Bottas: Erro na Alemanha não vai decidir meu futuro na Mercedes
Finlandês bateu no fim da etapa de Hockenheim, desperdiçando chance de diminuir a vantagem de Lewis Hamilton na tabela
Valtteri Bottas não vive seu melhor momento na temporada 2019 da Fórmula 1. Com problema no motor de sua Mercedes, o piloto finlandês (relembre o início de sua carreira em galeria especial no fim desta matéria) não registrou volta no primeiro treino livre para o GP da Hungria e ainda viu Lewis Hamilton liderar a sessão.
No último fim de semana, na etapa da Alemanha, Bottas bateu e desperdiçou chance de se aproximar do companheiro. O finlandês nega, porém, que o erro vá custar sua vaga na equipe germânica.
Enquanto Hamilton tinha problemas no fundo do grid em Hockenheim, Bottas fazia corrida mais sólida e brigava pelo pódio na Alemanha. No fim da prova, porém, o finlandês errou e bateu com a Mercedes, abandonando a corrida. Ele estava em quarto, bem próximo do canadense Lance Stroll, da Racing Point, mas desperdiçou a grande oportunidade de diminuir a diferença para o pentacampeão na tabela de pilotos.
O erro de Bottas ocorreu em momento de definição da dupla da Mercedes para 2020. E o finlandês admitiu que o momento não foi propício, já que ele ainda não foi confirmado na equipe para o ano que vem. Piloto de reserva das ‘Flechas de Prata’, o francês Esteban Ocon também disputa a vaga. Segundo o chefe da escuderia, Toto Wolff, uma decisão será tomada nas próximas semanas.
Antes, Bottas falou sobre o episódio de Hockenheim. “Com certeza não foi ideal, mas acontece”, disse o finlandês. “Infelizmente foi um erro que aconteceu na hora errada, mas eu também estava me esforçando, que é o que a equipe quer ver. Eu não acho que um erro ou uma corrida vai mudar alguma coisa”.
"Eu realmente não deveria pensar nisso, eu preciso me apresentar no meu melhor, e focar nisso. Eu sei que posso me sair bem, então vou tentar fazer isso neste fim de semana na Hungria. E a decisão [sobre os pilotos de 2020] cabe ao time, então veremos. Mas sem estresse”.
Da mesma forma, Bottas minimizou o impacto potencial que um bom desempenho na Hungria pode ter em seu futuro de F1. “Toda corrida é importante, ainda mais quando você sabe que a equipe está tomando decisões sobre o seu futuro. Mas, como eu disse, apenas uma corrida não muda nada para mim, e não é a primeira vez que estou nessa situação. São negócios, como sempre”, comentou.
“Eu me conheço, sinto que mereço estar aqui e gosto muito da equipe. Eu ainda tenho muito a oferecer, muito para conquistar, ainda não consegui meus objetivos. Mas honestamente, eu realmente não penso nisso. Toda corrida na F1 é importante”.
Bottas também disse que não sabia que Hamilton havia rodado algumas voltas antes de seu acidente no GP da Alemanha. “Eu não fui informado sobre isso. Havia, obviamente, muitas coisas acontecendo na corrida e com certeza a equipe teve que filtrar o que me informaram, porque mentalmente é mais exigente pilotar naquelas condições e não se precisa de muito para cometer um erro”.
“Obviamente, eles tentam minimizar a carga para o piloto sem as distrações externas, ou informações extras. Então não recebi essa comunicação. Olhando para trás, talvez tivesse sido legal saber. Mas não é meu primeiro revés, e não será o último”.
“Mas é sempre doloroso quando se trata de você, quando é um erro próprio de pilotagem. As consequências foram grandes. Mas eu tive que passar por isso”, completou o finlandês, que não marcou um tempo na primeira sessão de treinos livres na Hungria, já que a Mercedes optou por mudar o motor de seu carro depois de descobrir um problema no início do TL1.
GALERIA: Relembre o início da carreira de Valtteri Bottas
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.