Bottas: ritmo de classificação da Mercedes “é desconhecido”
Finlandês diz que equipe não fez questão de realizar tempos com pouco combustível na pré-temporada, mas expressa otimismo
Piloto da Mercedes na F1, Valtteri Bottas afirmou que o ritmo de classificação de sua equipe ainda é desconhecido antes do GP da Austrália, já que o time não achou necessário analisar isso durante os testes de pré-temporada.
Lewis Hamilton registrou o tempo mais veloz da Mercedes durante as duas semanas em Barcelona, mas ficou 1s3 atrás de Sebastian Vettel, que fez a melhor volta com a Ferrari. Bottas terminou 0s1 atrás do companheiro de equipe.
Contudo, a Mercedes se destacou durante as simulações de corrida, e Bottas afirmou que o foco em longa distância significa que não há um indicativo de como está o ritmo puro até que chegue a classificação em Melbourne, em duas semanas.
“Os long runs e simulações de corrida foram muito positivos. Não acho que estamos nem perto de estarmos 1s à frente dos outros – não é o caso. Mas foi positivo”, disse Bottas.
“É bom ter algumas simulações de corrida na bagagem e sentir os pneus e o carro em longa distância.”
“Não há muito tempo de teste para tentarmos coisas diferentes no carro e se sentir confortável nele. Lewis está fazendo praticamente o mesmo.”
“Para nós, devo dizer que o ritmo puro em uma volta é desconhecido, mas acho que descobriremos isso em algumas semanas.”
Bottas disse que a Mercedes não “sentiu a necessidade de procurar o máximo absoluto” nos testes e está confiante de que o W09 reagirá bem à simulação de classificação.
“Sabemos que, uma vez que tudo esteja correto, os acertos de classificação e todas as coisas mostrarão o quão rápido o carro irá”, disse.
“Tentamos maximizar o aprendizado [nos testes], temos andado de forma consistente e focado em nós mesmos em vez da tabela de tempos.”
A Mercedes optou por testes discretos em termos de tempo, apesar de que o clima adverso limitou a quilometragem da primeira semana e fez com que mais tivesse de ser feito nos últimos quatro dias.
Apesar disso, Bottas afirmou que aprendeu bastante sobre as possibilidades competitivas do carro de 2018 e teve “muito mais tempo para se concentrar na performance na pista com o acerto”.
“Não há muitas coisas para me acostumar, então foi muito mais tranquilo”, disse o finlandês, que parte para seu segundo ano na Mercedes.
“Definitivamente parece um carro melhor. Precisamos ser cuidadosos, porque o novo asfalto deixou a pista um pouco mais rápida, então o carro parecerá melhor e com mais aderência.”
“O que senti até agora na dirigibilidade do carro, no equilíbrio geral, em como ele se comporta, é que nada foi na direção errada.”
“Tivemos algumas melhoras e o equilíbrio está mais acertado. Para meu estilo de pilotagem e se combina melhor comigo, não sei. Cabe a mim me ajustar ao carro. Foi um bom começo.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.