bem como projetos de clientes, além de esforços na Fórmula E e no Rally Raid para marcas parceiras.

Apesar de ter abandonado seu motor de F1, a Alpine afirmou que continuaria monitorando os desenvolvimentos nas corridas. O comunicado acrescentou: "Após o processo de consulta e diálogo com os representantes dos funcionários em Viry-Châtillon, a Alpine decidiu estabelecer uma unidade de monitoramento da F1."

"Essa unidade terá como objetivo manter o conhecimento e as habilidades dos funcionários nesse esporte e permanecer na vanguarda da inovação para os vários projetos da Hypertech Alpine."

A Alpine insistiu que todos os funcionários atuais da Viry teriam seus empregos garantidos no futuro.

Protestos de Viry

A confirmação de que a Renault abandonará seu projeto de motor de F1 veio depois de muita controvérsia sobre a ideia de encerrar as operações.

A equipe da Viry protestou contra a medida que, segundo eles, não se justificava, apesar da economia de custos que seria obtida pelo fato de a Alpine seguir o caminho do cliente em vez de financiar seu próprio programa completo de motores.

No entanto, em meio a uma revisão do plano da Alpine para a F1 pelo CEO da Renault, Luca de Meo, e pelo novo conselheiro Flavio Briatore no início deste ano, ficou cada vez mais claro que a rota preferida era adquirir os motores Mercedes a longo prazo.

Além dos benefícios financeiros, a concretização desse acordo significaria que a Alpine teria acesso a um motor que garantiria competitividade, já que atualmente ela conta com um motor que tem pouca potência em comparação com os rivais.

O diretor da equipe Alpine, Oliver Oakes, explicou recentemente que, embora entendesse que a equipe da Viry queria continuar com o projeto de 2026, havia uma série de elementos que de Meo tinha que ponderar.

"Há todos os fatores em jogo, mas acho que, no final das contas, você só quer o melhor motor no carro", disse ele. "Essa é uma decisão que acho que Luca está avaliando no momento."

As discussões com a Mercedes estão em andamento, e nada foi formalmente anunciado ainda com relação a uma futura parceria.

McLaren VETANDO BORTOLETO por 2 anos na Audi? IVAN BRUNO, voz da F2 na BAND, analisa duelo vs BOTTAS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

McLaren VETANDO BORTOLETO por 2 anos na Audi? IVAN BRUNO, voz da F2 na BAND, analisa duelo vs BOTTAS

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Alpine
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior EXCLUSIVO F1 - Ben Sulayem acha que FIA não está ganhando crédito suficiente: "Só recebemos lixo"
Próximo artigo Após anúncio do fim do programa de motores, relembre números da Renault na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros