Após pancada, Bottas diz que prefere circuitos que “punem erros”
De acordo com o finlandês, risco de colisões deixa as corridas mais emocionantes. Lewis Hamilton concorda e comparou pista da Áustria com a da França
Valtteri Bottas foi o segundo mais rápido do treino livre desta tarde, válido para o GP da Áustria de Fórmula 1. No meio da sessão, o piloto da Mercedes sofreu um forte acidente e colidiu contra a barreira de pneus, destruindo boa parte de seu carro. Apesar disso, o finlandês disse que prefere pilotar em circuitos onde os erros são punidos.
Os comentários de Bottas acontecem uma semana após o GP da França em Paul Ricard, onde as grandes áreas de escape asfaltadas foram alvo de críticas dos pilotos.
“Isso faz diferença. Apesar de ter batido, eu prefiro ser punido pelos erros. Isto torna as coisas mais excitantes”.
“Eu acho que é assim que deveria ser e aqui os erros definitivamente têm um custo, com zebras agressivas e áreas de escape mínimas”.
O companheiro do finlandês, Lewis Hamilton, disse que também gosta da pista de Spielberg porque os limites de são claros e porque os pilotos pagam caro por seus erros.
“Eu não sou um grande fã de pistas como Paul Ricard, onde você tem essas enormes áreas de escape”, disse Hamilton.
“Me lembro do dia, quando eu estava pilotando em Spa, passando pela curva Pouhon e na área externa havia brita, aquilo era muito assustador. Com o menor erro você poderia realmente danificar o carro”.
“Então, voltar a uma pista como esta onde temos brita, a punição está ali e você fica definitivamente nervoso sobre isso. Quando você está freando na curva 4, sabe que se frear muito dentro, vai parar na brita. Se for muito forte ou muito rápido na curva 6, vai parar na brita, o mesmo na 7”.
“Mas eles também colocaram grandes zebras nas saídas das curvas 9 e 10. Isso é positivo. Você não poderia ser capaz de espalhar e voltar ao traçado facilmente, entendem?”
Bottas, que conseguiu terminar o treino da tarde na segunda posição, apesar do acidente, disse que estava bem e sem dores. O finlandês perdeu algum tempo de pista na manhã também por conta de precisar trocar o motor devido a um vazamento de óleo.
Apesar disso, o piloto da Mercedes disse que estava confiante por ter encontrado um bom ajuste no carro.
“Isto prejudicou um pouco a primeira sessão de treinos, mas ainda assim, achei uma direção na configuração do carro e como prosseguir, fiz grandes mudanças para o segundo treino livre e senti melhorou muito até que escapei da pista”.
“Mas antes disso eu estava sentindo que o carro estava muito bom. Então no geral, tenho uma boa sensação, mas outros times também estão rápidos”.
Veja imagens dos acidentes e das atividades do GP da Áustria:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.