Bottas é punido por toque com Ricciardo, mas permanece em 5º
Comissários consideram finlandês culpado pelo toque e também aplicam pontos de punição; decisão não altera a ordem de chegada
Valtteri Bottas recebeu 10s de punição, mais dois pontos em sua carteira pelo toque com Daniel Ricciardo nas voltas finais do GP da Hungria de F1.
O finlandês colidiu na lateral do piloto da Red Bull quando tentava manter o quarto lugar na prova. Contudo, Bottas estava com a asa dianteira danificada após um outro encontrão com Sebastian Vettel, de modo que não conseguiu frear como gostaria e atingiu Ricciardo na curva 1.
Após ouvir os pilotos e analisar as evidências em vídeo, a direção de prova considerou Bottas o principal responsável.
O comunicado diz: “Bottas tinha uma asa dianteira danificada por um incidente anterior. Quando os dois pilotos se aproximaram da curva 1, Ricciardo estava por fora e deu bastante espaço.”
“Com a linha comprometida e menos pressão aerodinâmica da asa, Bottas travou rodas e colidiu com Ricciardo, forçando Ricciardo para fora da pista e causando danos. Ambos os carros continuaram.”
“Os comissários aplicaram uma punição de 10s, que serão aplicados em seu resultado final, além de mais dois pontos de punição.”
Isso mantém Bottas na quinta posição, já que ele terminou a prova com ampla vantagem para Pierre Gasly, o sexto. Além disso, estes são seus primeiros pontos de punição na carteira – caso ele chegue a 12 em um espaço de um ano, será suspenso por uma corrida.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.