Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Após veto da Mercedes, Ferrari e Renault buscam brecha nas regras

Fornecedoras defendem que é possível ganhar tempo para desenvolver as unidades de potência e desafiar os alemães

A dois meses do lançamento dos carros da temporada de 2015, as equipes da Fórmula 1 ainda não desistiram de encontrar uma forma de desenvolver seus motores além do prazo estipulado pela Federação Internacional de Automobilismo, 28 de fevereiro.

[publicidade] Depois da Mercedes vetar que o regulamento fosse alterado, permitindo que mais itens da unidade de potência, que compreende o motor turbo e as fontes de energia híbridas, fossem alterados em 2015 e que o prazo para mudanças fosse estendido até julho, as equipes agora procuram um buraco nas regras para poder desenvolver seus motores por mais tempo.

A temporada de 2014, que marcou a estreia destes motores híbridos na Fórmula 1, foi amplamente dominada pelos motores Mercedes. Ferrari e Renault agora buscam ao menos diminuir essa diferença. O desenvolvimento dos motores durante a temporada é vetado na categoria por questões econômicas.

Italianos e franceses argumentam que a data de 28 de fevereiro não está especificada nas regras, o que permitiria uma homologação tardia. Porém, de acordo com a FIA, apesar da data não constar no regulamento, outros trechos das regras impedem um atraso – particularmente o parágrafo 2 do apêndice 4 do regulamento esportivo, que prevê que “cada fornecedora não pode homologar mais de uma especificação de unidade de potência.” Ou seja, o motor com que as equipes começarem o ano terá de ser o mesmo até o final.

Porém, os times acreditam que isso abre uma brecha para que o motor de 2014 seja usado até que o de 2015 for homologado. Apesar da FIA ter deixado claro sua posição, existe a opção dos fabricantes bancarem sua interpretação e levar a decisão aos comissários na primeira prova do ano, em março, na Austrália.
Artigo anterior Ricciardo admite que se surpreendeu com performance neste ano
Próximo artigo Titular em 2015, Nasr lamenta saída da Williams: 'Queria ficar lá'

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros