Últimas notícias

Bottas não espera compensação por ceder vitória na Rússia

Piloto finlandês crê que mostrou a todos que merecia triunfo em Sochi, e diz que ordem de equipe foi “confusa”

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Valtteri Bottas disse que ficou surpreso ao ser ordenado ceder o primeiro lugar para seu companheiro de equipe da Mercedes, Lewis Hamilton, durante o GP da Rússia, e achou a comunicação da ordem confusa.

A Mercedes disse a Bottas para deixar Hamilton passar antes da metade da corrida, quando o britânico tinha uma bolha no pneu traseiro esquerdo e a proximidade de seu rival pelo título, Sebastian Vettel, era uma real ameaça.

Ele alegou que não havia previsto que a situação surgisse. Bottas sugeriu que o problema foi "talvez até as comunicações durante a corrida e também antes da corrida".

Perguntado pelo Motorsport.com se a forma como foi tratado foi a questão principal, Bottas disse: "sim, foi um pouco confuso”.

"Não era algo que havíamos planejado. Normalmente, passamos por tudo antes da corrida, todos os cenários e como reagiríamos a essas coisas. O que aconteceu hoje nós nunca poderíamos esperar que acontecesse e foi de repente que eu recebi a mensagem. Eu definitivamente não esperava por isso, foi um pouco confuso."

Bottas disse que não entendeu por que recebeu a ordem depois de ter sido dito para atacar Max Verstappen, que estava liderando a corrida com pneus velhos.

"Eu estava chegando mais perto e planejava ultrapassá-lo duas voltas depois, estava ficando cada vez mais perto", disse Bottas.

"De repente, recebi uma mensagem para deixar Lewis passar. Isso foi confuso."

Bottas disse que estava bem com um pedido anterior para segurar Vettel enquanto Hamilton se preparava para o pit, porque era apenas para deixar Hamilton à frente da Ferrari.

Sacrificar a vitória significa que Bottas ainda espera por sua primeira vitória nesta temporada, mas ele disse que é mais fácil agora, já que segundo ele "não há nada que possa conseguir alcançar que realmente importe", apesar de ter ultrapassado Kimi Raikkonen, da Ferrari, pelo terceiro no campeonato.

A vitória de Hamilton ampliou seus pontos de vantagem sobre Vettel para 50 pontos, enquanto a vantagem do campeonato de construtores da Mercedes sobre a Ferrari é de 53 pontos.

"Não espero nada de volta da equipe", afirmou Bottas quando perguntado pelo Motorsport.com se lhe haviam prometido uma compensação futura.

"Quando e se eu ganhar, eu quero ganhar de maneira pura. Como pessoa, como atleta, não é o ideal. Hoje foi realmente pelo time."

Bottas garantiu a volta mais rápida da corrida no momento em que ele e Hamilton avançaram nos estágios finais do GP, mas disse que isso não significou nada.

"Eu ainda estava no modo de economia do motor", disse ele. "Parecia e um bom ritmo no final, honestamente. Havia muito mais ritmo disponível durante todo o segundo stint atrás de Lewis”.

"Não há pontos para a volta mais rápida, mas sei o quanto eu tive de ritmo durante o fim de semana e muitas pessoas também sabem disso. Para mim, isso é o principal. Eu sei que poderia ter vencido em igualdade de condições."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vettel não queria ser “idiota” em defesa frente a Hamilton
Próximo artigo Hamilton critica defesa de Vettel no GP da Rússia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil