Recomendado para você

F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

WEC
WEC
Bahrein
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E
F1: Red Bull tem "algo na manga" até o final de 2025, afirma Marko

F1: Red Bull tem "algo na manga" até o final de 2025, afirma Marko

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Red Bull tem "algo na manga" até o final de 2025, afirma Marko
ANÁLISE F1: Leclerc impediu a vitória de Norris em Austin?

ANÁLISE F1: Leclerc impediu a vitória de Norris em Austin?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Leclerc impediu a vitória de Norris em Austin?
ANÁLISE F1: Qual é a resposta para o ressurgimento da Red Bull e de Verstappen?

ANÁLISE F1: Qual é a resposta para o ressurgimento da Red Bull e de Verstappen?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Qual é a resposta para o ressurgimento da Red Bull e de Verstappen?
F1 - Marko: "Devo enviar uns pacotes de Red Bull para Leclerc" como agradecimento

F1 - Marko: "Devo enviar uns pacotes de Red Bull para Leclerc" como agradecimento

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Marko: "Devo enviar uns pacotes de Red Bull para Leclerc" como agradecimento
Cadillac confirma que Colton Herta correrá pela Hitech na F2 2026

Cadillac confirma que Colton Herta correrá pela Hitech na F2 2026

FIA F2
FIA F2
Cadillac confirma que Colton Herta correrá pela Hitech na F2 2026

Bottas vence duelo com Hamilton no Azerbaijão e reassume liderança da F1

Finlandês dominou a prova, mas foi pressionado no final pelo companheiro de Mercedes. Diferença entre os dois no Mundial é de apenas um ponto. Vettel terminou em terceiro, com Verstappen e Leclerc fechando o top-5

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

A Fórmula 1 tem novo líder. Valtteri Bottas reassumiu a liderança do Mundial ao conseguir uma vitória contundente no Grande Prêmio do Azerbaijão. O finlandês foi pressionado nas voltas finais por Lewis Hamilton, mas conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro. O britânico foi osegundo e Sebastian Vettel completou o pódio.

Com os resultados, Bottas chega a 87 pontos. Hamilton tem 86.

LARGADA E PRIMEIRO STINT

A largada foi tranquila. Bottas manteve a ponta, Hamilton seguiu em segundo e Vettel em terceiro. Sergio Perez, da Racing Point, chegou a ultrapassar Verstappen, mas voltas mais tarde o holandês recuperou a quarta posição.

Entre os ponteiros, apenas Charles Leclerc partiu com os pneus médios, composto com o qual obteve a melhor marca no treino de classificação, ainda no Q2, quando bateu. O monegasco partiu para cima dos adversários e em poucas voltas já era quinto.

No giro seguinte, Leclerc ultrapassou Verstappen com faciilidade para ser o quarto. A diferença de Vettel para o companheiro era de 3 segundos.

Dos líderes, o alemão foi o primeiro a parar. Colocou os pneus médios. Leclerc era o mais rápido da pista com os médios tendo performance melhor do que os macios, já desgastados. Bottas e Hamilton, nesta ordem, foram os próximos. Após 16 voltas, os seis primeiros eram Leclerc, Bottas, Hamilton, Vettel, Verstappen e Gasly, que assim como o monegasco largou com os médios e não parou junto dos demais.

SEGUNDA METADE DA PROVA

Leclerc conseguiu apresentar bom ritmo mesmo sem parar. Na volta 30, o ferrarista liderava com menos de 1 segundo de vantagem para Bottas, que não conseguia fazer a ultrapassagem. Enquanto isso, Hamilton igualmente colava no companheiro.

Na volta 32, Bottas atacou Leclerc e fez a manobra. Enquanto isso, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo cometaram uma barberagem ao passarem reto em uma curva. O australiano da Renault deu marcha ré e acertou o russo da Toro Rosso, de leve, mas o suficiente para perderem tempo e danificarem os carros (Ricciardo precisou ir aos boxes e depois abandonou).

Hamilton ganhou a segunda posição na volta 33. Começou ali a batalha final para tentar vencer a prova. Dois giros mais tarde, Leclerc fez sua parada e voltou em sexto, logo atrás de Gasly, que com pneus gastos, era mais lento, mas conseguiu segurar o monegasco por uma volta e meia. Quando fez a manobra, Leclerc estava a 20 segundos de Verstappen.

Faltando 15 voltas para o fim, Bottas tinha 1s5 para Hamilton, que possuía 2s de "gordura" para Vettel. Ocupando o sexto lugar, mas sem fazer a parada, Gasly abandonou a 11 voltas do fim: "Perdi potência", disse em conversa com a equipe Red Bull após abandonar. O safety car virtual foi utilizado.

ÚLTIMAS 10 VOLTAS

Bottas conseguiu desgarrar de Hamilton e abriu 3s2. O top-10 era formado por Bottas, Hamilton, Vettel, Verstappen, Leclerc, Perez, Sainz, Norris, Stroll e Raikkonen.

Na volta 45, Bottas fez a volta mais rápida. Mas Hamilton começou a partir daí a reduzir a vantagem do companheiro. A diferença caiu para 1s5.

Faltando três voltas, Leclerc foi aos boxes, já que não perderia nenhuma posição. Fez isso para tentar a volta mais rápida da corrida. E conseguiu no penúltimo giro.

Hamilton ainda tentou passar Bottas, mas o finlandês cruzou a linha de chegada em primeiro e voltou à liderança do Mundial, com 87 pontos contra 86 de Hamilton.

A próxima etapa será na Espanha, dia 12 de Maio.

Cla   # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Pits Abandono Pontos
1   77 Finland Valtteri Bottas  Mercedes Mercedes 51 -       1   25
2   44 United Kingdom Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes 51 1.524 1.524 1.524   1   18
3   5 Germany Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 51 11.739 11.739 10.215   1   15
4   33 Netherlands Max Verstappen  Red Bull Honda 51 17.493 17.493 5.754   1   12
5   16 Monaco Charles Leclerc  Ferrari Ferrari 51 1'09.107 1'09.107 51.614   2   11
6   11 Mexico Sergio Perez  Racing Point Mercedes 51 1'16.416 1'16.416 7.309   1   8
7   55 Spain Carlos Sainz Jr.  McLaren Renault 51 1'23.826 1'23.826 7.410   1   6
8   4 United Kingdom Lando Norris  McLaren Renault 51 1'40.268 1'40.268 16.442   2   4
9   18 Canada Lance Stroll  Racing Point Mercedes 51 1'43.816 1'43.816 3.548   1   2
10   7 Finland Kimi Raikkonen  Alfa Romeo Ferrari 50 1 lap 1 Lap 1 Lap   1   1
11   23 Thailand Alexander Albon  Toro Rosso Honda 50 1 lap 1 Lap 0.000   1    
12   99 Italy Antonio Giovinazzi  Alfa Romeo Ferrari 50 1 lap 1 Lap 0.000   1    
13   20 Denmark Kevin Magnussen  Haas Ferrari 50 1 lap 1 Lap 0.000   2    
14   27 Germany Nico Hulkenberg  Renault Renault 50 1 lap 1 Lap 0.000   2    
15   63 United Kingdom George Russell  Williams Mercedes 49 2 laps 2 Laps 1 Lap   2    
16   88 Poland Robert Kubica  Williams Mercedes 49 2 laps 2 Laps 0.000   3    
  dnf 10 France Pierre Gasly  Red Bull Honda 38           Retirement  
  dnf 8 France Romain Grosjean  Haas Ferrari 38         2 Retirement  
  dnf 26 Russian Federation Daniil Kvyat  Toro Rosso Honda 33         2 Collision  
  dnf 3 Australia Daniel Ricciardo  Renault Renault 31         2 Collision
Artigo anterior Raikkonen e Kubica largam do pitlane em Baku; Leclerc sobe para 8º
Próximo artigo TABELA: Ponto extra na Austrália ajuda Bottas a reassumir liderança da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros