Recomendado para você

Porsche Cup: Confira horários e como assistir à etapa preliminar do GP de SP de F1, que define os campeões sprint 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir à etapa preliminar do GP de SP de F1, que define os campeões sprint 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir à etapa preliminar do GP de SP de F1, que define os campeões sprint 2025
GP de São Paulo de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Interlagos, com Porsche Cup e F4 Brasil

GP de São Paulo de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Interlagos, com Porsche Cup e F4 Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
GP de São Paulo de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Interlagos, com Porsche Cup e F4 Brasil
F1: GP de São Paulo anuncia data de pré-venda dos ingressos da edição 2026; confira

F1: GP de São Paulo anuncia data de pré-venda dos ingressos da edição 2026; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo anuncia data de pré-venda dos ingressos da edição 2026; confira
Como Verstappen escolhe pilotos de simuladores para entrar no automobilismo real

Como Verstappen escolhe pilotos de simuladores para entrar no automobilismo real

Fórmula 1
Fórmula 1
Como Verstappen escolhe pilotos de simuladores para entrar no automobilismo real
F1: Williams revela novo nome e logotipo retrô para 2026

F1: Williams revela novo nome e logotipo retrô para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Williams revela novo nome e logotipo retrô para 2026
Drugovich dá 'veredito' após testes de pré-temporada da F-E

Drugovich dá 'veredito' após testes de pré-temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
Drugovich dá 'veredito' após testes de pré-temporada da F-E
F1: Juiz dá atualização sobre caso de Massa e o título de 2008

F1: Juiz dá atualização sobre caso de Massa e o título de 2008

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Juiz dá atualização sobre caso de Massa e o título de 2008
Hamilton responde críticas e nega que projetos paralelos à F1 sejam "distração"

Hamilton responde críticas e nega que projetos paralelos à F1 sejam "distração"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Hamilton responde críticas e nega que projetos paralelos à F1 sejam "distração"
Últimas notícias

Barrichello: experientes 'fazem a cabeça' dos jovens por segurança

Ainda que alguns se preocupem mais com seus carros, brasileiro conta que pilotos mais rodados e sustos ajudam mais novos a se conscientizarem

Acidentes graves são raridade nos dias de hoje

A Fórmula 1 vive sua 17ª temporada sem que nenhum acidente fatal aconteça – os dois últimos levaram Roland Ratzenberger e Ayrton Senna no final de semana do GP de San Marino de 1994. Ainda que algumas batidas graves tenham sido registradas desde então – Mika Hakkinen, Michael Schumacher e, mais recentemente, Felipe Massa ficaram um bom tempo de 'molho' devido a fortes colisões – é inegável que a segurança nos carros evoluiu muito.

Isso faz com que toda uma safra de jovens pilotos não tenha convivido com o perigo eminente de uma morte em serviço. Em um grid no qual o atual campeão do mundo tinha seis anos naquele trágico final de semana em Imola, será que a preocupação com esse aspecto já não é a mesma?

“Como presidente da GPDA (Associação dos pilotos de Grande Prêmio) vejo pessoas muito jovens se empenhando em participar e outras muito voltadas ao desenvolvimento do carro”, testemunha ao TotalRace o piloto mais experiente do grid, Rubens Barrichello. “Então, quando a gente discute algo sobre a segurança, a preocupação é 'preciso ver se meu carro vai ser rápido com esse tipo de adendo ou não'.”

Para o brasileiro, isso aumenta a importância da presença dos mais 'rodados', como o próprio Schumacher, que comemora 20 anos na categoria neste final de semana – o alemão e Barrichello são os únicos remanescentes de 1994 – o piloto de testes da McLaren Pedro de la Rosa, Jarno Trulli e Mark Webber.

“É cada um querendo olhar seu lado mas, no final, uma pessoa experiente dando o seu parecer – porque não faz muito tempo que eu era jovem também e estava interessado em andar de carro de corrida e fazer a curva de pé embaixo, não colocar uma chicane no meio da Eau Rouge, por exemplo – ajuda. São aspectos que você vai vivendo e vai aprendendo. Tem muito desse lado do jovem querer andar rápido e não se preocupar, mas tem muitos jovens que se preocupam.”

O piloto da Williams, do alto de seus 317 GPs, observa que muitas vezes batidas fortes servem como um alerta para os mais jovens. E cita o exemplo de Sergio Perez, que diz ainda não se sentir totalmente recuperado do acidente no treino de classificação para o GP de Mônaco deste ano, que o deixou fora da prova em Monte Carlo e da corrida seguinte, no Canadá.

“Muitas vezes tem de acontecer alguma coisa. Por exemplo, o Perez, depois do acidente, tem prestado muita atenção nessas coisas de segurança. Tem coisas que acontecem, que graças a Deus não machucam, e que vêm para o bem.”

(colaboraram Felipe Motta e Luis Fernando Ramos)

Artigo anterior Pilotos da Lotus veem oportunidade no GP da Bélgica
Próximo artigo Bruno Senna deve ser titular na Renault até o final do ano

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros