Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Barrichello: experientes 'fazem a cabeça' dos jovens por segurança

Ainda que alguns se preocupem mais com seus carros, brasileiro conta que pilotos mais rodados e sustos ajudam mais novos a se conscientizarem

Acidentes graves são raridade nos dias de hoje

A Fórmula 1 vive sua 17ª temporada sem que nenhum acidente fatal aconteça – os dois últimos levaram Roland Ratzenberger e Ayrton Senna no final de semana do GP de San Marino de 1994. Ainda que algumas batidas graves tenham sido registradas desde então – Mika Hakkinen, Michael Schumacher e, mais recentemente, Felipe Massa ficaram um bom tempo de 'molho' devido a fortes colisões – é inegável que a segurança nos carros evoluiu muito.

Isso faz com que toda uma safra de jovens pilotos não tenha convivido com o perigo eminente de uma morte em serviço. Em um grid no qual o atual campeão do mundo tinha seis anos naquele trágico final de semana em Imola, será que a preocupação com esse aspecto já não é a mesma?

“Como presidente da GPDA (Associação dos pilotos de Grande Prêmio) vejo pessoas muito jovens se empenhando em participar e outras muito voltadas ao desenvolvimento do carro”, testemunha ao TotalRace o piloto mais experiente do grid, Rubens Barrichello. “Então, quando a gente discute algo sobre a segurança, a preocupação é 'preciso ver se meu carro vai ser rápido com esse tipo de adendo ou não'.”

Para o brasileiro, isso aumenta a importância da presença dos mais 'rodados', como o próprio Schumacher, que comemora 20 anos na categoria neste final de semana – o alemão e Barrichello são os únicos remanescentes de 1994 – o piloto de testes da McLaren Pedro de la Rosa, Jarno Trulli e Mark Webber.

“É cada um querendo olhar seu lado mas, no final, uma pessoa experiente dando o seu parecer – porque não faz muito tempo que eu era jovem também e estava interessado em andar de carro de corrida e fazer a curva de pé embaixo, não colocar uma chicane no meio da Eau Rouge, por exemplo – ajuda. São aspectos que você vai vivendo e vai aprendendo. Tem muito desse lado do jovem querer andar rápido e não se preocupar, mas tem muitos jovens que se preocupam.”

O piloto da Williams, do alto de seus 317 GPs, observa que muitas vezes batidas fortes servem como um alerta para os mais jovens. E cita o exemplo de Sergio Perez, que diz ainda não se sentir totalmente recuperado do acidente no treino de classificação para o GP de Mônaco deste ano, que o deixou fora da prova em Monte Carlo e da corrida seguinte, no Canadá.

“Muitas vezes tem de acontecer alguma coisa. Por exemplo, o Perez, depois do acidente, tem prestado muita atenção nessas coisas de segurança. Tem coisas que acontecem, que graças a Deus não machucam, e que vêm para o bem.”

(colaboraram Felipe Motta e Luis Fernando Ramos)

Artigo anterior Pilotos da Lotus veem oportunidade no GP da Bélgica
Próximo artigo Bruno Senna deve ser titular na Renault até o final do ano

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros