Recomendado para você

F1: Troca em Monza realmente 'entregou' liderança a Norris? Veja quantos pontos Piastri e Lando 'perderam' em 2025

F1: Troca em Monza realmente 'entregou' liderança a Norris? Veja quantos pontos Piastri e Lando 'perderam' em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Troca em Monza realmente 'entregou' liderança a Norris? Veja quantos pontos Piastri e Lando 'perderam' em 2025
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

CEO da F1 tem certeza de que novo regulamento reduzirá diferenças do grid eventualmente

Domenicali aposta que a trica novo regulamento + teto orçamentário + limite de testes aerodinâmicos terão o resultado esperado

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Charles Leclerc, Ferrari F1-75

A Fórmula 1 introduziu um novo conjunto de regras para 2022 com o objetivo de melhorar as corridas e dar mais chances às equipes de terem sucesso, o que não aconteceu em um primeiro momento, levando a críticas sobre esse regulamento. Mas Stefano Domenicali, CEO da F1, não tem dúvidas de que, eventualmente, essa nova era levará a um grid mais próximo.

O novo regulamento, em conjunto com o teto orçamentário e o limite de testes aerodinâmicos têm como objetivo reduzir a diferença entre as equipes da ponta e do fundo do grid. Mas, como já era temido por muitos, o primeiro ano das novas regras trouxe exatamente o contrário.

Leia também:

Ferrari e Red Bull surgiram bem acima das demais e, recentemente, a disputa tem sido muito favorável para o time austríaco e Max Verstappen.

Mas o domínio da Red Bull não deixa Domenicali alarmado, acreditando que as equipes precisam apenas entender o novo regulamento e, junto com os retornos cada vez menores das atualizações do pelotão da frente, a categoria tornará-se mais competitiva.

"Está claro que um campeonato com essas diferenças entre primeiro e segundo não entregarão a final que vimos no ano passado", disse Domenicali em coletiva com veículos italianos. "Mas, apesar disso, já esgotamos os ingressos dos GPs restantes no ano. Acho que, do ponto de vista técnico, é importante saber o quão rápido essas diferenças cairão, e é nisso que baseamos o regulamento".

"Também precisamos ver quanto da performance dos carros foi influenciada pelas regras, e o quanto depende de problemas de confiabilidade ou gerenciamento. É preciso analisar bem para compreender o que causou essa diferença. Se olharmos para o ranking como um todo, vemos que atrás dos líderes há disputas mais apertadas que no passado. Quero ver isso de forma positiva".

"Eu acredito que, nos próximos anos, o regulamento causará uma redução ainda maior na diferença que existe atualmente entre o líder e o resto".

Stefano Domenicali, CEO Formula 1

Stefano Domenicali, CEO Formula 1

Photo by: Erik Junius

Com o teto orçamentário sendo central na expectativa da F1 em compactar o grid, Domenicali está ciente da importância de um policiamento efetivo da FIA porque, se as equipes arrumarem uma forma de burlar as normas, isso arrisca o surgimento de uma vantagem injusta.

"É um aspecto crucial. Precisamos garantir que quem supervisiona o cumprimento das regras financeiras faça isso de forma tranquila. Sei que a FIA está dando o seu melhor, e é um passo importante, porque precisamos ter certeza de que todas as equipes estão gastando o mesmo no desenvolvimento dos carros. Tudo precisa ser checado e verificado".

De Vries na AlphaTauri? Nova REVIRAVOLTA agita MERCADO da F1 e pode 'desbloquear' dança das cadeiras

Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Norris 'passa' Grosjean em ranking negativo; veja quem 'lidera'
Próximo artigo F1 - CEO da Alpine defende Szafnauer após 'novela' Piastri e Alonso: "Uma das contratações que mais me orgulham"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros