Após polêmica com Rosberg, FIA revê regras de rádio na F1
Pilotos deverão ir aos pits agora para receber instruções e corrigir problemas de ordem de segurança
Após a polêmica mensagem da Mercedes a Nico Rosberg durante o GP da Grã-Bretanha há duas semanas, as equipes da Fórmula 1 tiveram seus limites de comunicação via rádio revistos para o GP da Hungria.
Nico Rosberg perdeu seu segundo lugar em Silverstone com dez segundos de punição em seu tempo de prova quando sua equipe Mercedes violou os limites de rádio, destinados a impedir que os pilotos recebam assistência para a melhora de seu desempenho durante as provas.
No entanto, com os comissários decidindo que o fato de a equipe ter ajudado Rosberg a superar uma falha no carro potencialmente crítica foi ok, gerou-se mal-estar com outros times que alegaram que não puderam falar a seus pilotos sobre problemas de freio iminentes no GP da Áustria.
Além disso, com Rosberg tendo tido apenas dez segundos de penalidade de tempo, abriu-se espaço para as equipes deliberadamente serem punidas no futuro quando sentissem que poderiam perder menos tempo quebrando as regras do que deixando que o piloto resolvesse a questão sozinho.
Por isso, a FIA emitiu novas orientações para as equipes antes da corrida de Hungaroring. De agora em diante, se uma equipe avisar um piloto que há um problema com o carro, deve também instrui-lo a ir ao box para os reparos necessários.
Isso resultará automaticamente em uma penalidade de tempo grande, o que irá desencorajar qualquer equipe de fingir que tem um problema segurança em benefício de seu próprio desempenho.
A FIA em comunicado diz que "qualquer mensagem que indique problemas com o carro deve incluir uma instrução irreversível para entrar nos boxes para corrigir o problema ou para abandonar."
Alterações de configuração
Com a situação de Rosberg em Silverstone girando em torno de alterações de configuração no carro, a FIA tornou agora responsabilidade das equipes mostrar que todas as instruções para corrigir problemas críticos não são para melhorar o desempenho do carro.
"Instruções para selecionar padrões no volante devem ser com o único propósito de evitar a perda de função de um sensor.”
"Será de responsabilidade de toda a equipe fornecer essas instruções para satisfazer o delegado técnico da FIA. Qualquer nova configuração escolhida desta forma não deverá melhorar o desempenho do carro."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.