Briatore: Schumacher deixou a Benetton porque "queria o desafio da Ferrari"
Para o chefe da Benetton, um dos motivos da troca de Schumacher para a Ferrari em 1996 foi a falta de concorrência no grid da F1
Após quatro temporadas na Benetton, com dois títulos mundiais da Fórmula 1, Michael Schumacher aceitou a oferta de Jean Todt e foi para a Ferrari em 1996. Apesar de um começo difícil, o alemão se adaptou e se tornou um candidato ao título em 1997, antes de iniciar um período de domínio em 2000. A mudança chamou a atenção, principalmente de pessoas da Benetton, como Flavio Briatore.
Segundo o italiano, que era diretor da Benetton na época, foi uma sensação de facilidade na equipe misturada com a atração à lendária Ferrari que levou o alemão a se aventurar em Maranello. Ele via essa partida como inevitável, principalmente porque os títulos de 1994 e 1995 deram a Schumacher uma sensação de tranquilidade.
Leia também:
"Eu sabia que Michael queria ir para a Ferrari", disse Briatore para o podcast oficial da F1. "Para mim, todo piloto de F1 quer correr pela Ferrari. Quando ele me disse, não fiquei surpreso. Ganhamos dois campeonatos rapidamente. Ele achou muito fácil com a Benetton e queria o desafio da Ferrari. E havia o dinheiro: o salário que a Ferrari ofereceu era impossível para mim ".
Não há dúvida de que ressentiu a atitude de Schumacher, mesmo que os anos que se seguiram tenham sido difíceis para a Benetton, com apenas uma vitória entre a saída do tricampeão mundial e a aquisição pela Renault.
"Mantivemos um bom relacionamento. Quando ele ganhou seu primeiro título na Ferrari, eu fui o primeiro a parabenizá-lo. É claro que a Ferrari pegou algumas pessoas da Benetton, isso é normal. Ross [Brawn], Rory [Byrne]… mas eles levaram cinco anos para vencer seu primeiro campeonato".
Briatore também não esconde que ele tentou convencer seu piloto a ficar, e tinha a esperança de que o alemão pudesse ganhar outros títulos com sua equipe.
"Se Michael tivesse ficado na Benetton, teríamos vencido mais dois títulos. Eu disse a ele: 'Michael, você é jovem, é rico agora. Vamos fazer mais dois anos, vamos ganhar mais dois títulos e depois procurar mais na Ferrari, quando for tetracampeão, e não bi'".
GALERIA: Confira as 91 vitórias de Schumacher na Fórmula 1
Esnobado por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumacher
PODCAST Motorsport.com: Senna realmente foi o melhor piloto da história da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
ANÁLISE F1: É hora da McLaren pedir a Piastri para ajudar Norris na busca pelo título?
Villeneuve 'acusa' Schumacher de introduzir a pilotagem desleal na F1
F1: A incrível história do homem de 80 anos que guiou uma Ferrari de Schumacher na Holanda
F1: Vasseur expõe motivo para Ferrari não contratar Newey
F1: Colapinto era opção da Williams para 2025, mas por que não foi escolhido?
F1: Ferrari elege Loic Serra, ex-Mercedes, como novo diretor técnico
Últimas notícias
Larson confirma nova 'dobradinha Indy 500-Charlotte' em 2025, com prioridade para a NASCAR
F1 - Bortoleto? Bottas? Não! Ex-chefe da RB 'faz campanha' por Schumacher na Audi
F2: O'Sullivan perde vaga na ART por falta de recursos financeiros; Browning será o substituto
F-E: Cofundador promete evento "maior e melhor" em São Paulo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.