Fórmula 1
19 set
-
22 set
Evento encerrado
26 set
-
29 set
Evento encerrado
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Treino Livre 1 em
13 Horas
:
08 Minutos
:
43 Segundos
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
12 dias

Após internação, entenda como família blinda Schumacher de boatos sobre estado de saúde

compartilhar
comentários
Após internação, entenda como família blinda Schumacher de boatos sobre estado de saúde
Por:
10 de set de 2019 11:12

Jornalista alemão do Motorsport.com, Stefan Ziegler comenta a privacidade do heptacampeão mundial

Uma notícia bombástica pegou os fãs do automobilismo de surpresa: Michael Schumacher foi internado no hospital Georges-Pompidou, em Paris, para um "tratamento secreto". Inicialmente veiculada pelo jornal francês Le Parisien, a informação foi confirmada pelo Motorsport.com e se espalhou na mídia de maneira avassaladora, levando uma multidão para a frente do local, na esperança de saber mais sobre o estado de saúde do heptacampeão da Fórmula 1.

Leia também:

Ainda segundo o jornal, o heptacampeão já teria visitado a unidade duas vezes durante a última primavera europeia, vindo de helicóptero de Genebra, onde reside. A notícia é uma das poucas de que se tem notícia no 'caso Schumacher', iniciado com o acidente do alemão há quase seis anos. O Motorsport.com relembra a cronologia dos fatos e mostra como a família mantém o ex-piloto blindado de boatos e especulações, mesmo após tanto tempo.

O acidente

Em 29 de dezembro de 2013, enquanto passava o fim de ano esquiando com a família nos alpes franceses, Schumacher passou por um acidente que por pouco não tirou sua vida. O heptacampeão sofreu um forte golpe na cabeça após cair em uma pedra e quebrar o capacete que usava.

Em recuperação desde então, poucas são as informações sobre seu estado de saúde. A família e a assessora e porta-voz de Schumacher, Sabine Kehm, falam muito pouco de suas condições frente ao grande interesse que existe sobre o tema.

Blindagem ética

Mas por que jamais nenhum jornalista ou veículo de imprensa conseguiu nenhuma informação do estado de Schumacher? Jornalista da edição alemã do Motorsport.com, Stefan Ziegler diz que há uma espécie de blindagem ética sobre tudo o que envolve o alemão. “De fato, existe uma espécie de ‘acordo de cavalheiros’ entre a imprensa, a família Schumacher e Sabine Kehm”, explicou. “Por exemplo, nós apenas falamos sobre Schumacher quando há notícias vindas da família.”

“Por outro lado, existem várias revistas e sites que relatam todo o tipo de coisa, que em sua maioria estão totalmente incorretos ou são de mau gosto. Mas a família Schumacher tem advogados muito bons que trabalham nestes casos, e, geralmente, a multa por quebrar as regras da família é cara. Assim, muitos meios de comunicação não fazem nada por temer punições. Mas alguns fazem isso para vender mais revistas ou obter visualizações.”

“O problema é: Sabine e a família não compartilham muita informação. Basicamente é só uma coisa ou outra ao longo do ano. Portanto, muitos 'jornalistas' fazem as suas próprias histórias, infelizmente.”

Galeria
Lista

Sebastian Vettel posa com seu herói Michael Schumacher

Sebastian Vettel posa com seu herói Michael Schumacher
1/10

Foto de: XPB Images

Ainda durante os anos 90, Schumacher inspirou um menino que ainda iria lhe dar muito trabalho na pista no fim de sua carreira.

O primeiro pódio

O primeiro pódio
2/10

Foto de: Williams F1

Em 2015 a Fórmula 1 retornou ao México. A última visita ao Circuito Hermanos Rodriguez havia sido em 1992, quando Nigel Mansell ganhou e um certo Michael Schumacher abria o champanhe pela primeira vez. Ainda naquele ano ele venceria sua primeira corrida, na Bélgica.

O primeiro título

O primeiro título
3/10

Foto de: XPB Images

Schumacher se sagrou campeão pela primeira vez na F1 em 1994 na Austrália. Ele jogou seu carro contra Damon Hill após bater e quebrar a suspensão traseira de sua Benetton. O abandono duplo dava o título a ele.

O valioso tri

O valioso tri
4/10

Foto de: XPB Images

Campeão com a Benetton em 1994 e 1995, Schumacher foi para Ferrari tentar trazer a histórica equipe de volta aos dias de glória. Demorou cinco anos, mas o tri chegou em 2000. O fim do jejum de 21 anos da Ferrari foi comemorado como poucas conquistas.

A sequência

A sequência
5/10

Foto de: Ferrari Media Center

Schumacher teve pequena oposição de David Coulthard durante o início de 2001. No entanto, com a piora da McLaren na metade do ano, o piloto teve caminho livre para se sagrar campeão em agosto, no GP da Hungria.

O fim do domínio

O fim do domínio
6/10

Foto de: BMW AG

2004 foi o ano mais dominante de Schumacher. Ele ganhou 13 corridas em 18 realizadas (recorde batido por Vettel em 2013). Na foto, a última de cinco dobradinhas dos irmãos Ralf e Michael na F1.

"Fim" por cima

"Fim" por cima
7/10

Foto de: XPB Images

Depois de um ano ruim em 2005, 2006 provou ser a grande despedida de Schumacher da F1. Ele lutou até a última prova pelo título com Alonso, perdendo o mundial por azares nas duas últimas provas do ano.

O último pódio

O último pódio
8/10

Foto de: XPB Images

Depois de uma volta à F1 mal-sucedida em 2010 pela Mercedes, em 2012 o alemão disse adeus de vez à categoria. Ele não foi bem, mas não saiu de mãos vazias. Ele foi o terceiro no GP de Valência de 2012.

A última prova

A última prova
9/10

Foto de: XPB Images

Schumacher se despediu da F1 em uma corrida cheia de alternativas em Interlagos em 2012. A prova decidia o título da temporada, entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel. O alemão acabou sendo tri.

Mensagens de despedida

Mensagens de despedida
10/10

Foto de: XPB Images

"A vida é feita de paixões. Agradeço por compartilhar a minha", foi o que escreveu no capacete em sua última prova, além desta mensagem na lateral de seu carro.

Por que nunca surgiu nenhuma imagem?

Segundo Ziegler, mesmo com uma alta demanda por imagens e muito interesse quanto ao estado de saúde de Schumacher, publicar uma foto sem autorização da família poderá gerar sérias consequências à pessoa responsável. “Em um caso como esse você pode imaginar alguém tentando qualquer coisa para tirar uma foto”, ponderou.

“Por outro lado, todo mundo sabe que a família e seus advogados irão fazer de tudo para processar qualquer um que publicar. Você pode vender a imagem para uma revista e fazer uma fortuna, mas vai estar acabado quando descobrirem que foi você. Vão te fazer pagar como se não houvesse amanhã. Além disso, se você é um jornalista e/ou uma revista, vai ter seu momento de fama, mas a queda chegará e você estará acabado."

O 'padre jornalista' e Mick Schumacher

“Poucos dias após o acidente, um jornalista se disfarçou de padre para obter acesso a Schumacher no hospital, mas ele foi descoberto e processado. Desde então, você pode imaginar que algumas pessoas tenham tentado algo semelhante, mas, obviamente, ninguém conseguiu. O que é uma coisa boa, eu acho.”

Para manter a privacidade, Ziegler relembra que Mick Schumacher, filho de Michael que atualmente corre na Fórmula 2, iniciou sua carreira no kart com um nome diferente. “Eu acho que tanto família Schumacher quanto Sabine provaram no passado que vão fazer qualquer coisa para proteger a privacidade. Por exemplo, inscrevendo Mick como "Mick Betsch" no kart. As pessoas têm de respeitar isso ou terão as consequências", sacramentou.

Para Ziegler, até mesmo pessoas do convívio do alemão no passado não podem oferecer informações precisas. “Como sabemos o que é verdade ou não? Fácil: nós verificamos se há uma declaração oficial da família ou de Sabine. A maioria não tem. E, geralmente, mesmo aquelas pessoas questionadas sobre Schumacher (Flavio Briatore, Luca di Montezemolo e etc), dizem algo sem realmente saber com certeza. Então é melhor não relatar isso também.”

Galeria
Lista

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1/20

Foto de: LAT Images

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
2/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs

1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs
3/20

Foto de: LAT Images

1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs

1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs
4/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs

1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs
5/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs

1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs
6/20

Foto de: LAT Images

1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs

1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs
7/20

Foto de: XPB Images

1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs

1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs
8/20

Foto de: LAT Images

1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs

1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs
9/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs

1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs
10/20

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs

2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs
11/20

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs

2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs
12/20

Foto de: Ercole Colombo

2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs

2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs
13/20

Foto de: Brousseau Photo

2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs

2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs
14/20

Foto de: LAT Images

2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs

2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs
15/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs

2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs
16/20

Foto de: XPB Images

2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs

2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs
17/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs

2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs
18/20

Foto de: XPB Images

2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs

2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs
19/20

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs

2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs
20/20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Busca por informações

Conforme dito pelo jornalista, alguns personagens capitais da carreira de Schumacher já se posicionaram, sempre de forma misteriosa, sobre a realidade atual do ex-piloto. Alguns com comentários generalistas sobre seu estado de saúde, outros admitindo a busca por mais informações sobre o alemão. Um destes é o brasileiro Rubens Barrichello, companheiro de Schumi na Ferrari por seis temporadas, entre os anos de 2000 e 2005.

Em entrevista ao Conversa com Bial, o piloto relembrou um episódio curioso pelo qual passou na cirurgia para a retirada de um tumor: "Eu tomei anestesia geral. O doutor Dino Altmann, chefe médico do GP do Brasil de Fórmula 1 me disse: Você falou do Schumacher. Existe esse link nosso, algo inconsciente. Estou buscando meios de saber como ele está. Não tenho notícias dele".

Já Jean Todt, atual presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e ex-chefe de equipe da Ferrari, é um dos autorizados a visitar o heptacampeão. No fim de junho, o francês falou sobre o ex-comandado: "É uma coisa muito particular. Michael está muito bem amparado. Mora com sua família entre Genebra e Lausanne. Ele continua lutando. É a única coisa que posso dizer".

Outro habilitado a ir até o lar de Schumacher é Ross Brawn, atual diretor esportivo da F1 que trabalhou com o ex-piloto na Benetton, na Ferrari e na Mercedes. O dirigente britânico disse ao Motorsport.com: "Não quero comentar sobre sua condição além de dizer que estamos extremamente esperançosos de ver Michael como o conhecemos em algum momento no futuro".

Galeria
Lista

Toutes les F1 pilotées par Michael Schumacher

Toutes les F1 pilotées par Michael Schumacher
1/24

Jordan 191 de 1991

Jordan 191 de 1991
2/24

Este foi o carro que Michael Schumacher estreou na F1, que só correu uma prova para substituir o belga Bertrand Gachot, no GP da Bélgica.

Benetton B191 de 1991

Benetton B191 de 1991
3/24

Os resultados na Bélgica fizeram Flavio Briatore chamá-lo para preencher a vaga na Benetton-Ford

Benetton B192 de 1992

Benetton B192 de 1992
4/24

Michael Schumacher ganhou sua primeira e única vitória da temporada no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

Benetton B193 de 1993

Benetton B193 de 1993
5/24

Com uma vitória e nove pódios, Michael Schumacher começava a aparecer na F1.

Benetton B194 de 1994

Benetton B194 de 1994
6/24

Neste ano o alemão conseguiu seu primeiro campeonato mundial.

Benetton B195 de 1995

Benetton B195 de 1995
7/24

Michael Schumacher foi coroado com o bicampeonato.

Ferrari F310 de 1996

Ferrari F310 de 1996
8/24

A escuderia dá as boas vindas a Schumacher.

Ferrari F310B de 1997

Ferrari F310B de 1997
9/24

Neste ano Schumacher bateu intencionalmente em Villeneuve. Ele não só perdeu o campeonato, como a FIA o puniu com a perda de pontos obtidos na temporada.

Ferrari F310B versão carbon de 1997

Ferrari F310B versão carbon de 1997
10/24

O modelo foi um pouco mais simplificado, mas ainda faltava potência do motor e pacote aerodinâmico.

Sauber C16 de 1997

Sauber C16 de 1997
11/24

Michael Schumacher guiou o modelo em segredo.

Ferrari F300 de 1998

Ferrari F300 de 1998
12/24

Equipado com o motor 3.0 V10 projetado por Rory Byrne

Ferrari F399 de 1999

Ferrari F399 de 1999
13/24

Quase idêntico ao modelo anterior, com pequenas alterações no novo spoiler dianteiro.

Ferrari F1-2000 de 2000

Ferrari F1-2000 de 2000
14/24

Michael Schumacher conseguiu nove vitórias e levou a equipe ao seu primeiro campeonato mundial após 21 anos de fila.

Ferrari F2001 de 2001

Ferrari F2001 de 2001
15/24

O carro foi projetado com as novas alterações do regulamento que exigiam a construção de uma asa dianteira superior, a fim de reduzir downforce.

Ferrari F2001 de Monza em 2001

Ferrari F2001 de Monza em 2001
16/24

Foi a primeira corrida de F1, após os ataques de 11 de setembro. Pela memória das vítimas, a Ferrari pintou o bico de preto, além de não fazer publicidade.

Ferrari F2002 de 2002

Ferrari F2002 de 2002
17/24

Foi um dos carros de maior sucesso da F1 de todos os tempos. Desenhado por Ross Brawn, Rory Byrne e Paolo Martinelli

Ferrari F2003GA de 2003

Ferrari F2003GA de 2003
18/24

O carro foi nomeado "GA" em homenagem a Gianni Agnelli, presidente da Fiat que havia falecido na época.

Ferrari F2004 de 2004

Ferrari F2004 de 2004
19/24

Continua o sucesso da equipe desde 1999, ganhando o quinto campeonato consecutivo de pilotos e o sexto de construtores.

Ferrari F2005 de 2005

Ferrari F2005 de 2005
20/24

O modelo não foi competitivo em quase toda a temporada, a única vitória deste carro foi no GP dos Estados Unidos.

Ferrari 248F1 de 2006

Ferrari 248F1 de 2006
21/24

A temporada de 2006 não poderia ter começado melhor para ele e para Ferrari, após o fraco desempenho de 2005, com a pole no GP do Bahrein, sendo a 65º, igualando o recorde histórico de Ayrton Senna.

Mercedes W01 de 2010

Mercedes W01 de 2010
22/24

Em 23 de dezembro de 2009 torna-se oficial o retorno de Schumi para a F1 para a temporada 2010, com a equipe Mercedes GP inicialmente para três anos.

Mercedes W02 de 2011

Mercedes W02 de 2011
23/24

Schumacher melhora o desempenho e esteve muito mais perto de Nico Rosberg. Novamente com um quarto lugar como melhor resultado pessoal e da equipe, Michael esteve apenas 13 pontos atrás de seu companheiro de equipe.

Mercedes W03 de 2012

Mercedes W03 de 2012
24/24

A má sorte de Schumacher parecia ter terminado no GP da Europa, realizado em Valência, quando obteve seu primeiro pódio desde o retorno à F1 em 2010. O anúncio da contratação de Lewis Hamilton pela equipe em 2013 deixou Michael sem assento. Poucos dias depois, Schumacher confirmou nova aposentadoria.

Próximo artigo
Hospital de Paris confirma presença de Schumacher

Artigo anterior

Hospital de Paris confirma presença de Schumacher

Próximo artigo

Hamilton cobra clareza da FIA sobre batalhas por posição contra outros pilotos

Hamilton cobra clareza da FIA sobre batalhas por posição contra outros pilotos
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Pilotos Michael Schumacher Compre Agora
Autor Felipe Motta